Na manhã da sexta-feira (03), Associação do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento recebeu a visita do comandante geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Cláudio dos Santos Feoli. Durante o encontro, que ocorreu no centro de eventos do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, foram debatidas questões importantes em relação aos crimes rurais e combate ao abigeato na fronteira oeste, campanha e fronteira com o Uruguai.
Além do comando da Brigada Militar, estiveram presentes no evento lideranças do setor rural autoridades civis e militares. O encontro fez parte da programação e agenda da segunda regional da Farsul, cujo coordenador é o atual presidente do sindicato rural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Carlos D’Auria Nunes.
Na sua fala, o presidente destacou a importância da visita do comando da Brigada Militar e assim articular em conjunto para conter a ação de criminosos na região. Durante o evento, o comandante da BM, Cláudio dos Santos Feoli, destacou a importância das ações realizadas pelo CRPO Fronteira Oeste que tem atuado de forma ostensiva no patrulhamento das áreas rurais além de realizar as Operação Avante Rural, Operação Hórus, e apoio à Operação Sentinela de Controle das Fronteiras. Em sua fala, o comandante apresentou um balanço das atividades da corporação no combate aos
crimes transfronteiriços e detalhou como será o funcionamento da Operação Horus AGRO que iniciará a partir de 1° de julho. “Essa será uma operação que visa sobrepor os efetivos já existentes para que a gente possa reduzir índices de crimes nesta região, onde nós temos o furto de gado e implementos agrícolas, onde nós temos atuado fortemente no combate ao descaminho de agrotóxico. Estamos enfrentando muitos problemas com o descaminho de soja em algumas regiões onde os criminosos acabam trazendo a soja da Argentina para o Brasil. Nesta operação, nós vamos utilizar vários recursos tecnológicos, inclusive com um aplicativo que irá possibilitar aos policiais o deslocamento pelas estradas rurais realizando um mapeamento das áreas percorridas para que eles possam otimizar as visitas. Além disso, vamos trabalhar com outro aplicativo contendo a marca e sinal dos bovinos para facilitar o trabalho das equipes”, destacou.