qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

DEPRESSÃO E SAÚDE MENTAL

Há algum tempo convivemos com um verdadeiro “calendário multicolorido”. Cada mês é caracterizado por uma tonalidade com o objetivo de chamar atenção sobre problemas de saúde. Neste início de ano temos o “Janeiro Branco”, movimento social dedicado à construção de uma cultura de saúde mental. É, também, nome do instituto que coordena o movimento. O objetivo é chamar a atenção para as necessidades da saúde mental do ser humano.
Entre as enfermidades mentais que mais preocupam as autoridades sanitárias destaca-se a depressão. É uma doença cujo aumento de casos foi turbinado pela pandemia, com ênfase entre os idosos. Obrigados a ficar dentro de casa, sem direito à visita de familiares e amigos, esta população sofreu intensamente as restrições impostas pela covid que se arrastou por dois anos.
Para os especialistas, a depressão é o quadro mais comum entre os pacientes mais velhos. A manifestação da enfermidade nesta faixa etária pode ocorrer de formas diferentes em relação a pacientes de outras idades. Isso dificulta a identificação da doença. Alguns fatores contribuem para que a depressão seja mais comum nesta faixa etária, como doenças, aposentadoria, solidão, luto por amigos e parentes e falta de propósitos de vida.
Cientistas afirmam que envelhecer também implica em longas e pro-fundas reflexões sobre o passado, acarretando arrependimentos e sofrimento por decisões que se mostraram equivocadas ao longo dos anos. É comum remoer análises sobre escolhas, oportunidades perdidas, rumos que a vida tomou nas últimas décadas.
A perda de autonomia, consequência da velhice, agrava o quadro, passa uma sensação de fardo, principalmente para os filhos. Depender deles é considerado humilhante pelos idosos. Nem todos aceitam ajuda. Leitura e atividades físicas são consideradas verdadeiros bálsamos no combate à tristeza profunda, mas é preciso motivação.
Especialistas em saúde mental advertem que não existe doença pior do que a doença mental porque ela ataca o centro de todos os cuidados. E que a depressão tardia, que se instala após os 60 anos, tende a ser mais agressiva e resistente. Portanto, neste janeiro – que fecha e abre um novo ciclo – vamos ficar de olho na saúde mental.

Gilberto Jasper
Jornalitas/[email protected]

Presidente do TCE-RS participa do 1º Fórum de Prefeitos promovido pelo Grupo Diário em Santa Maria

Nesta terça-feira (14), na sede do Grupo Diário, em Santa Maria, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) participou do 1º Fórum de Prefeitos – Especial Novas Gestão, promovido pelo conglomerado Jornalístico. Na abertura, o presidente Marco Peixoto ministrou a palestra “Apresentando o Tribunal de Contas para os Novos Gestores”. O objetivo do encontro é aproximar os prefeitos, oferecendo informações

Notícias do dia Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀☀☀ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2979 Dia 15 de Janeiro de 2025, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia do Adulto Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes Dia Mundial do Compositor TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 32° (Campo Grande-MS) 💵 Dólar Com ⬇ 0,85% R$ 6,04 💶 Euro ⬆ 0,04% R$

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados