Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
CORREIO BRAZILIENSE – INSS promete devolver o dinheiro tirado de aposentados
O ESTADO DE S. PAULO – INSS baixou norma que o eximia nas fraudes; governo veta descontos
FOLHA DE S. PAULO – Moraes rejeita recursos e determina prisão do ex-presidente Collor
O GLOBO – Com apoio do Centrão, Motta esfria tramitação da anistia ao 8/1
Valor Econômico – Empresas dos EUA começam a ser afetadas por tarifas de Trump
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes do dia
Devolução – O INSS garante que haverá um plano para a restituição de valores descontados ilegalmente de beneficiários. Operação da PF e da CGU investiga fraude de R$ 6,3 bilhões envolvendo sindicatos e associações. Ontem, o governo suspendeu todos os descontos realizados por entidades nas folhas de pagamento.
Tirou o seu da reta – O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto assinou um documento em março do ano passado eximindo o órgão de responsabilidade sobre os descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Os descontos indevidos em mensalidades cobradas por sindicatos e associações derrubaram Stefanutto do cargo na quarta-feira, 23, após uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) identificar fraudes bilionárias no esquema. O Estadão não conseguiu contato com Stefanutto. Procurado para explicar a instrução normativa de março de 2024, o INSS não comentou. Os descontos indevidos em mensalidades cobradas por sindicatos e associações derrubaram Stefanutto do cargo na quarta-feira, 23, após uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) identificar fraudes bilionárias no esquema. O Estadão não conseguiu contato com Stefanutto. Procurado para explicar a instrução normativa de março de 2024, o INSS não comentou. Por outro lado, o mesmo documento assinado pelo então presidente eximia o INSS de qualquer responsabilidade sobre os descontos irregulares. “O INSS não responde, em nenhuma hipótese, pelos descontos indevidos de mensalidade associativa, restringindo-se sua responsabilidade ao repasse financeiro à entidade em relação às operações devidamente autorizadas pelos beneficiários.”
Vai para o xilindró – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quinta-feira (24) os últimos recursos apresentados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, 75, e determinou a prisão imediata do ex-presidente, em regime inicial fechado. A defesa havia entrado com embargos contra a decisão que manteve a condenação do ex-mandatário à pena de oito anos e dez meses de reclusão. Para Moraes, que relatou os pedidos da defesa, Collor apenas repetiu argumentos já enfrentados pela corte em outros momentos, o que evidenciaria uma postura que serviria para atrasar o cumprimento da pena. Collor foi condenado pelo Supremo em maio de 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena foi fixada na ocasião em oito anos e dez meses de prisão. Moraes pediu ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, a convocação de sessão virtual do plenário para referendo de sua decisão. A sessão foi marcada para esta sexta-feira (25), das 11h às 23h59.
Por enquanto, sem urgência – O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu em reunião nesta quinta-feira (24) não pautar ainda o requerimento de urgência do projeto que anistia os envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e que poderia beneficiar Jair Bolsonaro (PL). A maioria dos partidos se manifestou contra acelerar a tramitação, com exceção do PL e do Novo. O posicionamento ocorre após Motta costurar com os partidos de esquerda e de centro um entendimento único sobre o requerimento, em reunião na noite de quarta-feira (23) para a qual o PL não foi chamado. “Líderes que representam mais de 400 parlamentares da Casa decidiram que o tema não deveria entrar na pauta da próxima semana. Isso não está dizendo que não seguiremos dialogando para a busca de uma solução para o tema”, disse o presidente da Câmara após a reunião desta quinta-feira.
Americanos afetados – As empresas americanas estão contabilizando os custos da guerra comercial de Donald Trump, com seus executivos alertando sobre o aumento das despesas, interrupções nas cadeias de suprimento e impactos na maior economia do mundo. Embora líderes corporativos geralmente evitem críticas públicas ao presidente dos Estados Unidos, eles foram obrigados a abordar a questão durante as teleconferências de resultados trimestrais neste mês. Seus comentários soaram como um alarme sobre as consequências das medidas, ecoando os alertas de economistas sobre uma possível recessão. “Os CEOs estão realmente descontentes neste momento”, afirmou Steven Purdy, da gestora TCW. Empresas de transporte, energia, telecomunicações e construção civil estiveram entre as que discutiram os impostos com Wall Street. O próprio presidente Donald Trump foi alertado sobre os impactos que suas tarifas estavam causando no comércio pelos presidentes do Walmart e da Target em uma reunião na Casa Branca na segunda-feira, de acordo com uma fonte.
Cassado por falta – Nesta quinta (24/4), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decretou que o mandato do deputado Chiquinho Brazão fosse cassado. O político, atualmente sem partido, está preso desde março de 2024 como um dos suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco. A decisão é prevista no artigo 55 da Constituição Federal, que dita a perda do mandato ao parlamentar que “deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada.” A decisão foi assinada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), sem provocação de partidos e com o apoio do restante da Mesa Diretora. O ofício também é assinado pelo primeiro-secretário, Carlos Veras (PT-PE), e pelo segundo-secretário, Lula da Fonte (PP-PE). De acordo com a Constituição Federal, a perda do mandato contempla quebra de decoro parlamentar, ausências acima do permitido, suspensão dos direitos políticos ou condenação criminal definitiva, por exemplo. Em alguns casos, é preciso que a decisão passe pelo Conselho de Ética com maioria absoluta de votos em plenário. Em outros, é responsabilidade da Mesa Diretora. A cassação de Brazão havia sido aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara, mas não havia sido votada em plenário. Com a decisão de Motta, o processo do Conselho será arquivado. O deputado ainda pode recorrer à Justiça para tentar reverter a ação.
Pedido de CPI na Câmara; Senado quer ouvir Lupi – A oposição na Câmara se movimenta para protocolar um pedido de instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), à frente da mobilização, afirmou que o rombo pode ter sido superior aos R$ 6,3 bilhões divulgados. No Senado, o presidente da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), Dr. Hiran (PP-RR), apresentou requerimento pedindo a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para prestar esclarecimentos sobre o escân dalo, que culminou na demissão do presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto.
Zanin alerta a Câmara – O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, mandou notificar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a abertura da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) pelo plano de golpe. É padrão que os presidentes da Câmara e do Senado sejam informados quando um parlamentar vira réu. A Constituição permite que as Casas Legislativas suspendam o processo, desde que a decisão tenha o apoio da maioria do plenário. A regra, no entanto, vale apenas para crimes posteriores à diplomação. O PL disse que vai pedir a suspensão da ação. No ofício a Motta, porém, Zanin esclarece que a Câmara não pode suspender o processo.
Bolsonaro: piora clínica e nova bateria de exames – O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou piora clínica e permanecerá internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília. Segundo boletim divulgado ontem, a pressão arterial se elevou e houve piora dos exames laboratoriais hepáticos. Bolsonaro, internado desde 12 de abril e submetido a uma cirurgia intestinal, continua em jejum oral e recebendo nutrição parenteral exclusiva. Medidas de prevenção de trombose venosa e fisioterapia motora seguem sendo tomadas. A recomendação de não receber visitas persiste. A piora ocorreu um dia após Bolsonaro ser intimado pela Justiça para apresentar defesa na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. A notificação foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Fe deral (STF). O ex-presidente tem cinco dias para apresentar defesa. Ontem, o Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça Federais (Sindojaf) e a Associação Nacional União dos Oficiais de Justiça do Brasil (UniOficiais/BR) emitiram nota de repúdio e informaram que adotarão medidas cabíveis por causa da gravação não autorizada da oficiala de Justiça que intimou Bolsonaro na UTI do hospital. O vídeo feito por pessoas próximas a Bolsonaro foi compartilhado nas redes do ex-presidente e mostra a servidora apresentando a intimação ao ex-presidente.
E vão engrossar a obstrução – Parlamentares reclamam que o Ministério do Turismo perdeu o orçamento que teve no passado e o das Comunicações ficou sem a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Além disso, muitos deputados da bancada defendem que é hora de rachar de vez com o governo “que não os trata bem”. Soma se a tudo isso o fato de 70% da bancada terem assinado a urgência para tramitação do PL da anistia. Assim, forma-se um clima de confronto sem retorno entre os deputados do partido, muitos dispostos a seguir a obstrução puxada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ).
Holofotes para Vinícius – O ministro da Previdência, Carlos Lupi, foi orientado a “mergulhar” e deixar que o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, detalhe tudo o que será feito daqui para frente. O ensaio geral foi ontem, com a entrevista do comandante da CGU sobre a Operação Sem Desconto, que prometeu ressarcir as retiradas não autorizadas nas aposentadorias. Vinícius frisou, várias vezes, que a missão do governo é proteger os aposentados e pensionistas.
Mira no Lupi – A oposição volta suas baterias para o ministro da Previdência. Entre os mais aguerridos, a frase é: “Essa história (dos descontos nas aposentadorias) está apenas começando”.
Jogada de risco – A intenção do PL em obstruir as votações na Casa será no sentido de tentar mostrar quem está com Jair Bolsonaro e quem não está. Esta é a forma de tentar levar essa “greve” além do PL. Até aqui, com a maioria da Câmara dedicada a outros temas, o partido do ex-presidente tem feito barulho, mas sem atingir um número suficiente para paralisar os trabalhos. A tendência é continuar nessa toada.
Agora vai – Os líderes acertaram incluir na pauta o projeto relatado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que modifica a legislação das concessões e parcerias público-privadas, as PPPs. Uma das mudanças é no sentido de permitir que as concessionárias possam interromper os serviços em caso de inadimplência pecuniária da administração pública.
Toma que o filho é teu – PT, Lindbergh Farias (RJ), fez questão de ir à tribuna da Câmara e dizer que o escândalo do INSS sobre os descontos para abastecer o caixa de associações e sindicatos começou no governo de Jair Bolsonaro. “Foi a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal do governo Lula que desbarataram a quadrilha”, apontou.
Clima terrível- A sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados acabou cancelando a ordem do dia da Câmara — e não o inverso. O motivo, de acordo com o PSol, era a votação do recurso contra a cassação de Glauber Braga (PSol-RJ). Sem votação no plenário, a ponderação do deputado foi votada e indeferida na CCJ. “Parece que a ‘ordem’ aqui é manipular para tentar cassar”, disse o deputado Chico Alencar (PSol-RJ).
Mas há esperança – O PSol ainda acredita que a cassação possa ser evitada no plenário. Já há partidos com receio de que o caso de Glauber abra um precedente que acabe atingindo outros partidos.
Condolências – O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, que não irá a Roma, fez questão de assinar o livro de condolências pelo falecimento do papa Francisco. Em bom português, escreveu começando em latim: “Franciscus, sabemos que estás na Casa do Pai. Continue intercedendo e orando pelo povo e pela paz”.
Por falar em Roma – A comitiva brasileira, composta por 18 pessoas, já foi avisada de que a viagem é para um velório e não para uma festa. Portanto, sobriedade nas vestimentas e no comportamento é fundamental.
Assumiu, mas não resolveu – Ao dar posse a Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de passar a ideia de que está tudo bem entre seu governo e o União Brasil, mas nada está resolvido. No partido, muita gente reclama que “o governo cobra uma lealdade do partido sem reciprocidade” em relação à importância dos ministérios. Nos bastidores, parlamentares reclamam que as pastas dadas ao União não têm dinheiro porque, agora, está tudo concentrado na mão do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O petista é citado em conversas reservadas como aquele que manda nos recursos que sobram, depois do pagamento das emendas. Não é muito, mas dá um poder danado ao ministro.
Boric elogia STF – O presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou, ontem, que o Brasil é um exemplo mundial na defesa da democracia contra a desinformação, destacando a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no episódio envolvendo a suspensão da pla taforma X (antigo Twitter). A declaração foi dada durante a participação dele no evento Democracia y comercio: aislacionismo versus cooperación”, na Universidade de Brasília (UnB). Na visita, Boric elogiou a postura do Judiciário brasileiro frente às grandes corporações tecnológicas, referindo-se à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a suspensão do X, em agosto de 2024.
Ministro assume – Depois do constrangimento causado pela recusa do líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (MA), em não aceitar assumir o Ministério das Comunicações, o mal-estar entre o Palácio do Planalto e o partido foi parcialmente contornado com a posse, ontem, de Frederico de Siqueira Filho no comando da pasta. Ex-presidente da Telebrás e indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o novo ministro é considerado técnico. Frederico trabalha há mais de 26 anos no setor de telecomunicações, 21 dos quais foram de dicados à empresa Oi. Apesar de não ser filiado ao União Brasil, ao qual o governo entregou o ministério, ele mantém relações com parlamentares da sigla.
Agenda de Janja será pública – O Palácio do Planalto divulga, a partir de hoje, a agenda da primeira-dama Janja no site do governo. A medida atende à orientação da Advocacia-Geral da União (AGU), sobre a necessidade da publicidade nas atividades do cônjuge do presidente. O parecer da AGU, feito a pedido da Casa Civil do governo Lula após críticas sobre gastos de Janja, visa orientar a atuação dos cônjuges presidenciais — que não têm cargo na estrutura federal. A Advocacia-Geral reconhece que os companheiros dos presidentes têm direito a atuação “de interesse público” e diz que sua função deve ser voluntária e não remunerada. E que deve haver prestação de contas de uso de recursos públicos.
Na casa dos mais de mil – O MPF (Ministério Público Federal) tem pelo menos 1.120 procedimentos em tramitação envolvendo descontos indevidos relacionados ao direito previdenciário, em alguns casos com relatos parecidos com os investigados na operação que afastou a cúpula do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Crítica de aliado – O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta quarta-feira (23) que o governo Lula não tem um plano claro de desenvolvimento ao país, mas afirmou que será muito difícil derrotar o presidente caso ele tente a reeleição em 2026. As declarações foram feitas em almoço com empresários promovido pela Casa ParlaMento, braço de articulação política da Esfera Brasil. Além da falta de plano de desenvolvimento claro, o senador citou ainda a ausência de gestores para conduzir programas importantes do Planalto como um entrave.
Perguntado sobre se o licenciamento ambiental estaria travando investimentos no país, Renan respondeu que o maior erro de Lula 3 foi nomear Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente, o que chamou de retrocesso do ponto de vista do desenvolvimento do país.
A maior federação partidária no Congresso – União Brasil e PP acertaram uma federação partidária, a ser anunciada na próxima terça-feira no Congresso. O comando será rotativo entre Antônio Rueda e Arthur Lira, embora Lira prefira liderar inicialmente. Divergências regionais e a influência política nos estados geram tensões, mas a federação, se concretizada, será a maior força no Congresso. Questões locais ainda aguardam resolução antes das eleições de 2026.
Lula diz que visto masculino é ‘abominável’ para Erika Hilton – O presidente Lula criticou a emissão de visto dos EUA para a deputada Erika Hilton como “abominável”, devido à identificação de gênero masculino. Hilton havia pedido o visto para palestras em Harvard e MIT, mas desistiu após o incidente. Lula destacou a necessidade de um posicionamento do governo brasileiro e sugeriu que as deputadas brasileiras protestem contra a ingerência americana. Hilton afirmou que todos os seus documentos a identificam como mulher e chamou o caso de transfobia institucional.
Tiro no pé – O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirma que o partido ficou irritado com os debates que previram, na reforma ministerial, retirar o vice-presidente Geraldo Alckmin do comando da pasta da Indústria e Comércio. O líder do partido diz ainda que é um “gravíssimo erro” o presidente Lula não repetir a fórmula na disputa pela reeleição. Ele descarta uma candidatura de Alckmin ao governo de São Paulo em 2026.
🇧🇷RESUMO-02☀☀☀
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3079
Dia 25 de Abril de 2025, Sexta-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Contabilidade
Dia do DNA
Dia Nacional do Despachante Aduaneiro
Dia Internacional de Conscientização Sobre a Alienação Parental
Dia Mundial da Luta contra a Malária
Dia Mundial do Pinguim
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 20° Máx 25° (Campo Grande-MS)
💵 Dólar Com ⬇ 0,47% R$ 5,69
💶 Euro ⬆ 0,07% R$ 6,48
📊 Ibovespa ⬆ 1,79% 134.580 pts
🪙 Bitcoin ⬇ 0,81% R$ 532.338,00
💲IPCA ⬆ 0,56% Março de 2025
💲SELIC ⬆ 14,25% 19 de Março de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆ R$ 618,32
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷👥 Governo suspende premiação após críticas à cartilha sobre como esconder drogas da polícia; a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), órgão ligado ao Ministério da Justiça, suspendeu o “Prêmio Maria Lúcia Pereira de Iniciativas Inovadoras na Política sobre Drogas”, após críticas a um dos projetos inscritos; trata-se de uma cartilha que ensina como esconder drogas durante uma abordagem policial
🇧🇷🇮🇹 Brasileiros organizam protesto contra governo Meloni por restrição de cidadania; em março, o governo da Itália anunciou mudanças na lei de cidadania, restringindo a concessão do direito até a segunda geração de descendentes de italianos – agora, apenas filhos e netos de italianos nascidos no país europeu poderão se candidatar; o país sediará uma manifestação no próximo sábado (26), em São Paulo, que culminará no envio de uma petição ao embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, rejeitando a medida do governo de Giorgia Meloni
👥👤Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara: relator nega recurso do deputado federal Glauber Braga contra cassação de mandato; parecer ainda será votado na comissão na próxima sessão
🏥👤 Bolsonaro apresenta piora clínica e será submetido a novos exames, diz boletim médico; de acordo com a equipe médica, ex-presidente não tem previsão de alta por conta de elevação na pressão e alerta nos exames hepáticos; visitas ainda não são recomendadas
⚖ STF revoga prisão domiciliar de búlgaro envolvido em imbróglio com a Espanha por falta de endereço no Brasil; Alexandre de Moraes determinou que Vasil Georgiev Vasilev permaneça detido em uma penitenciária localizada em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; ele é acusado de tráfico internacional de drogas
⚖ Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió após determinação do STF; político foi condenado a oito anos e dez meses de prisão por esquema de corrupção na BR Distribuidora, revelado pela Operação Lava Jato; na última quinta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal rejeitou os últimos recursos da defesa e determinou a execução imediata da pena
⚖ Por maioria, STF anula leis municipais e libera linguagem neutra em escolas; ministros avaliam no plenário virtual o uso e ensino de linguagem neutra nas escolas, após municípios proibirem
⚖ Ex-diretor da Petrobras pega 29 anos de prisão por lavagem de dinheiro; Renato Duque foi acusado de receber R$ 5,6 milhões em propinas em um processo da extinta Operação Lava Jato; ele diz que as acusações não foram comprovadas e que são baseadas exclusivamente em delações premiadas; como a decisão foi tomada na primeira instância, ele pode recorrer
⚖✈ Voepass entra com pedido de recuperação judicial em meio à crise financeira; caso a solicitação seja deferida pela Justiça, todos os passivos da companhia serão congelados e negociados com base em um ‘plano detalhado que será elaborado para atender a todos os credores’
🚔 Polícia Federal apura recebimento ilegal do Benefício de Prestação Continuada (BPC) por venezuelanos; operação mira advogados e ex-delegado por falsificação de documentos; foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (24), em duas cidades de Roraima – a capital, Boa Vista, e Pacaraima; os nomes dos investigados não foram divulgados, mas, em nota, a PF informou que há sete escritórios de advocacia e um delegado aposentado entre os alvos da Operação Cessatio
🚔 Operação investiga tráfico internacional de uma tonelada de remédios; ação envolve cerca de 100 policiais federais e fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
🚔 Polícia Federal, em ação com as forças policiais do Paraguai e da Argentina, recuperou três veículos furtados no Brasil; um indivíduo foi preso no Paraguai, conduzindo um dos veículos roubados e acusado de ter participado do roubo
🚔 Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) apreendem aproximadamente sete mil toneladas de soja e farelo de soja adulteradas; carga, equivalente a 140 caminhões, seria destinada à exportação e ao consumo animal e humano; material passará por análise para destinação adequada
🚔 A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) realizou nesta quarta-feira (23), durante a operação Cerco e Bloqueio, em Teófilo Otoni, a maior apreensão de explosivos do estado; foram 225 quilos de nitrato de amônia, 84 rolos de cordel detonante, 27 rolos de estopim, caixas de espoletas e um veículo
🚔 Polícia Civil do Rio de Janeiro faz operação contra esquema interestadual de furtos de cabos; material era receptado por ferros-velhos e metalúrgicas
🌨👥 Rio Grande do Sul repassa verbas diretamente a municípios para contenção de cheias; governador Eduardo Leite anunciou programa de reconstrução do estado após enchentes; a fiscalização do uso dos recursos será feita pelo Tribunal de Contas do Estado
🌨 São Paulo entra em “perigo” para chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a força das instabilidades que avançam no estado entre a quinta-feira (24) e esta sexta-feira (25)
💲Estados com maior produção de leite no Brasil reajustam a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a importação de leite em pó e queijos; a medida busca resguardar os produtores locais, diante da concorrência imposta por produtos importados, que entram no mercado a preços mais baixos e acabam forçando uma queda no valor pago pelo litro do leite produzido no país
💲Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê crescimento de 2,3% do PIB do Brasil em 2025, o menor em cinco anos; revisão para baixo reflete a desaceleração econômica e a expectativa de um aumento na taxa Selic
💵 Dólar cai pelo 5º pregão consecutivo e Ibovespa alcança maior nível de fechamento desde setembro de 2024; em meio à expectativa de arrefecimento da guerra comercial de Trump, o dólar à vista encerrou a sessão desta quinta-feira (24) em baixa de 0,47%, cotado a R$ 5,69; já o índice da B3 chegou aos 134.580 pontos
💰 Pelo segundo sorteio consecutivo, um bolão registrado em Santa Catarina acertou as seis dezenas da Mega-Sena, sorteada nesta quinta-feira (24) e levou o prêmio principal, acumulado em mais de R$ 25 milhões; dezenas sorteadas no concurso 2855: 12, 16, 24, 31, 51 e 55
✝🎥 Morre Lúcia Alves, atriz de “O Cravo e a Rosa”, aos 76 anos; artista foi internada em estado grave em um hospital no Rio de Janeiro, enquanto estava fazendo um tratamento para câncer de pâncreas; Lúcia começou sua carreira nas telinhas na novela “Enquanto Houver Estrelas”, da TV Tupi, em 1969; em sua trajetória, passou por títulos na telinha como “Ti Ti Ti” (1985), “Mulher” (1998), “O Cravo e a Rosa” (2000) e “Sob Nova Direção” (2004-2007); nas telonas, esteve no elenco de “Lua Cheia” (1989) e “Bendito Fruto “(2004)
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
📲 WhatsApp cria nova ferramenta para proteger conversas de vazamentos; na quarta-feira (23), a empresa anunciou a “Privacidade Avançada das Conversas”; lançamento acontecerá de forma gradual e deve abarcar todos os usuários nos próximos meses
🦁👥 Marcas de mordida revelam encontro de gladiador com leão na antiga Britânia; descoberta ilustra como os espetáculos de gladiadores, que incluíam animais selvagens, não se limitavam às principais cidades do império, mas se estendiam a províncias distantes
🦡 A vida secreta dos pangolins: os pangolins têm duas famas: primeiro, são os únicos mamíferos com escamas do mundo e, segundo, são um dos animais mais traficados globalmente; tirando isso, a maioria das pessoas sabe muito pouco sobre eles, mas o novo documentário da Netflix “Pangolim: A Viagem de Kulu” espera mudar isso
🇵🇰🚀 Astronauta paquistanês será o primeiro estrangeiro na estação espacial chinesa; profissional ainda não foi escolhido, mas acordo reforça relação entre os dois países
ESPORTES
⚽ Taça Libertadores
Fase de Grupos, 3ª rodada:
Bolivar (Bol) 2×3 Palmeiras (Bra)
Central Córdoba (Arg) 2×1 Deportivo Tachira (Ven)
Bahia (Bra) 1×0 Atlético Nacional (Col)
Cerro Porteño (Par) 2×2 Sporting Cristal (Per)
Copa Sul-Americana
Fase de Grupos, 3ª rodada:
Corinthians (Bra) 1×0 Racing Montevideo (Uru)
Godoy Cruz (Arg) 2×2 Grêmio (Bra)
Palestino (Chi) 2×1 Cruzeiro (Bra)
⚽ Campeonato Brasileiro
Série B, 5ª rodada:
Novorizontino 2×1 Athletico-PR
⚽⚖ Pleno do STJD julga recursos dos clubes e reduz penas de Athletico e Coritiba em razão da confusão entre jogadores no Athletiba disputado no dia 25 de janeiro, pelo Campeonato Paranaense; todos os punidos terão de cumprir o restante da suspensão no Paranaense 2026
🏐 Bernardinho convoca 15 atletas para treinamentos visando a Liga das Nações 2025; seleção masculina de vôlei vai estrear na competição em 11 de junho, contra o Irã
🎾 João Fonseca vence na estreia do Madrid Open e avança à segunda rodada; tenista brasileiro venceu o dinamarquês na estreia do Masters 1000 da Espanha por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/2; João vai enfrentar Tommy Paul na próxima rodada
🎾 Bia Haddad vence de virada na estreia do Madrid Open e quebra sequência de nove derrotas; tenista brasileira derrota a americana Bernarda Pera por 2 sets a 1 e avança à terceira rodada do Masters 1000 de Madri, na Espanha
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇮🇹🕌 Mais de 200 mil pessoas são esperadas para funeral do papa Francisco; cerca de dois mil policiais locais estarão de plantão, acompanhados por milhares de outros agentes das forças de segurança nacionais
🇺🇦🇷🇺 Ataque da Rússia contra Kiev nesta quinta-feira (24) é o mais mortal desde julho de 2024; investidas ocorreram horas após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter acusado Volodymyr Zelensky de prejudicar negociações de paz em novo discurso contra o ucraniano
🇫🇷 Estudante mata uma pessoa e fere três em ataque com faca na França; suspeito foi contido e polícia diz que não há indicação de motivação terrorista
🇮🇳🇵🇰 Ataque mortal na Caxemira agrava tensões entre Índia e Paquistão; massacre de 26 turistas na região disputada do Himalaia provoca crise diplomática entre as potências nucleares
🇨🇳 China diz ter monitorado navio de guerra dos EUA no Estreito de Taiwan; em comunicado oficial, Forças Armadas afirmaram que ação americana foi ato de “propaganda pública”
🇺🇸🔥 Incêndio florestal em Nova Jersey pode se tornar o maior do estado; segundo autoridades locais, já foram atingidos 4,7 mil hectares
🇻🇪🇦🇷 Asilados na Embaixada argentina em Caracas pedem a Lula e Milei que exijam salvos-condutos; os cinco opositores à ditadura de Nicolás Maduro asilados na Embaixada da Argentina em Caracas, custodiada pelo Brasil, pediram mais uma vez aos governos de Lula da Silva e Javier Milei que “exijam e pressionem” pela emissão de salvo-condutos para sua saída da Venezuela, 400 dias após terem entrado no local
🇵🇾 Paraguai designa Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista; o governo do país sul-americano anunciou nesta quinta-feira (24) que passou a designar a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã como uma organização terrorista, bem como estendeu essa classificação para todas as estruturas do Hamas e do Hezbollah
🇪🇨 Órgão eleitoral do Equador rejeita pedido da oposição para recontagem de votos; o plenário do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, órgão que realiza as eleições no país, rejeitou nesta quinta-feira (24) um pedido do partido Revolução Cidadã (RC) para que fossem recontados os votos do segundo turno do pleito presidencial no país
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1792: “La Marseillaise” (hino nacional francês) é composta por Claude Joseph Rouget de Lisle
-1859: Início da construção do Canal de Suez, no Egito
-1931: Fundação da empresa automobilística Porsche
-1945: Cinquenta nações se reúnem em São Francisco, na Califórnia (EUA), para iniciar a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional
-1956: Fundação da Usiminas, uma empresa brasileira do setor siderúrgico
-1960: O submarino da Marinha dos Estados Unidos USS Triton completa a primeira circunavegação submersa do globo
-1961: Concedida a patente do circuito integrado para Robert Noyce, um físico estadunidense
-1980: Cento e quarenta e seis pessoas morrem quando o voo Dan-Air 1008 cai perto do aeroporto de Los Rodeos, em Tenerife, Ilhas Canárias
-1982: Acordos de Camp David: Israel devolve ao Egito o controle da península de Sinai após 15 anos de ocupação
-2015: Aproximadamente 9.100 pessoas morrem após um terremoto de magnitude 7,8 graus atingir o Nepal
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂It@m@r🙋🏻♂ S∴F∴U∴
Bom dia !
25-04 | XP News
Bom dia,
🟢 Mercados em alta às 5h45 de Brasília: S&P +0.44%, Dow Jones +0.05%, Nasdaq +0.47% e o índice europeu STOXX 600 +0.37%.
🟢 BLOOMBERG: O governo chinês considera suspender sua tarifa de 125% sobre alguns produtos importados dos EUA devido ao aumento de custos, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.
🟢 UM GESTO DA CHINA: As autoridades analisam a remoção das taxas adicionais para equipamentos médicos e alguns produtos químicos industriais, como o etano, e discutem a isenção da tarifa para arrendamentos de aeronaves.
👉 COMENTÁRIO: O mercado segue atento às sinalizações de que China e EUA possam moderar suas tarifas e caminhar para um acordo. Mas, até agora, tudo são rumores — nada oficial ou institucional. Esta semana, Trump falou em avanço com a China, que por sua vez negou qualquer negociação concreta. O foco segue total nesse tema.
🥇 SINAIS DO OURO: Os preços do ouro se estabilizaram na sexta-feira, com os investidores mantendo uma perspectiva otimista e monitorando de perto as negociações comerciais entre EUA e China. O ouro à vista permanecia estável em US$ 3.348 a onça às 02h50 GMT. Os contratos futuros de ouro nos EUA subiam 0,3%, para US$ 3.359.
🇺🇸 TAXA REFERÊNCIA: O rendimento do título de 10 anos caiu 8 pontos-base, para 4,307%, enquanto o rendimento do título de 2 anos caiu 7 pontos-base, para 3,789%.
✔ Beth Hammack, presidente do Fed de Cleveland, afirmou à CNBC que um corte de juros já em junho poderia ser possível, desde que haja dados claros e convincentes até lá.
✔ Christopher Waller, diretor do Fed, disse à Bloomberg que apoiaria cortes nas taxas se as tarifas começarem a pesar sobre o mercado de trabalho, especialmente se houver aumento na taxa de desemprego.
🇧🇷 MACRO BRASIL: Em mais um dia de falas mais brandas (“dovish”) de diretores do BCB, a taxa de 10 anos caiu 22 bps, a 14,05%, enquanto a NTN-B longa recuou 9 bps, pagando inflação + 7,36%. O real apreciou 0,5%, a R$ 5,69
🚨 O Globo – Fernando Collor é preso em Alagoas
Segundo a defesa, o ex-presidente foi preso às 4h de hoje, quando se preparava para viajar a Brasília, onde se entregaria à PF. Ele está custodiado na superintendência da PF em Maceió. A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na noite de ontem.
G1 – STF julga nesta sexta se mantém ordem de Moraes para prender Collor
O ministro rejeitou ontem os últimos recursos do ex-presidente em condenação por corrupção e lavagem de dinheiro. A análise do plenário vai até 23h59 de hoje. Enquanto isso, a a ordem de prisão segue em vigor.
Estadão – Fraude no INSS: Governo suspende descontos de aposentadorias e diz que valores serão restituídos
Ministro da CGU Vinicius Carvalho diz que haverá restituição de uma parcela na próxima folha de pagamento de aposentados, mas que não há prazo para o ressarcimento retroativo e integral. Haverá análise caso a caso, para separar o que foi feito com ou sem consentimento dos aposentados e pensionistas.
CNN – Tebet: Relatório de receitas e despesas de maio pode ter bloqueio
Segundo a ministra, um possível congelamento de verbas está relacionado ao comportamento das despesas obrigatórias, como aposentadorias e repasses constitucionais. Ela também não descartou a possibilidade de bloqueio.
Valor – AL e GO tiveram maiores altas nas despesas correntes no 1º bimestre de 2025, diz Tesouro
Alagoas apresentou crescimento de 59%, e Goiás registrou avanço de 26% frente ao mesmo período de 2024. Todos os Estados tiveram elevação em suas despesas correntes.
Folha – Decisões futuras de juros pelo BC estão em aberto diante de cenário incerto, diz diretor Picchetti
O diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos apontou dados que ainda não mostram tendências claras, o que dificulta as análises do BC, citando dúvidas sobre taxas de inadimplência e sobre a evolução da atividade.
Valor – Hugo Motta ignora pressão do PL e adia votação de urgência para o PL da Anistia
Com aval da maioria dos líderes partidários, o presidente da Câmara determinou o adiamento. A oposição declarou que obstruirá as sessões do plenário e das comissões a partir da próxima semana.
G1 – Lula nomeia e dá posse a Frederico Siqueira como novo ministro das Comunicações
Siqueira presidia a Telebras e foi indicado para a pasta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Folha – Governo deve ampliar ressarcimento a geradoras de energia em acordo sobre cortes de renováveis
Plano de trabalho sobre o tema prevê reavaliação de regras que causam divergências com o setor. Os cortes acontecem porque a geração de energia é superior à demanda e à capacidade das linhas de transmissão.
Folha – Governo quer trocar R$ 2,7 bi em dívidas anuais da saúde privada por exames e cirurgias no SUS
O governo estuda permitir que empresas privadas de saúde abatam dívidas fiscais em troca da realização de exames e cirurgias para pacientes do SUS. A ideia é que os procedimentos sejam feitos em clínicas e hospitais particulares para reduzir a fila de espera do sistema público.