sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Livramento será a ponte de exportação da Lã Gaúcha Certificada para o Uruguai

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) firmará parceria com empresas do país vizinho

O coordenador do Programa de Certificação da Lã Gaúcha, Sergio Muñoz, confirmou, nessa semana, que a empresa santanense Branca Lã será a base da intermediação com o Uruguai para a exportação da lã produzida no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito em uma reunião realizada em Sant’Ana do Livramento com os representantes de empresas uruguaias.
Conforme Muñoz, após várias reuniões, inclusive em Montevidéu, com os representantes das empresas uruguaias, ficou estabelecido como será o modo de comercialização das lãs certificadas pela Arco. “Nossa primeira preocupação era sobre a logística desse processo. Foi indicada, pela indústria uruguaia, a Barraca Branca Lã de Livramento (para fazer o trâmite). É importante destacar que essa barraca será uma prestadora de serviço e não uma compradora da nossa lã. Ou seja, ela ficará encarregada de fazer a logística, os trâmites burocráticos e o transporte até Montevidéu, no Uruguai”, comenta.
O coordenador do programa destaca que, desde o início das conversações, as empresas uruguaias demonstraram um grande interesse em adquirir as lãs certificadas, produzidas no Rio Grande do Sul.
Segundo o apurado, as exportações se darão da seguinte maneira: a lã certificada no Estado pela Arco vai ser transportada para a Barraca em Livramento; uma vez feita a carga e os trâmites burocráticos, a lã será transportada para Montevidéu, onde passará pelo processo de micronagem (unidade de medida usada para lã) e o rendimento ao lavado (classificação da lã. Posteriormente, será agregado o preço final à lã.
Sergio Muñoz explica que, para a classificação da lã, será feita um pré-tabela sobre o rendimento e finura, dando uma noção de preço ao produtor. “Essa tabela será corrigida e divulgada, toda semana, com os preços atualizados”, afirmou.
Na comercialização, o produtor terá um custo de 1,5% sobre a lã – que será repassado ao Funrural – 3,5% de taxa de exportação e mais a logística, que, dependendo do frete, poderá ser feita com caminhão próprio ou com transporte da Barraca Branca Lã, que tem capacidade de carregar até 40 bolsas com o custo da quilometragem.
A empresa uruguaia Zambrano & Cia será a parceira da Arco em todo o processo no país vizinho. Com mais de 40 anos de atuação na cadeia da lã uruguaia, a empresa comercializa lã de todas as regiões do país, abastecendo empresas industriais e exportadoras.
Segundo Francisco Mateus, um dos administradores da Branca Lã, o anúncio dessa parceria é motivo de muito orgulho para a empresa santanense. “É com muita satisfação que nós anunciamos a grande parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos. A partir de agora, Branca Lã e ARCO unem-se para melhor servir aos criadores de ovinos da região”, afirmou.

Sorteio da Promoção Amigos da Sorte: TV 50 polegadas é sorteada

Posto Espigão Matriz, [19] – O 1° sorteio da promoção Amigos da Sorte foi realizado na manhã deste sábado no posto Espigão Matriz, com a presença de representantes das empresas participantes Augusto, Feluma, Espigão e Righi. O evento foi animado por um show do cantor Mateusinho Carvalho e uma apresentação do radialista Danúbio Barcelos. Durante o sorteio, foi premiado Saul