Os técnicos e ambientalistas que trabalham a criação do roteiro “Caminho do Pampa”, estabelecendo trilhas dentro da área da APA do Ibirapuitã, já começaram a demarcar o trecho de 84 km em Livramento, na chamada Estrada Real, até o Passo do Mineiro, nos limites com Rosário do Sul. Segundo o explorador, guia de expedições licenciado na APA do Ibirapuitã e consultor de projetos turistícos Amir Omar Mello Saleh, que integra o projeto “Caminhos do Pampa”, a demarcação seguirá após em direção a Alegrete e Quaraí, e depois em direção ao Uruguai para o Valle del Lunarejo, reserva natural protegida que faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, por estar sobre o Aquifero Guarani. O trabalho conta com o apoio de vários órgãos e entidades, como a Conapa, Pró-Apa Sustentável, Alianza del Pastizal, Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e Instituto Chico Mendes (Icmbio).
Projeto inteligente
Decisão postergada
O início do período de férias do Desembargador, relator da ADIN movida pela Prefeitura contra o aumento do valor do repasse do Orçamento de 2022 para a Câmara de Vereadores, acabou por adiar a realização da sessão de julgamento do mérito da Ação. Informações iniciais indicavam que o processo poderia chegar a uma definição ainda nesta segunda quinzena de setembro, mas o recesso das férias empurrou a programação para mais adiante. A mudança decepcionou a direção da Câmara, que deseja a definição da querela o mais rápido possível. A expectativa é de que o TJRS confirme a decisão do Legislativo de aumentar o repasse até o limite da cota de 7% do Orçamento anual.
Gauchada no Bosque
Pelo menos duas personalidades santanenses de grande destaque no cenário artístico e cultural gaúcho, os saudosos Nelson Cardoso, o Gaiteiro dos Canudos, e João Carlos Paixão Cortes, maior referência na pesquisa e projeção de nossa tradição e criador do MTG, deverão ser homenageados como nomes de ruas no condomínio residencial “Mirante del Bosque”, junto ao Parque do Batuva. Outro nome que já foi indicado é o do ex-vereador Lívio Salgado.
LDO na pauta
Já cumpre prazo de tramitação na Câmara de Vereadores do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023. O projeto de LDO foi encaminhado pela Prefeitura ainda em agosto e deve ser apreciado e votado pelos vereadores até o próximo dia 10 de outubro. Esse texto deve embasar a Lei Orçamentária para 2023.