qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Resenha: Propriedade Intelectual e Direito dos Agricultores às Sementes Próprias

Foto: Divulgação

Resenha: Propriedade Intelectual e Direito dos Agricultores às Sementes Próprias

O livro “Propriedade Intelectual e Direito dos Agricultores às Sementes Próprias”, fruto de quatro anos de pesquisa, é uma análise aprofundada sobre a tensão entre a propriedade intelectual e os direitos dos agricultores ao uso de sementes próprias. A obra, conduzida pelos pesquisadores Néri Perin e Charlene Ávila, examina os impactos jurídicos, econômicos e sociais da crescente regulamentação sobre sementes e sua relação com a soberania alimentar.

Temas centrais

Os autores discutem como a biotecnologia e as normas internacionais moldaram um novo cenário, onde grandes corporações detêm controle sobre variedades vegetais, dificultando a prática tradicional de guardar e trocar sementes. A obra analisa a influência de tratados como a Convenção da UPOV e o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA), contrastando a proteção dos direitos de melhoristas vegetais com a necessidade de preservar o direito dos agricultores.

Contribuições dos autores

Néri Perin e Charlene Ávila destacam que “o cerceamento do direito ao uso das sementes próprias impacta diretamente a soberania alimentar do Brasil”. A pesquisa evidencia que a concentração do mercado de sementes nas mãos de poucas empresas limita a biodiversidade e cria dependência dos agricultores.

Além da crítica ao modelo atual, os autores propõem alternativas, como o incentivo a modelos de licenciamento mais flexíveis e a implementação de políticas públicas que garantam maior autonomia aos agricultores.

Conclusão

A obra, resultado de quatro anos de dedicação dos autores, é uma leitura essencial para pesquisadores, juristas, agricultores e formuladores de políticas públicas. Com base em uma análise detalhada e comparativa, Perin e Ávila apresentam um argumento sólido sobre a necessidade de equilibrar inovação e direitos dos agricultores, garantindo um futuro sustentável para a agricultura.

Sobre os autores

Charlene de Ávila – Advogada. Mestre em Direito. Consultora Jurídica em propriedade intelectual na agricultura de Neri Perin Advogados Associados – Brasília-DF

Néri Perin – Advogado Agrarista especialista em Direito Tributário e em Direito Processual Civil pela UFP. Diretor Administrativo da Néri Perin Advogados Associados – Brasília- DF.

Na estrada sobre duas rodas

Marcelo Moura Ibaldo (44) e Mateus Peluffo Ibaldo (10) contam a história do amor por motos passando de pai para filho