sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

À comunidade de Sant’Ana do Livramento

Gratidão!
Esta é a palavra que nos vem à mente quando fechamos 4 anos de administração do Lar da Infância Daniel Albornoz (que era chamado Lar de Meninas). A alteração do nome, Lar da Infância, deve-se ao fato de hoje acolhermos meninos e meninas, de 0 a 18 anos e Daniel Albornoz, uma homenagem ao seu fundador.
Quatro anos de luta, de alegrias, dificuldades, pensamentos de derrota em que pensávamos que não conseguiríamos continuar, muitos momentos de celebração por mais um dia vencido, pois nossa trajetória é assim, um dia de cada vez.
Nesses quatro anos, com uma nova administração e uma nova visão do que é Casa de Acolhimento, iniciamos o ano de 2019 com um novo desafio: manter o Lar com uma nova configuração: 08 Educadoras Sociais, 01 Servente, 01 Cozinheira, 01 Psicóloga, 01 Assistente Social e 01 Coordenadora e, nunca menos que 15, 16 crianças, e em alguns meses, 27 acolhidos.
Iniciamos então, formando uma Rede de Parceiros como feiras, açougues, supermercados, padarias, farmácias, lojas, profissionais de diversas áreas para manutenção da Casa, Grupo de Voluntários, Associados, emissoras de Rádio, veículos de comunicação, enfim, uma rede de apoio para que nossa Missão de Acolher fosse desempenhada com responsabilidade, eficiência, compromisso e principalmente, honrando as pessoas que nos sucederam nos 35 anos anteriores.
No final de 2019, iniciamos uma parceria com a Prefeitura Municipal, através de Termos de Fomento, conforme a Lei 13019/2014 permite. Desde então, recebemos parte do valor da Folha de Pagamento e o restante vem através de eventos, associados, doações, Nota Fiscal Gaúcha, Convênios com Justiça Estadual, Justiça Federal e Ministério Público do Trabalho.
Fortalecemos as relações com a nossa comunidade, através dos eventos mensais para arrecadação de recursos e também com convite para que visitassem a Instituição, conhecendo nosso trabalho, nossas dependências e interagindo com nossas crianças, o que para eles é muito importante, pois através das visitas, recebem e dão afeto, carinho e amor.
Passamos por uma pandemia, que fez com que nossa batalha fosse ainda maior, pois não podíamos fazer os Eventos mensais para arrecadação de recursos, então tivemos que ser mais criativos, desenvolvendo projetos para gerar recursos como lives de shows, ações entre amigos, brechós e outras atividades para continuarmos nossa missão.
Sem a contribuição de nossa comunidade, não seria possível manter o Lar aberto.
A solidariedade e o apoio dos amigos e parceiros do Lar é fundamental para que continuemos em frente.
Somos imensamente gratos pelos quatro anos vencidos e pelos muitos que ainda estaremos aqui, lutando por eles, nossos pequenos e pequenas a nós confiados e para quem nos dedicamos.
Quando pensamos em desistir, chegamos no Lar e vemos aqueles rostinhos, aqueles sorrisos, aqueles choros, os momentos de revolta por quererem estar em outra situação, quererem estar em uma família, sentimos força e coragem para continuar.
O ano de 2022 foi intenso. Além das doações de alimentos, materiais de limpeza, higiene, roupas, calçados, brinquedos, móveis, tivemos a doação de carinho através de aulas de dança, momentos de meditação, brincadeiras, confraternizações, enfim, doação do tempo de cada um que veio interagir com nossas crianças.
Nossa vida certamente não seria a mesma sem este trabalho que nos realiza, faz feliz, apesar das dificuldades, dos momentos de choro, de angústia e muitos momentos felizes, de entregar crianças para seus adotantes, sabendo que serão felizes, que terão a oportunidade de uma nova vida, ou devolvendo para suas famílias, torcendo muito para que não voltem à situação que causou sua vinda para cá. Vendo o desenvolvimento dos bebês que chegam debilitados e se desenvolvem a olhos vistos. Enfim… somos felizes!!!
Uma certeza nós temos: é Deus que, através de sua Providência Divina, nos ampara e governa.
Concluímos agradecendo imensamente aos colegas, sem os quais não teria sido possível chegar até aqui. Obrigada Comunidade Santanense Lar da Infância, obrigada Colegas!!! Obrigada Deus!! Um abençoado Natal e um 2023 de muitas realizações!! Continuemos juntos!!

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana