Reunião aconteceu nesta semana no salão nobre da prefeitura e contou com a presença de lideranças regionais da cadeia produtiva da ovinocultura
Aconteceu nesta semana em Santana do Livramento um encontro da governança do polo de ovinocultura do território do pampa/ fronteira oeste que faz parte da Rota do Cordeiro. A reunião contou com a presença de diversas entidades entres elas: Associação de Ovinocultores de Livramento, EMBRAPA, EMATER, UERGS, Secretaria Municipal de Agricultura, UNIPAMPA, Cooperativa de Lã TEJUPÁ.
O encontro serviu para discutir uma série de temas referentes ao desenvolvimento da ovinocultura na região além de planejar a participação dos municípios e das entidades que são membros da rota no 5º Festival Binacional de Enogastronomia que será realizado em Livramento no mês de Novembro. A ideia é utilizar o evento que já está consolidado para divulgar os produtos ligados a ovinocultura, entre eles a carne, a lã e o leite de ovelha.
Para isso foi decidido no encontro que nesta edição o Festival de Enogastronomia irá contar com um seminário, um concurso além de palestradas e outras atividades envolvendo a cadeia produtiva de ovinos. Para Jussara Dutra, Coodenadora do evento, este será mais um ganho para o festival que vem crescendo a cada ano. “Desde 2014 a gente persegue este objetivo dentro do festival que é a valorização dos produtos regionais. E o cordeiro com certeza para a gastronomia regional é um produto muito importante. Então é muito bom a gente poder ter a certeza de que a rota do cordeiro vai participar do festival e vai haver uma seminário técnico sobre ovinocultura dentro da programação. Neste sentido nós também não vamos medir esforços para que os produtos a derivados da ovelha possam ser apreciados pelos visitantes. E isso é motivo de grande alegria para nós” destaca Jussara.
O engenheiro agrônomo Alex Fabiano Gonçalves da Secretaria Municipal de Agricultura classifica como de suma importância a entrada da Rota do Cordeiro no festival, uma vez que é uma grande oportunidade de mostrar aos visitantes as potencialidades da região. “Quando a ovinocultura é aliada ao festival de gastronomia e do turismo ela se potencializa ainda mais como uma atividade que pode mudar a realidade econômica do nosso município. Nós temos toda uma questão histórica a ser trabalhada e também o nosso bioma pampa além é claro da nossa cultura regional” comenta.
Marcos Borba da EMBRAPA Bagé, destaca que a ideia de unir o festival gastronômico a atividade da ovinocultura terá uma grande importância uma vez que os municípios da região também poderão se integrar e demostrar a força dessa cadeia produtiva. “Será muito bom porque nós poderemos trabalhar a questão da ovinocultura a nível dos municípios da fronteira oeste. Nós definimos uma série de medidas e vamos apoiar integralmente a realização do evento e vamos aproveitar este espaço para fazer um debate sobre as oportunidades que a ovinocultura dessa região tem” afirma.
Para o presidente da Associação de Ovinocultores de Livramento, o zootecnista Jair Meneses, a presença em massa da governança regional da Rota do Cordeiro demostra uma união entre os agentes que desenvolvem a ovinocultura. “Nós estamos em busca disso. Não precisamos de uma liderança, mas sim de união do setor. E foi justamente isso que nós vimos aqui. Agora vamos trabalhar em conjunto para que este seminário aconteça dentro do nosso festival de enogastronomia” encerrou. A 5º edição do Festival Binacional de Enogastronomia ocorre entre os dias 06 e 18 de novembro em Santana do Livramento.
Por: Matias Moura – [email protected]