sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Resumo de sexta-feira – 11/04/2025

Germano Rigotto Foto: Cedida

Edição de Chico Bruno

 

Manchetes dos jornais

 

CORREIO BRAZILIENSE – Bombas para conter avanço de indígenas

 

O GLOBO – Tarifaço já afeta empresas, Bolsas caem, e Trump vê ‘custo de transição’

 

O ESTADO DE S. PAULO – Peso de tarifas assombra Bolsas; taxa da China chegará a 145%

 

Valor Econômico – Escalada na guerra comercial entre EUA e China volta a derrubar mercados globais

 

FOLHA DE S. PAULO – Tarcísio mantem avaliação positiva, mas reprovação dobra, aponta Datafolha

 

Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes

 

Contidos com gases – Um grupo de indígenas que tentou ultrapassar o limite de segurança em frente ao Congresso Nacional foi contido com o uso de bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela polícia legislativa. O tumulto ocorreu por volta das 18h30 de ontem, ao final da marcha realizada pelos membros do Acampamento Terra Livre. Por causa da confusão, o Eixo Monumental ficou interditado nos dois sentidos. Segundo os responsáveis pela segurança no Legislativo, ninguém foi detido. Mais cedo, povos originários do Brasil e de mais 15 países reforçaram a necessidade de terem mais protagonismo na COP-30, em Belém, pois eles desempenham um papel fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas. A marcha realizada na Esplanada teve como lema “A resposta somos nós”.

 

Escalada da incerteza – Após um dia de alívio na véspera, as bolsas internacionais voltaram a reagir negativamente aos movimentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio à guerra comercial com a China que se intensifica a cada sessão. A mudança no sinal das bolsas (caíram nos EUA e no Brasil, mas subiram na UE e na Asia) e do dólar, que voltou a subir no Brasil, ocorreu em meio ao fato de a Casa Branca corrigir o aumento das tarifas sobre as importações de produtos chineses, de 125% para 145%, adicionando 20% da taxa aplicada antes das chamadas “tarifas recíprocas”, desde o último dia 2 de abril. No início do mandato, Trump havia mencionado que aplicaria tarifas de 10% sobre as importações da China, com a alegação de que o governo de Pequim favorecia a imigração ilegal e entrada de fentanil nos EUA. Após o anúncio da nova taxa, a China manteve as tarifas retaliatórias de 84% sobre os produtos norte-americanos, implementadas na quarta-feira, e não dá sinais de recuo, a exemplo dos EUA.

 

Tarcísio no Datafolha – Tarcísio de Freitas (Republicanos) manteve a aprovação de seu governo entre os eleitores de São Paulo no mesmo patamar do começo do mandato, mas viu seu índice de reprovação dobrar em dois anos, mostra pesquisa Datafolha. Consideram a gestão do governador paulista ótima ou boa 41% dos entrevistados. Outros 33% a avaliam como regular, 22%, como ruim ou péssima, e 4% dizem não saber. O levantamento ouviu 1.500 pessoas em 81 municípios do estado de 1 a 3 de abril, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de aprovação em abril de 2023 era de 44%, o que mostra um cenário de estabilidade dentro da margem de erro. Já a reprovação na época era metade da atual: 11%. Outros 39% viam a gestão como regular, e 6% afirmavam não saber. O novo patamar de avaliação negativa ocorre em meio ao engajamento de Tarcísio na ofensiva de seu padrinho político, Jair Bolsonaro (PL), por anistia pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O seu governo também passou por uma série de crises na área da segurança pública. O Datafolha mostra ainda que se eleição fosse hoje, Tarcísio venceria com vantagem confortável contra os rivais, entre eles Geraldo Alckmin (PSB) e Pablo Marçal (PRTB). 58% acham que Tarcísio deveria disputar reeleição em SP.

 

Novo ministro – Depois de uma reunião no Palácio da Alvorada ontem à noite, o governo anunciou que o líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (União Brasil MA), será o novo ministro das Comunicações. Ele substituirá Juscelino Filho, que se demitiu na última terça-feira depois de ser denunciado pela Procurado ria-Geral da República (PGR) por corrupção envolvendo emendas parlamentares. O nome de Pedro Lucas já cirulava desde terça e era visto com bons olhos pelo Planalto, mas com o presidente Luiz Iná cio Lula da Silva fora do país — estava em Honduras para participar da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) —, a definição ficou para a quinta, quando o petista retornou ao país. Antes do anúncio do novo ministro, o petista se reuniu com Pedro Lucas, com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e com o ex-ministro Juscelino Filho.

 

Quem é o ministro – Aos 45 anos, Pedro Lucas Fernandes está em seu segundo mandato como deputado federal. Nascido em São Luís (MA), o político é administrador e filho de Pedro Fernandes, atual prefeito de Arame (MA). Também foi vereador de 2012 a 2019. O parlamentar integrou a comitiva de Lula na viagem de uma semana ao Japão e ao Vietnã em março. O grupo também teve os presidentes da Câmara, Hu go Motta (Republicanos-PB); do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); Lira e o ex-presidente do Se nado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Pedro Lucas tem a simpatia do Executivo por ser da ala mais alinhada ao governo do União Brasil. Também é aliado do ex-ministro da Justiça e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, relator do processo de Juscelino Filho no STF.

 

Briga com Jefferson – Novo titular do Ministério das Comunicações, o deputado federal Pedro Lucas chegou ao União Brasil após ser pivô de uma crise com o ex-deputado federal Roberto Jefferson e é aliado de primeira hora do presidente da sigla, Antônio Rueda. No primeiro mandato como deputado, foi líder do PTB entre 2019 e 2021, até ser afastado por Roberto Jefferson após votar a favor da prisão do deputado federal Daniel Silveira, que também era filiado à sigla.

 

O governo, a anistia e o União – A ida do líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), para o Ministério de Comunicações, é um sinal de que o governo investe para manter o partido na órbita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Seja para os projetos de interesse do governo no Congresso, seja para modular a proposta de anistia, quando o texto chegar para análise em plenário; ou seja, para o projeto reeleitoral de Lula, algo que não foi colocado sobre a mesa nesta conversa. Quanto à anistia aos acusados pelo 8 de Janeiro, o tema está em discussão nos partidos. Até a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, considera que talvez deva ser discutido, mas não de forma ampla, geral e irrestrita como desejam os bolsonaristas. Uma ideia em curso no meio governista é a de que Lula promova um indulto àqueles que serviram de massa de manobra, no dia do quebra-quebra. Porém, nada está fechado. A avaliação é de que, passada a Páscoa, o Congresso terá ainda até o fim de abril para decidir o que fazer com essa proposta — que está muito próxima de atingir as 257 assinaturas necessárias para apresentação do pedido de urgência

 

Unidos por voz na COP30 – O Acampamento Terra Livre (ATL), que termina hoje, está em sua 21ª edição. O tema da marcha deste ano é “A resposta somos nós”. Segundo os indígenas, o objetivo é mostrar ao governo e à sociedade a necessidade de agir contra a crise climática. Eles reivindicam o fim da era dos combustíveis fósseis, uma transição energética justa e o reconhecimento da importância dos povos originários e dos territórios tradicionais para a preservação da natureza. No ATL, ontem, indígenas do Brasil e de mais 15 países reforçaram a importância da participação dos povos originários na 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém (PA).

 

Vai dar “No Show” – Algumas delegações europeias enfrentam problemas para vir à COP30 por causa dos custos de hospedagem, alimentação etc. Muitos países têm diárias limitadas e fizeram chegar ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que os preços pedidos em Belém estão absurdos. Em alguns casos, empresários estão comprando apartamentos, porque está mais barato do que pagar R$ 1 milhão pelos 11 dias de evento.

 

Derrite escolhe o “Dia da Vitória” – O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, escolheu o dia 8 de maio para seu ingresso no Progressistas. O dia em que ele sai do PL e assina a ficha no PP não foi obra do acaso. É justamente a data em que, no ano de 1945, a Alemanha nazista se rendeu, encerrando a Segunda Guerra Mundial. É considerado o Dia da Vitória, da democracia e da liberdade.

 

Solidários – Servidores, colegas e aliados partidários estão fazendo uma escala para acompanhar Glauber Braga (PSol-RJ) em sua greve de fome na Câmara dos Deputados. A intenção é “sempre ter alguém com ele”. Na manhã de ontem, a lista estava completa até domingo, mas ainda não tinha sido fechada. O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), visitará o colega no fim de semana.

 

Eles já sabiam – A recusa da influencer Deolane Bezerra em receber passagem e hospedagem do Senado para depor na CPI das Bets deixou os senadores com a certeza de que ela não viria a Brasília. Aliás, desde que os alvos e testemunhas de CPIs começaram a recorrer a habeas corpus para não falar nada em seus depoimentos, as CPIs perderam força.

 

“A voz potente” – Os advogados que atuam no setor de bets chamam a atenção para a necessidade de um olhar mais atento ao comportamento dos cidadãos. “O caso Deolane mostra que o debate sobre apostas saiu dos gabinetes e chegou na boca do povo. Ela representa quem joga, quem aposta e vive isso no dia a dia. Não dá mais para discutir esse tema só entre especialistas ou políticos. Se a gente quer entender, de verdade, o impacto das bets no Brasil, precisa ouvir quem fala com a massa. E nisso, gostem ou não, ela é uma voz potente. É assim que a gente traz legitimidade para o debate e constrói uma regulação que faça sentido para realidade do país”, explica o advogado especialista em bets Ticiano Gadêlha.

 

Parceiros – Enquanto estava com o presidente da Latam, Jerome Cadier, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, fez uma chamada de vídeo para a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a fim de anunciar a rota Recife-Petrolina. “Silvinho, ninguém faz nada sozinho”, disse Raquel, agradecendo a parceria.

 

Aí tem – A chamada de vídeo, com direito a publicação nas redes sociais do ministro e da governadora, foi vista por políticos em Pernambuco como um ensaio rumo a 2026. Pré-candidato ao Senado, o ministro é do Republicanos e deve apoiar Lula. Se na chapa de João Campos (PSB) ao governo estadual não couber o Republicanos, muita gente aposta que a parceria de hoje com a governadora irá se estender à eleição.

 

Chamou de volta – Durante a reunião da Comissão Mista do Orçamento, o relator Isnaldo Bulhões brincou olhando o senador Eduardo Gomes (PL-TO). “Tenho esperança de tê-lo ainda nas fileiras emedebistas”, disse, rindo. Aliás, foi a primeira sessão da CMO e começou atrasada devido ao quórum, que demorou a ser atingido. Quinta-feira era quase feriado, uma vez que na próxima semana a obrigatoriedade do voto presencial será dispensada.

 

“Pop corn and ice cream” – Depois da fala do ex-presidente Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, em inglês sobre vendedores de pipoca e sorvete presos pelo 8 de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aproveitou o embalo para surfar em suas redes, com a mensagem “30 dias de Ministério da Saúde, não teve pop corn, não teve ice cream, mas teve muito trabalho”.

 

Votos para absolver golpistas – Os ministros André Mendonça e Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriram divergência nos processos que correm na Corte sobre 17 réus acusados de participarem dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — que culminaram na depredação dos prédios dos Três Poderes. Eles se posicionaram pela absolvição do grupo. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte desde a se mana passada e terminará hoje. Até agora, dos sete votos inseridos, cinco são pela condenação. Os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Dias Toffoli acompanharam o relator do caso, Alexandre de Moraes, na decisão de condenar os extremistas. As penas sugeridas pelo relator são um ano de reclusão, com prestação de serviços à comunidade, realização de curso sobre Estado e democracia, proibição do uso de redes sociais, aplicação de multa, suspensão do passaporte e revogação do pedido ou porte de arma.

 

STF forma maioria para manter indenização de Eduardo Bolsonaro a jornalista da Folha – O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quinta-feira (10) para negar recurso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e manter a decisão que o condenou a pagar indenização por danos morais à jornalista da Folha Patrícia Campos Mello. A análise acontece em plenário virtual —ambiente remoto no qual os ministros depositam votos e não há espaço para debates—, em sessão aberta na última sexta (4). O julgamento termina nesta sexta-feira (11). Até o momento, prevalece o entendimento do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, segundo o qual o recurso do parlamentar, licenciado e atualmente nos EUA, não pode ser admitido por não apresentar justificativas suficientes para a revisão da decisão anterior. Ele foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Flávio Dino. Faltam os votos de Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luiz Fux, e Kassio Nunes Marques.A análise do caso foi retomada com o voto do ministro André Mendonça, que havia pedido vista. Ele abriu divergência e, em entendimento no qual está isolado até o momento, disse considerar que as declarações de Eduardo sob análise estão amparadas pela imunidade parlamentar.

 

Visita a Braga Netto na prisão – O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou a visita de 24 parlamentares ao general Braga Netto na prisão. De acordo com a decisão, eles deverão respeitar as normas da 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar do Rio de Janeiro, local onde o ex-ministro de Jair Bolsonaro está detido desde 14 de dezembro do ano passado por suspeita de interferência na investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado. O militar também virou réu no Supremo por participação no esquema criminoso. O pedido para as visitas foi enviado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante. Outros 22 parlamentares também receberam autorizações.

 

Glauber Braga passa a noite na Câmara – O deputado Glauber Braga (PSol-RJ) dormiu pelo segundo dia consecutivo no plenário 5 da Câmara, onde são realizadas as reuniões do Conselho de Ética da Casa. Ele também deu início a uma greve de fome em protesto contra a decisão do colegiado de cassar seu mandato — a punição foi aprovada na quarta-feira, por 13 votos a 5. Braga foi acusado pelo Partido Novo de ter agredido com chutes o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, durante uma discussão em abril de 2024. Glauber Braga pode manter o mandato até o fim do caso. Cabe ainda recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se ele sair novamente derrotado nessa fase, a última decisão é do plenário. São necessários 257 votos para cassar o mandato dele. É a segunda vez que o Conselho de Ética aprova a cassação de um deputado nesta legislatura. A primeira ocorreu com Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), no ano passado.

 

Lula sanciona Lei Orçamentária deste ano – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, com dois vetos, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O primeiro veto, de R$ 40,2 milhões ao Ministério do Transportes, foi sobre mudanças feitas pelo Congresso que colocavam dinheiro em obras com locais específicos, usando despesas discricionárias do Poder Executivo. Na justificativa, o governo aponta que a inclusão “contraria o interesse público”. O presidente vetou ainda R$ 2,97 bilhões em despesas financeiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que seriam destinados a financiamentos com retorno. A justificativa é de que a legislação estabelece que os empréstimos feitos com recursos do FNDCT não podem passar de 50% do total previsto no orçamento do fundo.

 

Fux libera caso Débora para julgamento – O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), concluiu nesta quinta-feira (10) a análise do caso de Débora Rodrigues do Santos e devolveu o processo para análise da Primeira Turma. Os ministros retomam o julgamento em sessão virtual que começa em 25 de abril. O ministro-relator Alexandre de Moraes votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão, e o ministro Flávio Dino o acompanhou. Faltam os votos de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

 

Padrinhos revelados – Alvo de uma queda de braço no ano passado entre Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF), as emendas de comissão tiveram como principais beneficiados os então presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Somados, os dois indicaram R$ 460 milhões a seus redutos eleitorais em 2024, concentrando a maior fatia dos recursos na cúpula do Legislativo. O deputado foi quem destinou a maior cifra, com R$ 250 milhões, seis vezes mais do que cada um dos seus colegas da Câmara têm direito a indicar via emendas individuais (R$ 37,5 milhões). Os recursos foram todos para Alagoas. Já Pacheco enviou R$ 215 milhões para Minas, valor três vezes maior que o dos demais senadores individualmente (R$ 69,3 milhões). A falta de transparência sobre os reais padrinhos desses recursos foi o que motivou a decisão do ministro Flávio Dino, do STF, de suspender os pagamentos, em agosto de 2024. Entre as exigências impostas pela Corte para liberar as verbas estava a apresentação dos autores dessa indicações, que antes eram atribuídas apenas às comissões. A divulgação dos padrinhos das emendas ocorreu na última semana, após as comissões da Câmara e do Senado serem reinstaladas e ratificarem as indicações feitas no ano passado. Dessa vez, com o nome dos parlamentares beneficiados.

 

‘Não pode é anistiar quem tentou o golpe’ – Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais, afirmou que o governo pode debater a redução de penas para envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, mas rejeita anistiar líderes do golpe, como Jair Bolsonaro. Ela expressa confiança no presidente da Câmara, Hugo Motta, para evitar a votação do projeto atual, que, segundo ela, é amplo demais e pode beneficiar supostos arquitetos do golpe. A oposição diz que tem o apoio de 251 deputados para pedir urgência.

 

Aonde a vaca vai, o boi vai atrás – O processo de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) deve acabar arrastando para o julgamento final o caso de perda de mandato do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), preso sob acusação de mandar matar a ex-vereadora Marielle Franco. A cassação foi aprovada no colégio em agosto de 2024, e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), não deu nenhuma indicação de quando pretende colocar o parecer em plenário. Aliados do presidente avaliam que, se um dos casos for levado à votação da maioria da Câmara, o outro também deve ser agendado, em breve, na tentativa de minimizar a investida política.

 

PF aponta os tentáculos do Rei do Lixo – Acusado pela Polícia Federal (PF) de fraudar licitações, o grupo do chamado “rei do lixo” teria desviado recursos públicos de emendas parlamentares em pelo menos quatro estados, segundo investigações. Na decisão que autoriza a deflagração de uma nova fase da Operação Overclean, o ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques disse que as investigações encontraram indícios dos crimes em municípios da Bahia, Tocantins, Goiás e Rio de Janeiro. O andamento das investigações também identificou a participação de integrantes da suposta organização criminosa na liberação de convênios com o Ministério da Integração Regional e o Ministério da Agricultura, passo necessário para o repasse dos recursos das emendas aos estados e municípios. A decisão de Nunes Marques não detalha o período em que ocorreu essa influência nas pastas.

 

Hugo Motta quer Lula e STF em acordo para reduzir penas do 8/1 – O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), procurou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de construir um acordo para revisão das das penas dos condenados pelo 8/1, com o intuito de pacificar o País. Segundo apurou a Coluna do Estadão, o deputado já conversou com pelo menos cinco ministros da Corte: Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Além disso, na viagem ao Japão, teve tempo de abordar o assunto com Lula, que teria apenas ouvido a proposta. Procurado, Motta não comentou. Lideranças partidárias que têm amplo diálogo com o presidente da Câmara dizem que ele costuma agir “em silêncio” e, quando é indagado sobre temas ainda em construção, adota uma máxima: “primeiro a gente constrói o fato, depois noticia”.

 

‘Não nos interessa redução de pena, mas anistia – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira, 10, que não está interessado na redução de penas dos presos do 8 de Janeiro, mas sim uma anistia “ampla, geral e irrestrita”. Ele disse ter havido um “ponto de inflexão” na articulação pela anistia com o voto do ministro Luiz Fux no julgamento que o tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Na sessão, Fux falou da possibilidade de as penas serem reduzidas. A declaração do ex-presidente foi dada durante um almoço fechado em evento organizado por um grupo de advogados de direita, em Brasília. O evento foi marcado por ataques à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Judiciário. “Agora, tivemos um ponto de inflexão. Enchendo a bola da minha esposa aqui, que falou muito bem na Paulista, dirigindo-se ao ministro Fux. Ali, no meu entender, foi uma fissura que apareceu. Um outro lado que parecia impossível. A modulação não nos interessa. Redução de penas não nos interessa. O que nos interessa, sim, é anistia ampla, geral e irrestrita”, afirmou Bolsonaro aos convidados.

Na minha agenda

Na quarta-feira participei, representando o Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da FIESP, de uma reunião que foi organizada pelos Conselhos Superiores, de Economia e do Trabalhoda FIESP para debater a “ Crise da Previdência “
Foram palestrantes os Professores, Paulo Tafner e Hélio Zylberstain
Ficou claro que temos pouco tempo para enfrentarmos o “rombo” do sistema que em 2024 chegou a R$ 326 bilhões, e que, se nada for feito, poderá chegar em 2100 ao absurdo de R$ 25,5 trilhões
O envelhecimento da população, e o aumento da informalidade, só aumentam o desafio para salvarmos o Regime Previdenciário
Debate envolvendo a sociedade tem que crescer.

 

🇧🇷RESUMO-02☀☀☀
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3065
Dia 11 de Abril de 2025, Sexta-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Escola de Samba
Dia do Infectologista
Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 16° Máx 23° (Curitiba-PR)
💵 Dólar Com ⬆ 0,92% R$ 5,89
💶 Euro ⬆ 3,34% R$ 6,60
📊 Ibovespa ⬇ 1,13% 126.354 pts
🪙 Bitcoin ⬇ 2,77% R$ 472.048,00
💲IPCA ⬆ 1,31% Fevereiro de 2025
💲SELIC ⬆ 14,25% 19 de Março de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆ R$ 608,27

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷 Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália; Japão saiu da lista de países que exigem visto de cidadãos brasileiros; de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a decisão do governo brasileiro foi tomada em maio de 2023 em respeito ao princípio da reciprocidade

🇧🇷✍🏼 Lula sanciona Orçamento de 2025 com superávit ‘inflado’, cortes no PAC e recorde de emendas; houve, ainda, cortes de R$ 7,7 bilhões no Bolsa Família, R$ 3,5 bilhões no programa de escola em tempo integral e R$ 2,5 bilhões na Lei Aldir Blanc de fomento à cultura para incorporar propostas da equipe econômica

🇧🇷🌨 Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autoriza o repasse de R$ 951 mil de ajuda humanitária para as famílias atingidas pelo temporal do fim de semana passado na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio; outros R$ 756 mil estão autorizados para a recuperação da cidade

🇧🇷👤 Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações; a decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (10), no Palácio da Alvorada

👤Prefeito de cidade baiana anuncia cancelamento do São João para investir em indústria; ao invés de realizar a tradicional festa de pré São João, o gestor municipal, Edifrâncio de Jesus Oliveira, afirmou que vai investir quase R$ 3 milhões na aquisição de um terreno para implantação de um Parque Industrial na cidade conhecida como a Capital do Requeijão

⚖ Moraes nega acesso a dados de geolocalização de Filipe Martins; segundo Ricardo Fernandes, um dos advogados do ex-assessor de Bolsonaro, Moraes autorizou, no fim de outubro de 2023, a derrubada do sigilo sobre dados de localização de celulares de Martins, no período de junho de 2022 a outubro de 2023; mas esses dados, segundo Fernandes, não estão disponíveis nos autos

⚖ Advocacia-Geral da União AGU oficia Google e Apple contra apps falsos sobre o Imposto de Renda; tais aplicativos surgem sempre no período de declaração do IRPF

⚖ Superior Tribunal de Justiça (STJ): relator vota para que tempo de amamentação reduza pena de presas; o ministro Sebastião Reis Júnior, do STJ, votou na quarta-feira (9) para que o tempo dedicado por uma presa a amamentar e cuidar de seu filho recém-nascido seja considerado um trabalho para fins de redução de pena

🚔 Polícia Federal faz operação contra desvios de dinheiro público destinado à saúde; foram emitidos 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia

🚔👥 Traficantes sequestram sete ônibus e usam como barricadas no Rio; os veículos foram atravessados em vias da cidade e usados como barricadas, como resposta às operações da Polícia Militar no Complexo do Chapadão, altura do bairro da Pavuna, e no Complexo da Maré, ambos na zona norte da capital fluminense

🌨 Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo; temporal causou alagamentos em várias cidades como Guarulhos e Santo André; a cidade do ABC Paulista registrou uma forte chuva de granizo

💲BNDES faz parceria para atender mais cooperativas com créditos; banco desembolsou R$ 37 bilhões em créditos para o setor em 2024

💲Correios anunciam aumento dos serviços postais a partir de abril; tarifas de envio nacional e internacional serão reajustadas em 4,39%, com correção baseada no IPCA

💵 Dólar volta a subir e fecha em R$ 5,89; bolsas despencam no Brasil e EUA; o comportamento da moeda americana tem sido afetado, principalmente, pela guerra comercial travada entre os EUA e a China

💰Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena 2.851 e prêmio vai a R$ 37 milhões para o sorteio do próximo sábado (12); dezenas sorteadas: 05, 06, 17, 37, 43 e 54

🎥 Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes; diretor Kleber Mendonça Filho já foi indicado duas vezes ao prêmio; o festival francês, um dos mais importantes do mundo, será realizado de 13 a 24 de maio, em Cannes, no litoral da França

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

🇦🇷🐧 Pinguim ferido retorna à natureza na Argentina após tratamento; pinguim-rei retornou ao seu habitat natural após meses em processo de reabilitação na cidade costeira de San Clemente del Tuyú, a 330 quilômetros de Buenos Aires; animal foi encontrado ferido com suspeita de ter sido mordido por cachorro

🌓 Missão no lado oculto da Lua revela informações sobre evolução do satélite; lado distante da Lua tem menos água do que a face que está voltada para a Terra

🎇 Luzes misteriosas após lançamentos espaciais intrigam observadores dos céus; espirais e “águas-vivas” luminosas nos céus após lançamentos de foguetes da SpaceX chamam atenção de milhões de pessoas na Europa e América do Norte

ESPORTES

⚽ Taça Libertadores
Fase de Grupos, 2ª rodada:
Internacional (Bra) 3×0 Atlético Nacional (Col)
Racing Club (Arg) 1×2 Bucaramanga (Col)
*Colo Colo (Chi) 0x0 Fortaleza
São Paulo (Bra) 2×2 Alianza Lima (Per)

⚽ Copa Sul-Americana
Fase de Grupos, 2ª rodada:
Defensa y Justicia (Arg) 0x0 Vitória (Bra)
Atlético-MG (Bra) 4×0 Deportes Iquique (Chi)
Fluminense (Bra) 5×0 San Jose (Bol)

⚽ Campeonato Brasileiro
Série B, 2ª rodada:
Athletico-PR 2×1 Criciúma
Cuiabá 2×2 Avaí

⚽👥 Colo-Colo x Fortaleza é cancelado após invasão e mortes de torcedores; do lado de fora do estádio, dois torcedores chilenos morreram; do lado de dentro, torcedores invadiram o campo e partida parou aos 24 minutos do segundo tempo

🏐 Sesi-Bauru vira sobre Fluminense no Maracanãzinho (3 sets a 1) e avança às semis da Superliga Feminina de Vôlei; Acosta e Kasiely definem reta final; equipe paulista enfrenta Praia Clube na briga pela decisão

🏀 União Corinthians vence São José por 77 a 76, na prorrogação, pelo NBB; jogo disputado aconteceu no ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul-RS

🏀 Caxias vira e vence o Mogi na prorrogação em confronto direto por vaga nos playoffs do NBB; gaúchos tiram dez pontos de desvantagem depois do intervalo, forçam a prorrogação e vencem por 82 a 75 em casa

🎾👥 Bia Haddad vence ao lado de Luisa Stefani, após perder no simples na estreia da Billie Jean King Cup; no primeiro dia da competição, brasileiras venceram dupla da República Tcheca por 2 sets a 1; já no individual, Haddad e Laura Pigossi perderam levando “pneus”

🏄🏼‍♂ Italo Ferreira, João Chianca, Miguel Pupo, Alejo e Yago avançam às oitavas; Filipe Toledo é eliminado; Samuel Pupo, Deivid Silva e Ian Gouveia também foram eliminados no Round 3 em Punta Roca, em El Salvador

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇻🇦 Papa Francisco faz aparição surpresa na Basílica de São Pedro, no Vaticano; em cadeira de rodas e com as cânulas nasais para suporte de oxigênio, o pontífice foi verificar pessoalmente os resultados de restaurações

🇺🇦🇷🇺 Zelensky acusa Rússia de recrutar soldados chineses “sistematicamente”; líder ucraniano revelou que inteligência do país identificou ao menos 155 cidadãos da China lutando por Moscou na Ucrânia

🇺🇸🇺🇦 EUA e Ucrânia iniciam conversa sobre acordo de minerais nesta sexta-feira (11); Presidente dos EUA, Donald Trump, busca medida como parte de um esforço para acabar com guerra entre Rússia e Ucrânia

🇷🇺🇬🇧 Rússia usa sensores para monitorar submarinos nucleares do Reino Unido; dispositivos são considerados parte de uma estratégia de Moscou para vigiar os submarinos da classe Vanguard, que são armados com mísseis nucleares, aumentando as preocupações sobre a segurança na região

🇮🇱🇵🇸 Escavadeiras de Israel trabalham em Gaza após fim do cessar-fogo; Exército israelense tem emitido ordens de retirada para palestinos que vivem no território, objetivo é criar uma “zona de segurança”

🇺🇸🇮🇷 Secretário de Estado americano, Marco Rubio, diz que negociações diretas entre EUA e Irã ocorrerão no sábado (12); as conversas entre o enviado especial dos EUA Steve Witkoff e um líder iraniano sênior estão programadas para ocorrer em Omã

🇺🇸🚁 Queda de helicóptero no rio Hudson nos EUA deixa seis mortos; autoridades no local da queda da aeronave, em Nova York, informaram que as seis pessoas que estavam a bordo, incluindo o piloto, morreram nesta quinta-feira (10); cinco pessoas eram turistas da Espanha

🇺🇸✈ Aviões colidem em solo nos EUA no mesmo aeroporto de acidente em janeiro; dois aviões da American Airlines bateram durante taxiamento no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington DC; autoridades dizem que não há feridos

🇦🇷🇵🇾 Argentina e Paraguai freiam ideia de Lula de propor mulher para chefiar ONU; mesmo ajustada, declaração final da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe (Celac) não contou com adesão dos dois países

🇦🇷 Trabalhadores argentinos fazem greve geral contra medidas de Milei; grupos são contra cortes de gastos promovidos pelo presidente; paralisação deve durar 24 horas

🇧🇴 Açougueiros bolivianos atiram chifres contra polícia em ato contra inflação; manifestantes exigiam reunião com o presidente Luis Arce

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1909: A cidade de Tel Aviv é fundada em Israel

-1919: Fundação da Organização Internacional do Trabalho

-1964: O candidato de consenso Humberto Castelo Branco é eleito presidente do Brasil por uma sessão conjunta do Congresso Nacional

-1970: Lançamento da Apollo 13 pela Nasa

-1976: Criação do computador pessoal Apple I

-2011: Uma explosão no metrô de Minsk, na Bielorrússia, mata 15 pessoas e fere outras 204

-2012: Um terremoto de magnitude 8,2 graus atinge a costa ocidental da Indonésia, próxima à província de Aceh, a uma profundidade de 16,4 quilômetros. Um tsunami atinge a ilha de Nias, na Indonésia

-2018: Um Ilyushin II-76, de propriedade e operado pela Força Aérea Argelina, cai perto de Boufarik, na Argélia, matando 257 pessoas

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻‍♂It@m@r🙋🏻‍♂ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼

11-04 | XP News

Bom dia,

🔴 Mercados em baixa às 6h45 de Brasília: S&P -0.08%, Dow Jones -0.20%, Nasdaq -0.01% e o índice europeu STOXX 600 -0.90%.

🇺🇸 MUITA VOLATILIDADE: Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em forte queda ontem, revertendo os ganhos históricos do dia anterior. O S&P 500 caiu 3,5%, o Dow Jones recuou 2,5% e o Nasdaq perdeu 4,3%.

🇺🇸 A TENSÃO PERMANECE: ’Os temores permanecem na mente dos investidores depois que o presidente Donald Trump reduziu temporariamente suas tarifas específicas para uma taxa universal de 10% — exceto para a China. Produtos de Pequim terão uma taxa de 145%, confirmou um funcionário da Casa Branca à CNBC.

🇺🇸 Aqui estão as tarifas atualmente em vigor:
✔145% de imposto sobre todos os produtos da China.
✔25% de tarifas sobre alumínio, automóveis e produtos do Canadá e do México não abrangidos pelo Acordo EUA-México-Canadá
✔10% sobre todas as outras importações.

🇺🇸 A TAXA DE 10 ANOS: A taxa do título de 10 anos subiu mais de 2 pontos-base, para 4,416%. Enquanto isso, o rendimento do título de 2 anos caiu mais de 3 pontos-base, para 3,809%.

🇧🇷 MACRO BRASIL: Mais um dia de mercados voláteis, com o real seguindo as demais moedas da América Latina, depreciando 0,9%, a R$ 5,90. A taxa de 10 anos subiu 17 bps, a 14,90%, e a NTN-B longa avançou 5 bps, pagando inflação + 7,47%.

G1 – Guerra tarifária: presidente diz que China e UE devem ‘resistir à intimidação’
Declaração foi feita em encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, em Pequim. Xi Jinping afirmou que o país e a União Europeia devem cumprir suas responsabilidades internacionais.

Estadão – Trump reafirma que quer chegar a acordo com a China e ‘restabelecer’ condições comerciais
‘Haverá custos e problemas de transição (da economia), mas será uma coisa linda’, destacou o presidente americano, ao defender que a política tarifária deveria ter sido feita há anos.

O Globo – Ursula von der Leyen diz que UE pode taxar big techs se acordo sobre tarifas não avançar
Presidente da Comissão Europeia alertou que está pronta para ampliar a guerra comercial transatlântica para o setor de serviços, incluindo potencialmente um imposto sobre receitas publicitárias digitais.

CNN – Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois vetos
✓ O primeiro veto, de R$ 40,2 milhões, cancelou trechos do orçamento que destinavam recursos para locais específicos (como cidades ou estados), incluídos por meio de emendas parlamentares.
✓ O segundo veto barrou R$ 2,97 bilhões que seriam usados em empréstimos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
✓ O texto prevê arrecadação suficiente para cumprir a meta de resultado primário zero fixada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e projeta um superávit de R$ 14,5 bilhões após as compensações obrigatórias.

Valor – Governo mantém meta de primário, diz Haddad
O ministro da Fazenda afirmou que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 vai prever superávit de 0,25% do PIB.

O Globo – Decisão do STF que retira recursos judiciários do arcabouço fiscal pode tirar R$ 3 bi do limite de gastos
Tribunal forma maioria em decisão que beneficia o próprio Judiciário, retirando do limite de gastos as despesas geradas a partir de receitas próprias. AGU critica: insustentabilidade da dívida pública não é problema só do Poder Executivo.

Valor – Serviços têm alta em fevereiro, mas devem desacelerar durante o ano
Com crescimento disseminado, setor cresce 0,8% em fevereiro na comparação com janeiro.

Folha – STF decide que aposentado do INSS não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
A Corte confirmou a extinção da correção de aposentadorias, mas garantiu a não devolução de valores de quem já ganhou ação. Ao todo, a decisão tem efeito sobre mais de 140 mil ações judiciais. O valor da aposentadoria, no entanto, poderá ser reduzido.

G1 – Desemprego entre jovens no Brasil é mais que o dobro da taxa de grupo mais velho, aponta pesquisa
Falta de experiência profissional e a precarização do trabalho dificultam a entrada e a permanência de jovens no mercado, mesmo com a melhora nos índices de emprego do país nos últimos anos.

Folha – Governo avalia antecipar etapas para incentivar novos investimentos em data centers
O governo está disposto a antecipar investimentos em infraestrutura de rede elétrica, mesmo antes da confirmação de empreendimentos de data centers, hidrogênio verde e outros projetos estratégicos. No entanto, existem desafios, como criar mecanismos para mitigar riscos em caso de desistência.