É bem possível que não se confirme o temor de que o Censo Demográfico em curso acabe comprovando uma redução no número de habitantes em Livramento, o que implicaria perda de arrecadação no setor público. Um esforço extra das equipes do IBGE – inclusive voltando mais de uma vez nos endereços onde não tenha sido possível “contar” os moradores – permitiu uma revisão na previsão anterior: Livramento deve chegar à casa dos 80 mil habitantes.
Rodoviária
A Stradale Terminais Rodoviários acelera o ritmo para a conclusão das obras de adaptação do espaço da nova rodoviária de Livramento, junto ao trevo do Porto Seco. A cobertura da área de embarque já está pronta e nesta próxima semana deve iniciar a obra de pavimentação. Internamente já foram concluídos os guichês, setor de encomendas e logísitica de acessibilidade. A ideia é entregar o novo espaço à comunidade até o fim deste ano.
Asfalto para durar
Corajosa – e responsável – a decisão da prefeita Ana Tarouco de limitar o número de vias que receberão novo asfaltamento, com recursos próprios na ordem de R$ 17 milhões, para garantir a execução de um pavimento de qualidade e durabilidade. Com o mesmo valor, poderia asfaltar váriaas outras ruas, mas seria a costumeira “lambida” sobre o leito existente sem qualquer garantia de duração do piso.
De volta ao lar
O ex-vereador Sérgio Moreira vem tentando retomar um convívio mais próximo com sua antiga base eleitoral, principalmente na região do bairro Armour. Em participações na imprensa, não afasta inclusive a retomada da luta pela emancipação da localidade, com a criação do “município do Caqueiro”. Por enquanto, sua preocupação é voltar a participar da associção de moradores do bairro.
Carnavais
Os dois lados da fronteira devem voltar a ter carnaval em 2023. Em Rivera, a comissão de carnaval da Intendência tem se reunido semanalmente com representantes das escolas de samba. Em Livramento está em estudo a possibilidade de um grande encontro no Largo Hugolino Andrade. O lançamento da programação deve acontecer no início de dezembro.
Reconhecimento merecido
A Câmara de Vereadores de Livramento fez um reconhecimento especial, nesta semana, aos dois PMs que arriscaram as próprias vidas para ajudar uma família que teve a casa atingida por um incêndio, na localidade do Passo do Guedes. Na manhã de terça, 22, durante a sessão ordinária, o Legislativo fez a entrega de um Voto de Congratulações proposto pelo vereador Maurício “Galo” del Fabro aos dois policiais militares, o soldado Juliano de Castro Rosa e ao 3º Sgt. Lenon Denis Lauz (foto). Lauz e De Castro, integrantes da Patrulha Rural do 2º RPMon, estavam em patrulhamento no Passo do Guedes quando perceberam que a residência de n° 11.729 estava em chamas. Em razão da distância até o centro da cidade, imediatamente eles próprios assumiram a ocorrência e, juntamente com o proprietário da residência, conseguiram controlar o incêndio, que, felizmente, acabou causando apenas danos materiais para a família.