ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Conheça a história de Adriana Torres Freitas Larruscain

Dedicação e dignidade no trabalho que constrói a escola todos os dias

Secretária escolar há 24 anos no Colégio Santa Teresa de Jesus, sua trajetória de afeto, dedicação e orgulho fazem parte da vida de gerações de alunos.

A relação de Adriana Larruscain com o Colégio Santa Teresa de Jesus vai muito além das funções administrativas que exerce com tanto carinho há 24 anos. Sua história com a escola começou ainda em 1984, quando chegou como aluna do curso de Magistério. Desde então, ela foi mãe de alunas, viu netos de ex-alunos ingressarem, e se tornou uma figura essencial na engrenagem da instituição. “Eu me sinto muito orgulhosa disso, porque hoje é muito raro as pessoas ficarem tanto tempo numa mesma função. E eu aprendo muito aqui, todos os dias”, conta Adriana.

Aos 57 anos, ela se emociona ao lembrar de ex-alunos que retornam à escola com seus filhos e compartilham lembranças da época em que ela os atendia ainda adolescentes. “Eles chegam de barba, cabelo diferente, e dizem: ‘Adriana, lembra de mim?’ É muito legal, isso é vida”, afirma.

Para Adriana, a secretaria é o coração da escola. É por ali que passam informações, histórias e o primeiro contato com as famílias. “O primeiro lugar que as pessoas conhecem quando chegam na escola é a secretaria. Então, a forma como são recebidos aqui diz muito sobre a instituição”, explica. Com mais de 700 alunos atualmente, a rotina é intensa: atendimento às famílias, gestão de documentos, comunicação via WhatsApp com os pais e suporte a professores, direção e coordenação. “A gente está sempre resolvendo algo. Todo dia é diferente.”

Sua relação com o trabalho é marcada por persistência e amor. Dos três empregos que teve na vida, todos foram em funções administrativas. No Santa Teresa, encontrou o equilíbrio entre a carreira e a vida familiar. “Eu nunca pensei em fazer outra coisa depois que conheci o trabalho de secretaria escolar, me apaixonei.”

O valor do trabalho foi uma herança familiar. Filha de mãe que trabalhou por 48 anos nas antigas Casas Pernambucanas, e de pai que sempre teve longas trajetórias em cada emprego, Adriana cresceu aprendendo a respeitar e valorizar o ofício. “Na minha casa, o Dia do Trabalhador sempre foi especial. Era feriado com churrasco garantido”, relembra com carinho.

Para ela, o 1º de maio é mais que uma data: é um símbolo de conquista. “Hoje, vejo muitos jovens que não têm essa persistência. Para mim, ter um trabalho é algo que dá sentido à vida. É motivo de orgulho ver ex-alunos, como você, Laura, que vi crescer na escola e agora és uma repórter.”

Neste Dia do Trabalhador, a história de Adriana Larruscain é uma homenagem a todos os profissionais que, com dedicação e paixão, fazem a diferença no cotidiano de tantas vidas — muitas vezes, sem sair do mesmo lugar, mas mudando o mundo ao seu redor.

 

Rua Brigadeiro Canabarro, nº 421
telefone: (55) 3242-1067
instagram: @cstjliv
facebook: Colégio Santa Teresa de Jesus – Livramento 

 

EXCLUSIVO – Brasileira morta em atropelamento no Canadá é filha e neta de santanenses

A brasileira Kira Salim, morta em um atropelamento durante um festival de rua em Vancouver, no Canadá, no último domingo (27), é filha de José Martins Salim, natural de Sant’Ana do Livramento, e Sandra Ganapol, de Buenos Aires, Argentina. Seu nome de nascimento era Clara Ganapol Salim, mas recentemente usava assinatura de Kira Salim. Ela tinha 34 anos e vivia

Gildo Paz Bálsamo

O mestre do pastel que conquistou Sant’Ana do Livramento

“Fraudes no INSS abrem caminho para novos golpes”

Ex-deputado federal, alerta que as fraudes envolvendo o INSS abrem portas para outros golpes. Ele destaca que R$ 6,3 bilhões foram cobrados sem autorização, com entidades acessando ilegalmente dados de aposentados e pensionistas. Agora, novas tentativas de fraude surgem, com mensagens por e-mail e aplicativos induzindo as vítimas a clicar em links falsos, prometendo a recuperação de valores roubados. https://youtu.be/9gOPAhOop2s