O pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) cumpriu agenda, no final da manhã deste sábado (25), em Sant’Ana do Livramento. Ele veio ao município para o evento de filiação da prefeita Ana Tarouco ao PL, que aconteceu no CTG Rincão da Carolina.
Antes do evento, ao lado de Ana e de deputados do seu partido, Onyx respondeu aos questionamentos da imprensa em uma entrevista coletiva. Entre as principais perguntas esteve o questionamento sobre a importância do município no mapa econômico do Rio Grande do Sul. O parlamentar aproveitou para falar nas potencialidades da fronteira como produção de vinhos, olivas e no que isso pode trazer para o desenvolvimento turístico da região.
“Em 2019, Gramado e Canela trouxeram ao Rio Grande do Sul 6,5 milhões de turistas. Ah, mas lá tem o Natal Luz, a Páscoa, o Festival de Cinema, ok. Não estava lá, não surgiu do nada. Teve inteligência, inovação e ousadia. (…) Aí eu fico pensando: existe região, no planeta, que tenha potencial cultural, folclórico e turístico no Conesul da América do Sul, que suplante o binômio Bagé-Livramento?”, perguntou.
Questionado sobre a situação da Santa Casa de Livramento que, assim como outros hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul, passa por uma crise, Onyx afirmou que é uma preocupação de sua pré-candidatura. “Tem uma coisa que eu conheci recentemente que é esse débito que o Ipê Saúde tem de R$ 1,4 bilhões com os hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul. Precisa haver uma presença do governo do Estado como parceiro, precisa haver uma priorização da saúde no Estado todo”, afirmou ele.