Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
CORREIO BRAZILIENSE – Trump recua para negociar tarifas, menos com a China
O GLOBO – Trump recua no tarifaço global e sobe taxas para China, mas baixa o tom
O ESTADO DE S. PAULO – Trump sente peso da crise que criou e adia tarifaço; taxa da China sobe
FOLHA DE S. PAULO – Trump suspende taxas acima de 10% a países, mas eleva a da China a 125%
Valor Econômico – Trump recua e suspende tarifaço por 90 dias; bolsas disparam e dólar despenca
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes
Barata tonta – Em mais um dia conturbado na economia mundial, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou claro que escolheu a China como maior inimigo na guerra comercial iniciada ao assumir a Casa Branca. A fim de negociar novas condições nas trocas de bens e insumos com dezenas de países, Trump anunciou uma trégua de 90 dias nas tarifas adicionais de importação, com um limite geral de 10%. Mas em relação à China, ocorreu o contrário: o governo norte-americano subiu para 125% as alíquotas para tudo que é produzido pelo gigante chinês. A trégua momentânea reduziu a tensão nos mercados financeiros — a Bolsa de São Paulo registrou alta de 3,12%, e o dólar encerrou o dia cota do a R$ 5,84, em uma queda de 2,54%. Na avaliação de especialistas, danos à economia norte-americana levaram Trump a recuar.
Demissão de ministro reabre cobiça por reforma – Com a queda do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na terça-feira, o governo e o União Brasil começam a dialogar sobre o sucessor na pasta. O cotado é o deputado Pedro Lucas (MA), líder do partido na Câmara. O marte lo deve ser batido com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da viagem que fez a Honduras, para participar da Cúpula de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lula desembarca em Brasília nesta manhã e deve se reunir, nos próximos dias, com representantes do União Brasil e com o próprio Pedro Lucas para definir a nomeação. A escolha é dada como certa no Planalto e esperada para esta semana. O chefe do Executivo não demonstrou resistência ao parlamentar nem sinalizou que pretende trocar o partido que comanda o Ministério das Comunicações. Lula conheceu Pedro Lucas recentemente, durante viagem de uma semana ao Japão e ao Vietnã. O líder do União Brasil na Câmara foi um dos nove parlamentares que participaram da comitiva presidencial.
Suplente perderá cargo após dois meses – Com a demissão do agora deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o deputado federal Ivan Junior (União-MA) vai deixar a Câmara, após um mandato de dois meses como suplente. Ivan assumiu o cargo em 1° de janeiro, depois que o deputado federal Dr. Benjamin (União-MA), que era o suplente de Juscelino desde que ele assumiu o Ministério das Comunicações, ser empossado como prefeito de Açailândia (MA). Na curta estadia na Câmara, Ivan protocolou três projetos de lei. O primeiro busca reduzir a jornada de trabalho para, no máximo, oito horas diárias e 40 horas semanais; o segundo, para evitar taxas adicionais em ingressos de meia-entrada; e o último, para aumentar as penas de delitos envolvendo pornografia infantil e outros crimes sexuais contra menores de idade.
Ataque será investigado – A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da Repú blica (PGR) vão investigar o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES), que desejou a morte do presidente Lula. Segundo a AGU, as declarações podem configurar incitação ao crime e ameaça. “Há de se apurar, ainda (…), se tais manifestações excedem ou não os limites da imunidade parlamentar, de acordo com o art. 53 da Constituição Federal, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que tem entendido que a imunidade material não protege manifestações que configurem crimes contra a honra ou incitação à violência”, destacou a AGU. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, também acionou a Conselho de Ética da Casa e a PGR contra o parlamentar bolsonarista. “Houve uma incitação à violência, mais que isso, uma incitação à morte do presidente Lula, por isso nós entramos com essas duas representações e esperamos que ele seja julgado”, frisou Lindbergh.
A saia justa do União Brasil – O União Brasil está com dificuldades de pacificar a bancada, depois que dois nomes ligados ao partido se destacaram de forma negativa — o ex-ministro e deputado federal Juscelino Filho (MA) e o empresário José Marcos Moura, um dos alvos da Operação Overclean da Polícia Federal. Por isso, já tem muita gente defendendo que o líder da bancada, Pedro Lucas, ligado ao presidente do partido, Antonio Rueda, permaneça onde está. A avaliação de muitos dentro do União é de que qualquer mudança poderá comprometer o frágil equilíbrio interno e acirrar as brigas. A troca do líder já não foi pacífica, e uma nova mudança também não será, uma vez que Rueda planeja manter o controle da bancada.
O último favor I – Deputados tratam a espera em plenário para que ocorresse a votação do processo de cassação do deputado Glauber Braga (PSol-RJ) no Conselho de Ética como uma concessão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao antecessor, Arthur Lira (PP-AL). Quando a cassação foi aprovada no Conselho de Ética, já passavam das 18h.
O último favor II – Motta havia prometido que a ordem do dia passaria a começar pontualmente às 16h. A exceção desta quarta-feira foi atribuída ao processo contra Glauber. Agora, antes de seguir para o plenário, a decisão do Conselho de Ética será analisada na Comissão de Constituição e Justiça, mediante recurso do PSol.
Vingança – A cassação de Daniel Silveira era vista como um ponto que poderia ajudar Glauber, uma vez que muitos se arrependeram daquele voto contra o parlamentar. Porém, virou motivo para que a oposição e parlamentares de centro votassem o fim do mandato de Braga. O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) afirmou que o líder do PL não concordava com a cassação e que o partido iria obstruir, mas o PL foi o algoz de Braga ontem, tal e qual Braga foi contra Silveira no passado.
Ameaça de cassação e jejum – Depois de uma sessão tumultuada e discussões acaloradas, a Comissão de Ética da Câmara aprovou, ontem, a cassação do deputado Glauber Braga (PSol-RJ). O parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) recebeu 13 votos favoráveis e cinco contrários. A sessão, que durou seis horas e meia, teve diversos protestos por parte de parlamentares do PSol e de apoiadores que estavam no local. Para que a cassação seja aprovada no plenário, serão necessários os votos favoráveis de 257 de 513 deputados. A data da votação não está definida. Se a perda do mandato for confirmada, o PSol deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, quando a Comissão de Ética aprovou o requerimento para encerrar a discussão, o relator disse que não mudaria sua opinião por causa do alvoroço dos presentes. “Diante dessa algazarra e dessa balbúrdia que se transformou essa comissão, eu mantenho meu relatório, e é essa a posição do relator”, frisou Magalhães, sob protesto dos deputados do PSol.
Apelo em vão – A líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (RJ), tentou ligar pelo menos quatro vezes ao presidente da Câmara, Hugo Motta, para pedir que ele iniciasse a ordem do dia na Casa, o que interromperia a sessão no Conselho de Ética que aprovou a cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). Não foi atendida nenhuma das vezes. A reunião deliberativa no Conselho de Etica para votar o parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) pela cassação de Glauber teve início às 11h58. Pela agenda oficial divulgada pela assessoria do parlamentar, a sessão no plenário para votar projetos de lei começaria às 16h. A cassação foi aprovada por 13 votos a 5 por volta de 18h30. A ordem do dia foi aberta às 19h. Glauber anunciou greve de fome até a deliberação final do caso. Ele e colegas do PSOL acusam o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) de ter articulado pela perda do seu mandato junto aos deputados e ao relator Paulo Magalhães (PSD-BA).
Rui Falcão na briga O deputado federal Rui Fal cão (PT-SP) lançou, ontem, sua candidatura à presidência do PT com um discurso que se contrapõe ao do ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, nome apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o partido. A entrada de Falcão no páreo atrai o apoio da esquerda do PT, mas também desafia o grupo de Lula, uma vez que a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) está rachada. “Minha candidatura não é contra Edinho nem contra Lula, tanto que estou empenhado na reeleição dele, em 2026. Mas queremos uma reconexão com a nossa base social. O PT não pode ser um partido só de parlamentares, tendências e chefes do Executivo”, argumentou o deputado.
Voo seguro – O governo Lula (PT) passou a emprestar ao STF (Supremo Tribunal Federal) aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), desde 2023, para viagens dos ministros da corte. Os nomes dos passageiros desses voos não são divulgados, e parte da lista é mantida sob sigilo pelo período de cinco anos. Antes, apenas o presidente do Supremo tinha um avião oficial à sua disposição. Os demais ministros do tribunal costumavam pegar carona em voos solicitados por outras autoridades, como ministros de Estado. O governo Lula diz que as aeronaves são usadas pelo STF por causa de ameaças feitas a ministros do tribunal desde os ataques de 8 de janeiro e que o sigilo é necessário por razões de segurança.
No primeiro mês de Esplanada, o desempenho de Gleisi – A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), completa hoje um mês no comando da articulação política do governo Lula junto ao Congresso desempenhando a função de porta-voz dos feitos do presidente nas redes sociais, evitando críticas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e mantendo o tom combativo no enfrentamento ao bolsonarismo, que marcou sua atuação como presidente do PT. Para analistas ouvidos pelo GLOBO, a postura ajuda a ocupar o “vácuo” deixado pela comunicação institucional, mas também representa um desafio para a aproximação com lideranças do Centrão no Parlamento. Um levantamento feito pelo GLOBO indica que, dos 99 posts monitorados desde o momento em que Gleisi foi anunciada como integrante do primeiro escalão, 72 são discursos de enfrentamento ao grupo político de Jair Bolsonaro e de divulgação de proposições da gestão petista, como o Crédito do Trabalhador e a isenção do imposto de renda para quem recebe até 5 mil.
‘Rei do Lixo’ movimentou R$ 80,2 milhões em transações suspeitas – O empresário do setor de limpeza urbana José Marcos Moura, o “Rei do Lixo”, apontado como articulador político e “operador de influência” do esquema de desvio de emendas investigado pela Polícia Federal na Operação Overclean, movimentou R$ 80,2 milhões em transações suspeitas. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) analisou as movimentações financeiras do empresário e apontou também que ele transferiu R$ 435 mil para uma “autoridade com prerrogativa de foro”. A informação consta na decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a terceira fase da Overclean, deflagrada na semana passada. A identidade da autoridade não é revelada no documento. José Marcos Moura seria um dos líderes do “núcleo central” do esquema de desvio de emendas. Ele é descrito na investigação como uma pessoa influente e bem relacionada no mundo político, sobretudo junto a prefeituras baianas. Mas não só. Segundo a Polícia Federal, o empresário teria interferido em nomeações até na prefeitura de Belo Horizonte. O Estadão procurou a defesa do empresário, mas não conseguiu retorno. O espaço segue aberto.
10-04 | XP News
Bom dia,
🔴 Mercados em baixa às 5h15 de Brasília: S&P -1.59%, Dow Jones -1.25%, Nasdaq -1.93%. Já o índice europeu STOXX 600 sobe quase 6.00%.
🟢 *DIA DO ALÍVIO: Ontem, O S&P 500 subiu 9,5%, o Dow Jones +7,9% e o Nasdaq +12,2%. A alta aconteceu depois que Trump anunciou uma redução nas tarifas para a maioria dos países, para 10%, por 90 dias. Canadá e México, no entanto, não estarão sujeitos a uma taxa adicional de 10%.*
👉 *Para se ter uma dimensão, essa foi a terceira maior alta em um só dia do S&P500 desde a Segunda Guerra Mundial! O volume de negociações foi o maior nível da história, segundo registros que datam de 18 anos.*
🇺🇸 TRUMP FALA: “Achei que as pessoas estavam se descontrolando um pouco”, disse Trump. “Elas estavam ficando agitadas, sabe, estavam ficando um pouco agitadas, um pouco assustadas.”
🇺🇸 *E A CHINA ⁉️ A escalada de tarifas entre China e EUA ainda estão no foco, com a alíquota de 125% sobre produtos da China. Trump disse acreditar que os EUA e a China acabarão fechando um “ótimo acordo”. A ver…*
*O Globo / The New York Times – Risco de colapso financeiro e dano à economia dos EUA fez Trump recuar de tarifaço*
A turbulência econômica, particularmente o aumento nas vendas dos títulos do governo, fez com que Trump piscasse e interrompesse suas tarifas “recíprocas”, de acordo com quatro pessoas com conhecimento direto da decisão do presidente. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, e outros membros da equipe do presidente, incluindo o vice-presidente JD Vance, vinham pressionando por uma abordagem mais estruturada para a guerra comercial, que se concentraria em isolar a China como o pior ator.
*Valor – Tensão no mercado de Treasuries leva juros longos nos EUA a 5%*
Em meio a uma intensa corrida por liquidez, as dúvidas sobre a segurança dos ativos americanos diante da ofensiva tarifária da Casa Branca tiveram forte impacto no mercado de renda fixa dos EUA, que se espalhou por outros países. Na madrugada de ontem, a taxa dos títulos do Tesouro dos EUA de dez anos chegou a 4,516%, e o juro do papel de 30 anos avançou para 5,021%.
*CNN – Brasil registra pior saída de dólares da série histórica para março, diz BC*
Dados apontam para fuga de US$ 8,3 bilhões, superando saída da pandemia. A saída líquida foi resultado do saldo entre o fluxo negativo de US$ 12,799 bilhões pela via financeira e da entrada de US$ 4,512 bilhões pela comercial.
*Folha – Deputados estaduais carimbam R$ 12 bi dos orçamentos regionais e fazem até ‘emenda Pix’*
Instrumento consolidado no plano federal prolifera e já atinge 24 unidades da federação. O campeão em valores absolutos é Minas Gerais, que também é um dos mais endividados. A Assembleia Legislativa destinou R$ 2,17 bilhões para emendas neste ano, quase o mesmo valor (R$ 2,45 bilhões) pago à União em serviço da dívida em 2024.
*O Globo – Governo tem ‘expectativa’ de que preço do ovo cairá após a Páscoa, diz ministro da Agricultura*
Segundo Carlos Fávaro, os preços dos alimentos “já estão cedendo e vão ceder mais”. O consumo de ovos aumenta na quaresma. Além disso, o país deve ter clima mais ameno após abril, e isso aumenta a produção. As galinhas botam menos ovos no calor.
*Valor – Lewandowski defende que fundos fiquem fora do teto de gastos*
O ministro fez a sugestão ao responder a senadores sobre a ausência da indicação de fontes de recursos para os fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária, que serão constitucionalizados caso a PEC da Segurança seja aprovada.
*Valor – Varejo melhora em fevereiro, mas cenário é de ano modesto*
Vendas têm alta de 0,5% e voltam a crescer após quatro meses de estabilidade, com comportamento misto das atividades.
*Valor – Apesar do aumento dos juros, inadimplência se mantém quase estável, diz BC*
Indicador está no mesmo patamar registrado no início de 2024 e tem variado entre 3% e 3,3% desde dezembro de 2023.
*Estadão – ONS terá de entregar estudo até junho para reduzir ‘desligamentos’ de geradores de energia renovável*
No ano passado, usinas eólicas e solares localizadas principalmente no Nordeste foram impedidas de produzir energia, sob o argumento de que estavam adicionando riscos ao funcionamento do sistema elétrico.