Neste domingo (2), cerca de 156 milhões de brasileiros vão às urnas, em 26 Estados e no Distrito Federal, para escolher deputados federais, deputados estaduais e distritais, senadores, governadores e presidente da República.
As seções eleitorais serão abertas às 8h da manhã e fecharão às 17h em todo o território nacional, pelo horário de Brasília.
Apuração: A previsão é de que, com a unificação do horário de votação, a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17h pela hora oficial de Brasília.
Quem deve votar: No Brasil, o voto é obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem tem 16 ou 17 anos.
Documentos para votar
O eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
O TSE orienta que as pessoas levem também o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Também é possível usar o e-Título, disponível para download no Google Play Store e na Apple Store (se o seu e-Título tiver foto, ele também é válido como documento oficial).
O cidadão que souber o local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.
Locais de votação
A Justiça Eleitoral de Sant’Ana do Livramento informou que houve várias alterações de locais em seções eleitorais. A começar pelas de número 11, 37, 68, 141 e 187 da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Todas elas passam a funcionar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul.
Além destas, também funcionarão no IFSul as seções 32, da Escola Municipal Duque de Caxias – Madureira Seção; 41, da Escola Estadual Professor Pedro Comas – Pampeiro Seção; e 38 da Escola Estadual Juraci Pinheiro Ribeiro – Upamaroty.
A seção 199 da Escola Municipal Pedro Alencastre foi agregada à seção 213, da Escola Estadual Abreu Fialho. E todas as Seções (12, 54, 84, 129, 167, 168) do Centro de Saúde foram para o Clube dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar. Também todas as seções (6, 13, 15, 28, 78 e 118) da Uergs foram transferidas para o Instituto Livramento.
Para consultar o seu local de votação basta acessar o site do TSE, na internet, munido de CPF, data de nascimento e nome da mãe em: www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.
Transporte coletivo
Em Sant’Ana do Livramento não terá passe livre para os eleitores se deslocarem, mas de forma extraordinária, neste domingo, os horários serão os mesmos dos dias de semana, com ônibus entre meia hora e quarenta minutos.
Confira abaixo os horários de cada linha:
Ordem de votação
No primeiro turno, o eleitor terá que digitar 16 números na urna eletrônica para escolher, nesta ordem:
- deputado federal – 4 dígitos
- deputado estadual (ou distrital) – 5 dígitos
- senador – 3 dígitos
- governador – 2 dígitos
- presidente da República – 2 dígitos
Acompanhe nossa cobertura também através das redes sociais e pela Rádio RCC 95,3 FM.