O deputado Rodrigo Lorenzoni participou, na noite desta segunda-feira (31), de audiência pública sobre pedágio e sistema Free Flow, promovida pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
A audiência, que mobilizou cerca de 200 pessoas, entre deputados, prefeitos e vereadores da região, teve manifestações de revolta com as altas tarifas que aumentaram o custo logístico, a falta de rodovias alternativas e a grande quantidade de multas aplicadas, com valores que chegam a R$ 100 milhões.
Em sua fala, Rodrigo Lorenzoni afirmou que é favorável a processos de concessão ou privatização, desde que tenham como premissa básica o atendimento do interesse público. Para ele, o projeto do bloco 2 das concessões precisa ser suspenso porque não cumpre essa premissa, não atende o interesse público. E questionou a prioridade do governador que alega não ter dinheiro para investir nas estradas, mas quer comprar um jatinho de R$ 200 milhões. “Por que não coloca esse recurso nas rodovias? Faz a obra onde a sociedade pede, onde os prefeitos apontam, onde produtores precisam, onde o comércio quer, e depois remodela o processo para ver que tipo de concessão vai ser feita ou não. Agora, injetar o dinheiro para facilitar uma concessão não me parece correto e não atende o interesse público”, lamentou o deputado.
Ao final da audiência, a principal deliberação foi solicitar ao governo do estado a revisão do sistema Free Flow.