Profissionais, amigos e familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA em Uruguaiana e municípios vizinhos começam a ter a mesma oportunidade de qualificação que já tem a comunidade santanense em uma atividade que exige cada vez maior e melhor preparação e conhecimento, que é a do acompanhamento, cuidado e tratamento de autista. O SENAC já está recebendo inscrições para um curso com 80 horas/aula de duração para “Formação de Monitores de Alunos com TEA”, que será realizado na unidade do SENAC Educação em Uruguaiana a partir do dia 4 de setembro.
O curso terá como base o projeto implantado no SENAC de Livramento no ano passado, com plano de ensino elaborado pela psicopedagoga santanense Luciana Viecelli, especializada em dislexia e transtornos do desenvolvimento, a pedido do vereador Carlos Nilo, que atua na formação e apoio de grupos de pais e amigos de autistas e articulou junto ao SENAC a implantação do curso. O SENAC já realizou duas edições do curso em Livramento e agora começa a oferecer essa qualificação em outras unidades, conforme informou ao próprio vereador Nilo a diretora do SENAC de Uruguaiana, Paula Machado.
“Foi uma grande alegria receber o convite da diretora Paula para participar da aula inaugural do curso em Uruguaiana, especialmente porque essa expansão do curso que formação de cuidadores de pessoas com TEA sempre foi o propósito, desde que sugerimos ao SENAC a criação desse instrumento de qualificação”, agradeceu Nilo. A ideia é que o SENAC inclua definitivamente o curso de formação de cuidadores de pessoas com TEA em sua carteira de cursos em todas as unidades no País.
“Estamos trabalhando em conjunto com as entidades que representam pais e amigos de autistas com o objetivo de criar e efetivar políticas públicas de inclusão e buscando a criação de programas que promovam e assegurem direitos às pessoas com TEA e seus familiares, e a qualificação de cuidadores é imprescindível nesse processo. Felizmente, encontramos no SENAC um parceiro sensível e comprometido nesta nossa caminhada”, destacou Nilo. O curso no SENAC de Uruguaiana tem como objetivo a formação de profissionais para desempenhar a função de monitoramento de alunos com TEA em ambiente escolar. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (55) 3412.3838.
Novembro Azul
Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana