sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Lei da Doula deve entrar em vigor na próxima semana

Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Vereadores derrubou, por unanimidade, o veto da prefeita Ana Tarouco (PL), na lei que dispõe sobre a presença de doulas nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Sant’Ana do Livramento.
De autoria do vereador Rafael Castro (PSB), o texto da lei especifica o que faz a profissional, além de obrigar “a presença de doulas durante as consultas e exames pré-natal, bem como em todo o período de trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente”. Ainda na lei, para que as doulas estejam habilitadas, as mesmas precisarão providenciar com antecedência a sua inscrição nos estabelecimentos hospitalares e congêneres apresentando documentação comprobatória para tal.
A nova lei, que deverá entrar em vigor na próxima semana, também estabelece as atribuições e as vedações de as profissionais que passarem a atuar a partir da sua publicação.
Para o vereador Rafael, a partir de agora cabe a fiscalização e uma futura articulação para que Sant’Ana do Livramento possa oferecer o curso para novas doulas.
A coordenadora geral da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), Gabrielle Araújo, esteve presente na Câmara de Vereadores no momento da votação e salientou a importância da aprovação desta lei e a regulamentação desta ocupação em mais um município do Rio Grande do Sul.
Para a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, o hospital acatará a lei, mas precisará realizar alguns ritos administrativos, tais como um cadastro de todas as doulas que atendem no município, bem como demais normas vigentes referente ao protocolo do Covid-19. “Nós tomaremos as medidas de garantia, para que a pessoa some (juntamente com a equipe) nesse momento, apresentando sua capacitação e se submeta às regras do hospital”.

Entenda o que faz a doula na gestação

Antes do parto: a doula pode orientar o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas. A função principal da doula, nesse momento, é mostrar à mulher e a seu acompanhante quais opções eles têm para o nascimento de seu bebê montando um Plano de Parto (lista de preferências do casal em relação ao parto).
Durante o parto: a doula funciona como uma interface entre a equipe e o casal. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamentos, etc.
Após o parto: a doula faz visitas, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por