Com a intenção de unir tradição e educação, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vitélio Gazapina apresentou mais uma edição do referido festival para despertar os talentos da escola.
De acordo com a diretora do Vitélio, Ida Larruscain, além da participação dos alunos, as professoras da escola organizaram uma apresentação de dança com o tema dos festejos Farroupilha. O cantor nativista Daniel Cavalheiro também contribuiu com o evento.
“O evento é todo programado para a comunidade, com o intuito de manter viva a tradição. Por isso homenageamos o nosso patrono Adair de Freitas, pela contribuição que ele nos dá com toda a sua obra e referencial como artista nativista”, explicou Ida.
O professor Carlos Lacir Larruscain disse que os alunos e os professores que participaram receberam uma oficina poética, com cunho educativo, buscando sempre incentivar a tradição pelo Rio Grande do Sul. “Tivemos o concurso de poesias inéditas e não inéditas. Junto com a premiação das poesias houve a premiação do concurso de desenhos, baseados nos filmes ‘Gaúcho Negro’ e ‘O tempo e o vento’, tentando despertar e cultivar a paixão pelo cinema, mas voltado às tradições gaúchas”, destacou o professor.
O evento aconteceu nessa sexta-feira (23), no C.T.G. Jayme Caetano Braun e contou com a presença de alunos e ex-alunos do Polivalente, além da participação da Escola Municipal Nepomuceno Vieira Brum, Escola Estadual Pinto da Rocha e Escola Estadual Nossa Senhora do Livramento.