Neste mês estreou na TV A Plateia o programa A Grande Sacada, com apresentação de Mário Santana. Mário, conhecido na comunidade santanense, é professor de física e matemática, proprietário do Curso Santana e Especialista em Marketing Digital de Pequenos Negócios.
Confira o bate-papo do nosso mais novo apresentador com o Caderno Variedades:
O programa A grande sacada
“A idealização desse programa teve como base mostrar casos de sucesso, de pessoas que com pouco investimento inicial conseguiram estabelecer um padrão de sucesso considerável em relação ao que tinham de perspectiva. Nós temos muitas situações em Santana do Livramento de pessoas que começaram com valores baixos e hoje têm negócios estabelecidos e com bom fluxo de caixa e capital de giro.
Isso mostra para quem hoje está sem perspectiva, desempregado ou inclusive querendo empreender, justamente como ter esse “insight”, o momento em que surge esse espírito empreendedor.”
Empreendedorismo x Administração
“Sempre costumo dizer que existe uma simbiose: empreendedorismo e administração. Muitas pessoas têm ideias, e ideias maravilhosas. O empreendedor tem a capacidade de colocar essas ideias em prática. Porém, muitas vezes só colocar essa ideia em prática, como um sonho, não é suficiente, é preciso ter a capacidade de ser um administrador. Um administrador que vai fazer um plano de negócios e que vai estar com um olho no seu sonho mas com os pés no chão, sabendo o quanto investiu.
Então, a verdade é que é necessário ser empreendedor, mas também ser administrador, ter o controle do negócio, tanto para pequenos quanto grandes negócios. A interação não muda, as grandes ideias surgem nas grandes empresas, mas também de um único empreendedor.
DICAS para quem quer ser um empreendedor:
- Vocação: É impossível querer ter sucesso em determinado ramo de trabalho, no qual não se tenha nenhum tipo de inspiração. A primeira coisa a se fazer é descobrir a sua vocação e adquirir conhecimento.
- Conhecimento da área de atuação: Se jogar de cara em um negócio sem ter conhecimento das reais necessidades das pessoas que vão ser o público-alvo do mesmo, vai gerar um grande transtorno.
- Paciência: Nenhum pequeno negócio começará a dar retornos financeiros efetivos em menos de dois anos. É um erro investir todo o seu capital no negócio, esperando que em dois ou três meses conseguirá ter fluxo de caixa e sobreviver do mesmo. Então, ao empreender, tenha a certeza de que pode abrir mão do dinheiro investido.
- Posicionamento no mercado: Escolher uma área principal de atuação para ser reconhecido no mercado. Por exemplo, quem trabalha com moda muitas vezes escolhe vender roupas femininas, masculinas, infantis e etc. Então as pessoas não o reconhecem e ele acaba sendo “mais um”. Então deve-se optar por uma referência, como por exemplo: roupas masculinas para meia-idade.
- Presença online: Hoje é fundamental as pessoas estarem presentes nas plataformas digitais. Se a pessoa não tem conhecimento, existem empresas que podem auxiliar. Como por exemplo, o Grupo A Plateia, que cria conteúdo para todas as redes sociais.
- Acirramento da concorrência: Se um negócio está fazendo sucesso, muitas vezes as pessoas “copiam a ideia” e abrem o mesmo negócio. Uma dica é não entrar no “jogo dos descontos”, agregue valor ao seu produto e atendimento. Os descontos acarretam perda de qualidade e podem levar à falência.
- Fidelização da clientela: Quando surge um cliente, faça o “pós-venda”, veja se ele está satisfeito e fidelize. Por exemplo, se tens uma pequena loja de roupas, pode trazer uma roupa especial para aquele cliente, fazendo-o se sentir especial.