Na manhã desta terça-feira (20), o vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) fez a entrega de um Voto de Congratulação ao soldado Roger Matheus Boaventura Cabral pelo seu “Ato de Bravura” durante grave tentativa de assalto com reféns, troca de tiros e assaltante morto na noite do dia 12 de abril de 2022, em Sant’Ana do Livramento”.
Confira o documento que narra os fatos CLICANDO AQUI.
O Sargento Dionatan que estava fazendo sua mudança pessoal visualizou que o vizinho que é empresário desta cidade chegou dirigindo sua motocicleta e adentrou a sua residência e logo atrás dele desembarcaram de um carro prata três indivíduos que adentraram a residência e o motorista do carro ficou dando voltas na quadra, estranhando o fato, pediu apoio ao soldado Cabral que estava de folga e observaram que se tratava de um roubo e acionaram o 190. O Soldado Cabral iniciou a averiguação em torno da casa, quando visualizou na janela lateral três indivíduos armados, deu voz de abordagem, dois estavam com pistolas em punho, e o outro com uma espingarda calibre .12, os quais investiram contra o soldado Cabral, efetuando disparos de arma de fogo, na intenção de cessar a injusta agressão, foram realizados disparos de arma de fogo em legitima defesa onde um dos indivíduos foi alvejado.
Após o confronto o soldado Cabral e os policiais que chegaram em apoio entraram na residência e localizaram as vitimas, as quais estavam em um quarto todas amarradas com lacre e fitas na boca, isto é, com a liberdade restrita.
As vitimas foram resgatadas, e as buscas pelos indiciados foram reiniciadas. Na parede da sacada do segundo piso foram visualizadas marcas de sangue em direção a uma obra do pátio vizinho em que os assaltantes pularam de uma altura superior a seis metros, onde o soldado Cabral, soldado Larrea e o sargento Emmanoel seguiram no encalço dos suspeitos.
Ao adentrar neste terreno houve outro confronto, pois os indiciados atiraram contra os policiais novamente, momento em que reagiram a injusta agressão, e após os indivíduos foram rendidos cada um com uma pistola 9mm e uma mochila contendo três carregadores e munições calibre 9mm apreendidas.
O SAMU foi acionado para socorrer os assaltantes que foram alvejados e precisaram do apoio dos bombeiros pois o local era de difícil acesso devido a altura.
As vitimas do sequestro foram libertadas da casa, os quais relataram que havia mais um individuo ali dentro, e foi encontrado embaixo de uma cama com uma calibre .12.
Um dos assaltantes permaneceu hospitalizado sob custodia da BM, e o outro meliante veio a óbito no hospital. Foi realizada consulta e o veículo que foi usado e abandonado, foi clonado.
A delegada Giovana Muller, foi comunicada e determinou a lavratura do flagrante.
O soldado Roger Matheus Boaventura Cabral, Id Func 4357817, um dos mais importantes papeis no decorrer da ocorrência pois o mesmo que estava de folga não pensou duas vezes quando foi acionado pelo sargento Dionatan para ver uma situação quase que na frente de sua casa, sobre o carro e a entrada de três indivíduos que fizeram o proprietário que chegava em casa entrar a força meio que correndo para o interior da residência, os mesmos efetuaram ligação para o CIOSP que acionou as VTR da rede CIOSP, o mesmo participou dos dois confrontos com os meliantes, sendo que enquanto aguardava apoio das guarnições de serviço confrontou pela primeira vez por uma janela lateral da casa onde alvejou um dos assaltantes e após a entrada na residência libertaram quatro pessoas da família que estavam sendo feitas reféns e posterior enfrentaram novamente a quadrilha de assaltantes logrando êxito na captura dos mesmos.