qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Direção do Simers visita a casa do Grupo A Plateia na Expointer

Presidente e vice-presidente do Sindicato falaram sobre a atual relação entre a classe médica e a Santa Casa de Livramento
Foto: Reprodução/AP

Entre as inúmeras autoridades que visitaram a casa do Grupo A Plateia nessa quinta-feira (1°), estiveram presentes o Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) Dr. Marcos Rovinski e seu vice, Dr. Marcelo Matias. Na oportunidade, foi tratado temas importantes para a fronteira como a atual relação entre a classe médica santanense e a Santa Casa de Misericórdia, que vive um impasse em função da cobrança de dívidas pretéritas por parte dos profissionais.

Em entrevista, Rovinski ressaltou que busca estabelecer uma conciliação e conta com o bom senso do poder público para que se tenha uma resolução. “Essa situação está judicializada. Então, contamos com o bom senso de todos os envolvidos para que se chegue a um resultado positivo. Os médicos exercem uma função de responsabilidade com a vida e isso tem que ser remunerado para que os médicos continuem a trabalhar com tranquilidade. Mas a postura dos médicos é sempre conciliadora”, destacou.

O vice-presidente Marcelo Matias, que esteve recentemente em Sant’Ana do Livramento, comentou a atual situação. “Tivemos uma mediação com o Ministério Público, mas não houve nenhuma proposta no sentido de trazer uma solução para o problema estabelecido. Quando não há o estabelecimento de uma proposta, não há negociação, e isso representa uma ruptura daquilo que poderia ser uma ponte que levaria ao entendimento entre a gestão e os médicos”, comentou.

Eles garantem que o Simers se mantém aberto a conciliação e destacaram que seguirão os ritos dispostos pela Justiça. “Estamos também iniciando um processo de interiorização, buscando aproximar os profissionais do interior. No dia 24 de setembro, nos reuniremos em Livramento e esperamos conversar com a Prefeita para mais uma aproximação institucional”, finalizou o presidente do SIMERS.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: