O Projeto Escola do Campo desenvolvido pela zootecnista Ana Luiza Velásquez e a médica veterinária Valentina Albornoz representou o Rio Grande do Sul nos dias 4 e 5 de julho, em São Paulo, no evento denominado Desafio da Pecuária Responsável, organizado pela Phibro Saúde Animal, que premiou com R$ 15 mil reais o melhor projeto de desenvolvimento da pecuária nacional.
O projeto santanense, foi selecionado entre 73 propostas do país inteiro na primeira etapa, posteriormente classificado para a final que ocorreu na noite de terça-feira (5) ficando entre as quatro melhores iniciativas que envolvem os domínios do bem-estar animal: boa nutrição, boa saúde, bom ambiente e conforto, bom comportamento e bom estado mental.
O Desafio da Pecuária Responsável é iniciativa da Phibro Saúde Animal, BE.Animal, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (ABIEC), Athenagro e Notícias do Front, com apoio de mais de 90 empresas dos vários segmentos e entidades de classe.
Conheça os 4 finalistas
1- Ana Luiza V. Schultz – Rio Grande do Sul
Escola do Campo – Qualificação de mão de obra rural, tendo como base dois eixos principais: 1) o norte científico provido pelos pilares técnicos dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária e 2) a forma personalizada de fazer a transferência do conhecimento, num modelo de extensão rural focado no empoderamento do produtor e seus colaboradores a partir do entendimento de processos.
2 – Ananda Paula L. Lourenço – São Paulo
Guaxaria: trata-se de um piquete com acesso à água de qualidade, cocho para suplementação, abrigo de sol e chuva e local de fácil acesso para os funcionários. A ideia é fornecer condições ambientais e sanitárias favoráveis aos guaxos até que possam ser encartados em outra matriz ou seguirem independentes. Com isto, espera-se diminuir os efeitos de perdas sanitárias e nutricionais nos animais até sua terminação (principalmente em confinamento).
3 – Lareska C. Morzelle – Mato Grosso
O projeto consiste na construção de uma área de lazer exclusiva para bezerros, onde serão alocados coçadores para os animais, alimentos e outras atrações, proporcionando uma melhor adaptação ao ambiente. A ideia é que os animais reduzam a necessidade de estar com a mãe, minimizando, assim, o estresse no período de desmama.
4 – Rúbia P. Barra – Goiás
Elaboração de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para a vacinação e sua implementação na prática. O POP de vacinação contempla o acondicionamento de vacinas e medicamentos, troca de agulhas durante a vacinação, uso de cuba ultrassônica com detergente enzimático para limpeza e autoclave para esterilização de seringas e agulhas reutilizáveis. Esse projeto já está em prática e já comprova expressiva redução de abcessos e reações vacinais.