qua, 16 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Bastidores – Beleza comunitária

Integrantes da diretoria da União das Associações de Moradores (UNAMOS) de Livramento comemoram, junto com o presidente Delmar da Rosa, o sucesso de mais uma edição do concurso da Mais Bela Comunitária, realizada dia 25 de novembro no Clube Cruzeiro. Com apresentações do músico Eduardo Martinez e do grupo Moleques do Samba, o evento reuniu um público considerável. Foram eleitas: 1ª Mais Bela Comunitária, Lidiane Carvalho Kohlhoff ( Bairro Wilson); 2ª Mais Bela Comunitária, Djenifer Marques Bonnes (Vila Julieta); 3ª Mais Bela Comunitária, Maiara Ribeiro Peres ( Vila Progresso); Simpatia Comunitária, Juliana Machado Ávila ( Vila Simon Bolivar). As eleitas representarão Livramento na etapa estadual.

Florestas abandonadas

Cerca de 5 mil pequenos produtores do Rio Grande do Sul devem começar a se organizar em associação com o objetivo de buscar indenização por um investimento que se configurou como verdadeiro “canto da sereia”. Motivados pela promessa de compra garantida de madeira para a extração de celulose, por uma empresa de credibilidade internacional – a Votorantin – abandonaram suas produções agrícolas e de gado e plantaram imensas florestas de eucalipto. Denominado “poupança florestal”, o projeto acabou sendo assumido por uma outra empresa, a Aracruz – após, Fibria – que desistiu da compra e deixou os produtores na mão. Sem recursos e equipamentos adequados para a limpeza dos campos, os produtores não podem implantar novas culturas, como soja, por exemplo. O advogado Paulo Costa, do escritório Campos Costa Advogados S.S, que assumiu a defesa de um grupo desses produtores, lembra que a Votorantin havia assinado contrato comprometendo-se a adquirir a produção de pelo menos dois ciclos de 7 anos cada, mas o compromisso não foi cumprido. O primeiro ciclo foi prorrogado por mais 3,5 anos e o segundo já nem foi considerado, e a empresa ainda exigiu que os produtores abrissem mão da indenização do segundo ciclo para receber o primeiro. Essa condicionante já foi revertida, mas a Fibria resiste. Paulo Costa considera que a mobilização dos produtores alcançará mais rapidamente uma posição da empresa, segundo relatou a jornalista Luciara Schneid, do jornal Diario Popular, em ampla matéria sobre o tema.

EMEI na Chácara

A luta do vereador Thomaz Guilherme, pela criação de uma creche para atender a cerca de 300 famílias na vila Real, poderá ter um avanço importante com a implantação de educação infantil na escola Pedro Alencastre, localizada na Cháca da Prefeitura. O vereador destinou recursos de Emenda Impositiva para ajudar na implantação da EMEI.

Covid na área

A nova onda de Covid já vem provocando afastamentos. Na Câmara de Vereadores, pelo menos três gabinetes precisaram suspender as atividades presenciais em razão de contágios de integrantes das assessorias.

Gastronomia e solidariedade

O Lions Club de Livramento já está organizando mais uma edição de um dos principais eventos de gastronomia e solidariedade do período natalino: o jantar “Cordeiro de Natal”, que será realizado no próximo dia 17, na sede da entidade. O presidente Cesar Maciel avisa que somente serão vendidos 200 convites e a renda reverterá para as ações sociais do Lions, que na semana passada realizou a entrega de 30 kits de higiene pessoal para os internos do asilo Sebastião Peres (foto).

Reconhecimento

O cônsul honorário do Libado, Ricardo Malcon, será agraciado com o Título de Cidadão Honorífico de Porto Alegre, durante cerimonia marcada para a próxima quarta-feira,7, às 19h no plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal da Capital. Ele também passará a integrar o Conselho de Cidadãos de Porto Alegre

Políticas de fronteira

O presidente da Comissão do Mercosul, deputado Issur Koch, esteve em Livramento na quinta-feira para uma reunião com o vereador Duda Amaral, que propôs a realização de Audiência Pública da Comissão a respeito da onde de crimes que se instalou na fronteira. O encontro, que contará com as participações de autoridades dos dois lados da fronteira, está marcado para fevereiro. O Deputado aproveitar para falar sobre seu projeto para o combate ao comércio ilegal de produtos piratas, que acabam custando bem mais para a sociedade, porque não geram impostos nem empregos. Duda e o deputado também combinaram outras ações na pauta da integração e realizaram uma visita ao presidente da Câmara, vereador Aquiles Pires.

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos