As constantes mudanças econômicas têm incentivado cada vez mais as pessoas a tirarem projetos do papel e empreenderem. O cenário de empreendedorismo no país nunca foi tão favorável. Atualmente, quatro em cada dez brasileiros empreendem ou estão começando um novo negócio. Além disso, mesmo com a crise o empreendedorismo vem crescendo pelo país. Tudo isso mostra que o encantamento de seguir uma carreira formal vem sendo substituído pelo sonho de ter o próprio negócio.
O sonho de muita gente é deixar a vida de empregado e integrar o grupo dos empreendedores. Os motivos para empreender são diversos, podemos citar:
#1 Conquistar a independência financeira
#2 Ter liberdade geográfica
#3 Ter liberdade de tempo
#4 Fugir da monotonia
#5 Desejo de causar impacto positivo na vida de pessoas
#6 Ter a solução para problemas comuns do dia-a-dia
#7 Paixão pelo conceito ou área em que se pretende atuar
Mas, afinal, como alguém se torna um empreendedor? As faculdades formam os mais diversos tipos de profissionais: arquitetos, jornalistas, economistas, historiadores; mas não existe um curso acadêmico específico para a formação de empreendedores. Ensina-se a gerir negócios, mas não a criá-los.
Ser o dono do próprio negócio te dá uma sensação de liberdade e empoderamento. Você constrói as coisas e as observa crescer.
Empreendedores fazem decisões por si mesmos, concretizam suas visões criativas e desenvolvem relacionamentos duradouros com outros empreendedores, clientes e vendedores.
É uma ótima forma de se viver. É por isso que, para te ajudar, nessa semana o Caderno Variedades conversou com empreendedores de diferentes setores da nossa cidade para você se inspirar. Confira!
Nossa capa:
Ilustrando nossa capa, Mário Santana, apresentador e idealizador do programa A Grande Sacada da TV A Plateia. Fotografia de Marcelo Pinto.