A Justiça Eleitoral promoveu, na última quinta-feira (22), uma atividade para explanar os métodos que garantem a inviolabilidade das urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito eleitoral do próximo dia 02 de outubro. O encontro foi realizado no Salão do Júri, no Fórum de Sant’Ana do Livramento e contou com a participação de diversos setores da sociedade, tais como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os Poderes Executivo e Legislativo.
Inicialmente, o assessor de orientação tecnológica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Luís Fernando Schauren, fez uma explanação sobre os processos de auditoria que são adotados nas urnas.
Logo em seguida, o analista da seção do voto informatizado do TRE, Sérgio Fortes, fez uma apresentação na prática e com urnas verdadeiras. No local, foi simulado um pleito eleitoral com os candidatos nas eleições de 2022. Cada voluntário preencheu uma “colinha” e depositou os números na urna. Depois foi feita a verificação se o número de votos depositados na urna para cada candidato batia com os números colocados nas “colinhas”. Nenhum problema foi constatado.
Para o promotor eleitoral José Eduardo Gonçalves a atividade somente consolidou a integridade das urnas. “Isso demonstra mais uma vez a seguridade das urnas eletrônicas”, comentou em entrevista.
A chefe do Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento, Célia Luísa Arteche Escosteguy, enfatizou a importância do evento para tirar todas eventuais dúvidas dos eleitores acerca do processo eleitoral. “É muito importante que seja esclarecido para todos como funciona”, finalizou.