Os registros de buracos nas vias públicas de Sant’Ana do Livramento têm sido cada vez mais frequentes. No fim da tarde desta sexta-feira (5), uma sinalização improvisada feita por comerciantes na rua Conde de Porto Alegre chamou a atenção de quem passava pela via. Caixas de papelão e galhos de árvores foram colocados em cima de um profundo buraco que, segundo testemunhas, colocam condutores e pedestres em perigo diariamente.
Autores da ação, os comerciantes Mario Daniel Rodrigues Correia e Dionei Teixeira relataram ter improvisado a sinalização pois “não aguentam mais” a situação. A cena inusitada poderia soar como um protesto, mas eles garantem que já acionaram as autoridades inúmeras vezes para solucionar o problema e nada foi feito, tendo sido este o último recurso.
“Ver isso todo dia, pessoas caindo nesse buraco, nos causa uma sensação de impotência. Então, a gente resolveu isso para, pelo menos, as pessoas não caírem no buraco, tentar evitar um acidente”, afirma Dionei. Esta não é a primeira vez que os comerciantes realizam uma ação para tentar diminuir os prejuízos causados pelo buraco. Mario lembra de ter “colocado areia e pedra várias vezes”, mas depois que chove “volta rapidamente a abrir”, relatou.
Ao longo desta semana, a reportagem do Jornal A Plateia visitou outros pontos de Sant’Ana do Livramento, relatando problemas semelhantes.