qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Morning Xpress

ações asiáticas tem novo dia de ganhos; futuros em Wall Street avançam antes da divulgação do Payroll
Foto: Cedida

As ações asiáticas encerraram a sexta-feira em alta (exceção ao índice Hang Seng em Hong Kong), na mesma direção dos futuros em Wall Street, antes da divulgação dos dados de empregos nos EUA e da inflação na zona do euro, que ajudarão a traçar o caminho para o aperto monetário de suas respectivas autoridades monetárias.

Os rendimentos da dívida americana de 10 anos recuaram ligeiramente após o primeiro ganho da semana nesta quinta-feira, depois de comentários de autoridades do Fed. O dólar se estabilizou e o iene caiu, depois que o Banco do Japão divulgou novas compras não programadas de títulos para controlar sua curva de rendimento.

O otimismo precede os dados do payroll a serem divulgados nesta sexta-feira: as estimativas apontam para uma diminuição no ritmo de criação de novos empregos, indicando um arrefecimento no mercado de trabalho que, por sua vez, reduziria a necessidade de taxas de juros mais altas. No entanto, os dados sobre o mercado de trabalho dos EUA divulgados nesta quinta-feira, superaram as estimativas e uma queda surpreendente em novos pedidos de auxílio-desemprego mostrou um mercado de trabalho ainda bastante aquecido.

As apostas do mercado para o pico das taxas de juros dos EUA em junho deste ano, subiram acima de 5% após comentários do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, que afirmou que o banco central ainda tem “muito trabalho a fazer” para domar a inflação. O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, que não é mais um membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto, disse que as taxas estão se aproximando de uma zona suficientemente restritiva e que as expectativas de inflação recuaram, oferecendo algum otimismo aos investidores.

Há sinais crescentes de pressão sobre as empresas de tecnologia, com a Samsung Electronics sendo a última delas a relatar uma queda na demanda, resultando em uma queda de 69% em seu lucro operacional. As ações da gigante sul-coreana subiram com a especulação de que o impacto nos lucros levaria a empresa a reduzir seus gastos .

Na Europa, os mercados operam de forma mista, antes dos dados do índice de preços ao consumidor da zona do euro, que também serão divulgados hoje. As previsões de consenso sugerem que a inflação caiu para 9,5% em dezembro em relação ao ano anterior, abaixo dos 10,1% registrados em novembro.

Entre as commodities, o petróleo avança timidamente, depois de uma série de quedas que eliminaram quase 10% do valor do barril.

Por aqui, o Ibovespa encerrou a quinta-feira em alta de 2,19%, aos 107.641,32 pontos, após uma mudança na abordagem e no tom dos discursos em Brasília, incluindo membros da nova equipe econômica. Já o dólar fechou em queda de 1,84%, cotado a R$ 5,3523.

O presidente Lula marcou para esta sexta-feira sua primeira reunião ministerial, onde pretende iniciar a articulação do governo, após divergências públicas entre seus ministros.

A decisão sobre o encontro ministerial foi tomada ainda terça-feira, durante a reunião com o novo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

“A reunião é para um alinhamento das ações de governo e alinhamento de procedimentos, garantindo uma ação coordenada e articulada da gestão, garantindo governança transversal. Garantindo método, diretrizes e que haja transversalidade do governo”, disse Costa a jornalistas, antes da cerimônia de posse de Marina Silva no comando do Ministério do Meio Ambiente.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo