sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Variedades especial Dia dos Pais

Essa semana o Caderno Variedades celebra o Dia dos Pais. Confira nossa matéria especial.

Pai é amor!

“Não são os laços de sangue, mas os compromissos sentimentais que determinam o valor de uma família!”

A filosofia traz em sua palavra a presença do amor, posto que ‘philo’ significa amor e ‘sophia’, saber. A palavra ‘philosophia’ significa, então, ‘o amor ao saber’. E se invertêssemos a ordem? “Sophiaphilo”. Poderíamos falar em ‘saber ao amor’?

Como a sabedoria pode nos auxiliar no aprendizado do amor? Sentimento, tantas vezes paradoxal, nem sempre é coerente com a construção do saber. Amar é um aprendizado a partir da experiência com o outro, uma troca de cuidados que se inicia na família.

Mas o que é família?

Assim como a amizade, uma família não precisa ser construída a partir do mesmo sangue. O amor pode vir de diversas maneiras, e essa semana tive a oportunidade de conhecer uma família diferente, mas tão forte quanto se tivesse qualquer laço sanguíneo.

O casal já tinha dois filhos mas Lia sonhava em adotar há muito tempo. Quando o casal entrou no programa Apadrinhamento Afetivo conheceu três irmãos.

Então, o sonho de adotar um, se multiplicou, quando o casal conheceu os três irmãos. “Foram eles que nos escolheram”, disse Valdinei. Daí a família de três se tornou sete. Aproveitando a data, Lia ressalta que Valdinei tem papel fundamental, tanto no carinho com os filhos quanto ao dividir as tarefas.

Os filhos contam com orgulho, que “logo de cara” gostaram do pai. E entre inúmeros elogios como “carinhoso”, “amoroso”, “ajuda a fazer os temas”, eu ouvi que o “único defeito dele é não ter defeitos”.

Paternidade tem mais a ver com amor, com carinho e dedicação do que uma questão biológica. Valdinei é um pai completamente realizado, rodeado de amor. Sua família é uma bênção. Amor é isso: doação. É amar quem precisa ser amado.

São tantas as formas de amor, que é difícil estabelecer parâmetros entre elas. Mas, sem dúvidas, tive a oportunidade de conhecer de perto o verdadeiro amor em família.

Conhecer uma família assim, traz esperança e os melhores sentimentos que só uma família, de sangue ou não, podem trazer para nossas vidas! Realmente o amor vai além dos laços de sangue e adotar é um lindo sinal disso.

 

Barão Free Shop

A empresa que tem as melhores marcas do mundo

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana