Na seguda-feira (14), uma manifestação organizada pelos vereadores e os usuários do transporte público reuniu dezenas de pessoas no terminal de ônibus localizado na Avenida Tamandaré, em Sant’Ana do Livramento. O protesto teve início às 17h e contou com a presença dos vereadores Rafael Castro(PSB), Juliana Lemos(PT), Dagberto Reis(PT), Sargento doze (Podemos) e Eva Coelho (PL).
Durante o ato, os manifestantes recolheram assinaturas para um documento que foi encaminhado à Defensoria Pública do município, através de uma caminhada que partiu da manifestação. De acordo com o vereador Rafael Castro(PSB), o material inclui provas como fotos e vídeos que denunciam a situação precária do transporte público na cidade. Segundo ele, o objetivo é buscar apoio jurídico para contestar o recente aumento da tarifa.
A motivação para o protesto foi o decreto publicado pela Prefeitura Municipal que estabelece o reajuste da passagem de ônibus para R$ 4,75 a partir do dia 3 de maio DE 2025 — um acréscimo de R$ 0,50 em relação ao valor atual.
Durante a manifestação, os vereadores utilizaram o microfone para se posicionar contra o aumento. Rafael Castro conduziu um momento de interação com o público, puxando o grito: “Mãos ao alto, passagem nesse valor é um assalto!”. Já o vereador Dagberto Reis (PT) foi direto em sua crítica à prefeita Ana Tarouco, afirmando: “Não adianta colocar a culpa nos outros. A grande culpada é a Ana Tarouco. Essa prefeita nunca pensou em um transporte digno. Isso não acontece em Livramento.”
A manifestação seguiu de forma pacífica e contou com apoio de diversos cidadãos que se mostraram insatisfeitos com a qualidade do serviço prestado e com o reajuste tarifário.


Banrisul no South Summit 2025
Banrisul no South Summit 2025: inovação com propósito humano e investimentos na reconstrução do RS