Por: Eduarda Cerqueira/AP
Na última quarta-feira (23), foi realizada mais uma edição da tradicional Procissão Binacional em homenagem a São Jorge, organizada pelo Ilê Afro-Umbandista Xangô e Iansã, sob a liderança da Mãe Ana de Xangô. O evento, que ocorre há 19 anos em Sant’Ana do Livramento e Rivera, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Brigada Militar, agentes de trânsito, além da colaboração da cultura e guardas de trânsito do município uruguaio.
Em entrevista ao Jornal A Plateia, Mãe Ana destacou a importância da celebração e a profundidade de sua fé em São Jorge. “Minha fé em São Jorge é inexplicável, muito significativa. Os orixás e caboclos fazem parte da minha vida. A minha vida é deles”, afirmou.
A imagem de São Jorge permaneceu durante todo o dia na Praça General Osório, onde fiéis prestaram homenagens e realizaram orações. Às 19h, teve início a procissão, que percorreu a Rua dos Andradas, seguiu pela Avenida Sarandí em Rivera, e retornou pela Avenida Ituzaingó, encerrando-se na Praça Internacional, em frente às bandeiras dos dois países. No local, foram feitas mais homenagens ao santo guerreiro. Nesta sexta-feira (25), será realizada uma sessão festiva no Ilê, localizado na Rua General Neto, nº 729, dando continuidade às celebrações.
São Jorge é conhecido por sua lendária luta contra o dragão — metáfora que simboliza a eterna batalha entre o bem e o mal — e é reverenciado como símbolo de coragem e fé. Em muitas regiões, especialmente no Brasil, sua figura é associada ao orixá Ogum, entidade da religião afro-brasileira que também representa o guerreiro e protetor.