seg, 27 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 25 e 26.01.25

Após ser convocado, secretário não comparece na Câmara de Vereadores

Segundo um oficio enviado pela prefeita ao presidente da Câmara, os fatos narrados não são motivos de convocação de Márcio Goulart
Atividades do Maio Amarelo busca conscientizar os motoristas A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana lançou nesta semana a campanha Maio Amarelo, com o tema “Excesso de velocidade causa acidentes”. O movimento, que dura todo o mês, busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a prevenção de acidentes. O secretário municipal responsável pela pasta, Marcio Goulart, apontou que diversas ações conjuntas com a cidade de Rivera acontecerão durante o mês dedicado ao trânsito. “Já chamamos de Maio Amarelo, de sinal amarelo, de atenção. Nos indicando que devemos parar e pensar nas nossas atitudes no trânsito, tentar diminuir ou minimizar as nossas tragédias que vem ocorrendo a cada ano em matéria de trânsito”, explicou o secretário. Somando os poderes públicos, de fiscalização, de polícia e o executivo, junto com a população, o objetivo é levar mais educação sobre o trafego de veículos e pedestres no dia-a-dia. “Nas baladas seguras e nas blitz, nós tentamos educar. Com as pistas que estão acontecendo aqui no Macro e em outros locais que estivemos presentes, estamos tentando educar também as crianças que serão os futuros condutores”. Atitudes como não ultrapassar em locais proibidos, excesso de velocidade, alcoolemia e não dar a preferência, serão abordadas, a fim de tentar minimiza as tragédias, destacou Marcio Goulart.
Secretário Municipal de Trânsito, Marcio Goulart. Foto: Matias Moura /AP

A Câmara de Vereadores convocou o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Márcio Goulart, para prestar esclarecimentos  “a respeito da autorização emitida pelo  secretário e pela autuação do agente de trânsito de um caminhão mal estacionado na rua 13 de Maio”. A data marcada para a prestação de esclarecimentos no plenário seria nessa terça-feira (31), mas Márcio não compareceu. Conforme o artigo 251 do Regimento Interno do Poder Legislativo, secretários municipais e diretores de autarquias poderão ser convocados pela Câmara ou por Comissão para prestar informações sobre assuntos administrativos de sua responsabilidade, atendido o que dispõe a Lei Orgânica.

Sobre a ausência do secretário, a prefeita Ana Tarouco (União) enviou um oficio para o presidente do Legislativo, vereador Aquiles Pires (PT), dizendo que os fatos narrados não são motivos de convocação do secretário ou qualquer servidor público a fim de ser inquirido sobre tema passível de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou sindicância, sendo mérito administrativo do Poder ao qual vinculado o servidor ou cargo comissionado, sob pena de evidente afronta de interferência entre os poderes. “Ora, eventual falta funcional será avaliada pelo superior hierárquico do servidor, ou do secretário pela autoridade máxima à qual ele for vinculado”, escreveu Ana.

Procurado, Márcio Goulart disse que foi emitido um despacho pelo Departamento Jurídico orientando-o que a não se apresentar na Câmara pois, segundo ele, o fato não era relacionado a sua pasta. Mas destacou que suas atividades atendem os critérios legais. “Nada ilegal”, pontuou.

Manchetes do dia: Germano Rigotto

Resumo de domingo – 26/01/2025 Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais Valor Econômico – Não circula aos domingos FOLHA DE S.PAULO – Obras de emendas de Hugo Motta em seu reduto estão abandonadas O GLOBO – Juros, dólar e incerteza global levam empresas a adiar projetos O ESTADO DE S.PAULO – Agronegócio dispara e de novo deve sustentar saldo