sáb, 5 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Semana começa sob nova administração na Cardio Nefroclínica

Prefeitura requisitou maquinário e profissionais para dar continuidade ao serviço que será administrado pela Santa Casa
Segurança de trânsito marcou presença nas primeiras horas da manhã - Foto: Yuri Cardoso/AP

O hospital Santa Casa de Misericórdia passou a administrar o serviço da Cardio Nefroclínica de Sant’Ana do Livramento, nesta segunda-feira (05). A prefeitura requisitou o serviço os bens e o pessoal da instituição para administrar o serviço de hemodiálise na instituição durante o sábado (03).

Na manhã de hoje, os primeiros pacientes foram recebidos por volta das 6 horas com a equipe de técnicos em enfermagem da empresa. Em frente à clínica, havia uma viatura da Fiscalização de Trânsito e na porta da empresa o médico João José Freitas, fundador e até então diretor técnico, não foi autorizado a entrar no local. No domingo (04), a Justiça negou uma liminar para que a direção do médico pudesse reaver o serviço de hemodiálise.

A prefeita Ana Tarouco (PL) afirmou que não foi autorizada a entrada do médico “porque ele não trabalha mais ali”. “Aquele espaço agora é da Santa Casa e trabalha quem nós entendemos que deva trabalhar, não é o caso dele”, disse.

Ana explicou que o responsável médico passa a ser o mesmo que antes atendia o serviço de hemodiálise da Santa Casa, o nefrologista João Augusto de Vasconcellos em conjunto com o médico Nelson Eula. “O médico que não persiste neste momento, é o doutor Freitas, porque há mais de um ano a gente vem tentando um diálogo, uma transição e infelizmente ele inviabilizou, então, de certa forma, ele construiu esse momento que ninguém queria que tivesse acontecido”, afirmou

A prefeita afirmou que está acompanhando o trabalho desde às 5h30min e que o serviço está sendo prestado “na maior normalidade”. “Todos os pacientes estão presentes e atendidos no horário devido, tudo encaminhado e os profissionais médicos presentes, toda a equipe técnica que foi requisitada também está presente, então aproveito para a acalmar a população”, disse a prefeita destacando que conversou pessoalmente com pacientes e seus familiares, que foram acompanhados por psicólogos, nesta manhã.

A reunião entre os parlamentares e a prefeita aconteceu na Cardio Nefroclínia, nesta manhã – Foto: Divulgação/Câmara

VEREADORES SE REÚNEM COM PREFEITA

Na tarde deste domingo (04), a Câmara de Vereadores abriu as portas para os funcionários que pediram que os parlamentares mediassem um diálogo com o a prefeita que que fosse reconsiderado o decreto, abrindo um período de transição de 90 dias, onde os funcionários poderão adaptar a rotina e as peculiaridades do serviço e de cada paciente. “A nossa preocupação é que as pessoas sejam atendidas e que mantenha um serviço de qualidade”, explicou o presidente da Câmara, vereador Aquiles Pires. 

Documento com a solicitação do prazo de transição, foi protocolado pela Câmara no gabinete da prefeita – Foto: Divulgação/Câmara

Nesta segunda, os vereadores Felipe Torres (UNIÃO), Lídio Mendes Melado (PTB), Maurício Galo del Fabro (PP), Romário Paz (MDB) e Thomaz Guilherme (PTB) foram até a Cardio Nefroclínica e foram recebidos pela prefeita, acompanhada da diretora do hospital, Leda Marisa e do procurador do município, Felipe Vaz. Na oportunidade, Ana explicou os procedimentos que estão sendo realizados e como funcionarão os próximos passos da requisição feita pela prefeitura.

CONTRAPONTO

Procurado, o médico João Freitas afirmou por mensagem de texto que estaria trabalhando para garantir a segurança dos seus pacientes. “Unindo e tranquilizando a equipe que se encontra em situação de fragilidade, se sentindo agredida. Parte dos colaboradores não se sente em condições para o trabalho. Estaremos com ações que visam coloca-los em condições emocionais adequadas. A equipe sente-se agredida e devemos reduzir danos”.

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco