Nesta terça-feira (28), foi inaugurada no espaço Carlos Santos, na entrada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a exposição “Pelas Mãos do Pampa”, com a apresentação de produtos em lã e a presença de cerca de 10 artesãs de Bagé, Caçapava, Dom Pedrito, Piratini e Candiota. A exposição deve ter continuidade até a próxima sexta-feira (1/7) e está aberta ao público no horário de atendimento da Assembleia Legislativa, entre 8h30 e 18h30.
A mostra foi proposta pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) e contou com o apoio para a sua realização da Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), Cooperativa Agropecuária Alto Camaquã e a Associação para o Desenvolvimento do Alto Camaquã (ADAC), todas entidades representativas do setor ovinocultor.
O evento, segundo Mainardi, está sendo realizado para marcar a sanção pelo governador Ranolfo Vieira Júnior da Feira Estadual de Moda em Lã e do Novo Fundovinos, ambos projetos do deputado. “É um momento de alegria poder ajudar na visibilidade de uma produção de tanta qualidade e de tanta importância para a nossa região, mas que às vezes é pouco conhecida. Nosso esforço aqui na Assembleia é justamente recuperar o espaço que essa cadeia produtiva já teve em nosso estado”, disse o deputado na abertura.
Vera Colares, da AGrUPa, uma das organizadoras do evento, falou em nome das entidades do setor e enfatizou a importância de ter os produtos da região expostos para todo o estado. Segundo Colares, são mais de 100 mil famílias em todo o Rio Grande do Sul envolvidos na cadeira produtiva da ovinocultura e da lã. “Somos muitos, mas a ovinocultura já teve ainda mais espaço no estado. Estamos todos os dias buscando esse espaço. Nossos produtos apaixonam e nossa produção precisa de apoio e de valorização”, disse.
Participaram da abertura do evento os deputados André Marenco (PDT), que representou o presidente da Casa, e os deputados Zé Nunes (PT) e Fernando Marroni (PT). Representando a Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO) estava sua vice-presidenta, Elizabeth Lemos, que coordena, também, a Comissão de Ovinos da Farsul. O evento contou, também, com a presença da representante da secretaria da Cultura do Estado, Letícia Costa de Oliveira e de outros servidores.