qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Morning Xpress

mercados globais operam em alta, na abertura de semana marcada por ata do Copom e inflação nos EUA

As ações asiáticas encerraram a segunda-feira de forma mista, enquanto os futuros em Wall Street e os recém abertos mercados da Europa operam com ganhos, com os investidores avaliando as perspectivas de aumentos mais agressivos nas taxas de juros do Federal Reserve contra uma temporada de balanços que mostrou resultados, em média, acima do previsto.

Em Nova York, os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq sobem timidamente, depois que as ações globais completaram seu terceiro avanço consecutivo na semana passada, em uma recuperação que afastou os mercados das mínimas, ajudadas pelos lucros resilientes das empresas. Os setores de tecnologia e energia lideram o avanço no Stoxx 600 da Europa.

Os fortes dados de empregos nos EUA na sexta-feira contribuíram para um aumento nas expectativas de um ciclo mais longo para os juros americanos, o que refletiu não apenas nos treasuries como também no dólar. Uma parte fundamental da curva de títulos dos EUA está próxima da maior inversão desde os anos 2000, sugerindo que os investidores preveem uma recessão econômica à frente.

O petróleo Brent trabalha na região dos US$ 95 o barril. O ouro avança levemente, enquanto o Bitcoin permanece acima dos US$ 23.500.

Os investidores apostam agora em uma alta de 75 pontos-base na próxima reunião do Fed em setembro, como parte de uma onda global de aumentos dos juros. Os dados de inflação dos EUA nesta semana podem moldar as opiniões ao mesmo tempo que podem trazer mais volatilidade para o mercado. Embora as pressões sobre os preços possam estar chegando ao topo, não está claro ainda por quanto tempo o efeito pode durar.

A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly , disse que o banco central dos EUA está “ainda longe de terminar o trabalho” de reduzir as pressões sobre os preços. Já a representante Michelle Bowman disse que o Fed deve continuar considerando grandes aumentos semelhantes ao aumento de 75 pontos-base aprovado no mês passado até que a inflação diminua significativamente.

O Senado dos Estados Unidos aprovou neste domingo, 7, uma legislação que deve representar o investimento federal mais significativo da história para combater as mudanças climáticas e reduzir o custo dos medicamentos prescritos. Após semanas de discussão, os democratas se uniram para aprovar as principais peças da agenda doméstica do presidente Joe Biden diante da oposição republicana. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem almoço marcado com representantes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) nesta 2ª feira. No encontro, Bolsonaro e seus ministros devem fazer um apelo aos banqueiros a respeito das taxas de juros que poderão ser cobradas sobre operações de empréstimos consignados para quem recebe o Auxílio Brasil.

“Vamos fazer um apelo à Febraban e aos seus associados para que tenham sensibilidade neste momento com a população mais pobre e necessitada. O empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil precisa ser com juros que não coloquem essa população mais vulnerável em dificuldades. O momento atual pede união de todos, e tenho certeza de que os bancos pensam no bem no Brasil”, afirmou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: