sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

COMDER realiza Fórum das Estradas Rurais

Alternativas para melhoria das estradas vicinais foram apresentadas durante o evento
Evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal (Foto: Matias Moura/AP)

O plenário da Câmara Municipal recebeu, nesta sexta-feira (18), a primeira edição do Fórum das Estradas Rurais organizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural com o apoio do Sindicato Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento, que aconteceu durante todo o dia, contou com palestras técnicas voltadas à temática.
Para o presidente do COMDER, o engenheiro agrônomo Leonardo Perez, a iniciativa visou apresentar alternativas ao município de casos de sucesso implementados em outros municípios do estado e da região. “O objetivo do evento foi discutir de onde virão os recursos para investir na estrutura viária, com o intuito de colaborar com o executivo na busca de novas alternativas. Para construirmos todos juntos um novo método que traga melhoria para as nossas estradas”, disse.
O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Edu Gutebier, do diretor das Estradas Rurais, Vinicius Milan, e do vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos). Para ele, foi uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos. “A gente conhece novas formas de arrecadar e aplicar recursos. No nosso caso, agradeço o apoio dos produtores de cada canto do nosso município que não têm medido esforços para nos ajudar. Nós temos uma meta de construir cerca de 10 km de estradas rurais por dia, estamos em 7km até agora e não conseguimos chegar lá por uma questão de infraestrutura. Recentemente, com o apoio da Câmara, nós conseguimos destinar R$ 1 milhão para a agricultura e esse valor nos ajudará a revitalizar o nosso parque de máquinas. Então vamos conseguir entregar melhores condições para os moradores do interior do município”.
Um dos exemplos de sucesso apresentados durante o fórum, foi o do município de Uruguaiana que passou, desde 2018, a aplicar 100% dos recursos líquidos do Imposto Territorial Rural (ITR) em um fundo destinado à melhoria e estruturação das estradas, conforme explicou o secretário da fazenda, Valdir da Rosa.
“Essa aplicação tem nos dado uma resposta bastante positiva. Uruguaiana e Livramento possuem praticamente as mesmas características do setor primário, mas lá, por exemplo, nós temos que cuidar de aproximadamente 1.800 km de estradas, aqui vocês têm em torno de cinco mil km e isso representa um problema bem maior”, destaca da Rosa.
Também participaram do fórum, o gestor do ICMbio, Raul Paixão Coelho, que abordou o tema ICMS Ecológico; a secretária da fazenda do município, Gisela Alvarez, apresentando os recursos do FUNDAPER e ICMS ecológico; o diretor técnico da SDR de Pelotas/RS, Telmo Lena Garcez, que falou sobre as políticas públicas de infraestrutura implementadas no município de Pelotas; do diretor de infraestrutura da SDR de Pelotas/RS, Ezequiel Goia, sobre a construção e manutenção de estradas rurais no município de Pelotas; e o engenheiro Plínio Corral Freitas sobre os revestimentos para estradas de terra no município de Sant’Ana do Livramento.