seg, 31 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Tropeadita da Canção retorna com força e homenagens a grandes nomes da música fronteiriça

Evento é promovido pelo CTG Rincão da Carolina e acontecerá nos dias 4 a 5 de abril na sede da entidade

O CTG Rincão da Carolina é uma entidade preocupada em desenvolver projetos na área artística, cultural, campeira, social e filantrópica, e apresenta neste ano a TROPEADITA DA CANÇÃO, festival este que marca as comemorações alusivas ao quarentenário da entidade.

 

O projeto TROPEADITA surge da necessidade de realizar um festival nativista onde artistas amadores possam mostrar seus trabalhos de canto e interpretação. A realização da “Tropeadita da Canção Nativa” visa possibilitar aos cantores nativistas do município e de nosso estado apresentarem seus trabalhos à comunidade santanense, promovendo e fomentando a cultura gaúcha em nosso município entre diferentes idades.

 

A Comissão Organizadora busca, através deste projeto, reeditar músicas do cancioneiro gaúcho que fizeram parte das quatro edições da Tropeada da Canção Nativa na década de 80 idealizada pelo CTG Rincão da Carolina.

 

A primeira edição da Tropeada foi realizada em 1985, a 2ª em 1986 e a 3ª em 1988 no Ginásio da Escola Cyrino Luiz de Azevedo. Já a 4ª e última edição da Tropeada aconteceu na Chácara da Prefeitura, juntamente com a 1ª TROPEADITA DA CANÇÃO.

 

Neste ano, a Tropeadita da Canção Nativa faz um TRIBUTO a todas as gerações de músicos e intérpretes que fizeram parte desse Festival Nativista de música que foi pioneiro em Sant’Ana do Livramento. Nesta 2ª edição da Tropeadita foram mais de 50 intérpretes inscritos e 20 músicas da reedição que passaram pela triagem.

 

A programação do evento começa na sexta-feira, dia 04 de abril, a partir das 20h com a participação de 30 intérpretes: mirim, juvenil e adulto. No sábado dia 05 de abril, acontece a Reedição da Tropeada que é o tributo propriamente dito com a apresentação de 10 músicas classificadas que apresentarão canções que marcaram época, como: História, Canto e Fronteira, de Nelson Cardoso da 1ª Tropeada; Vento Xucro, de Adair de Freitas da 2ª edição; a música Chiberio, da 3ª Tropeada interpretada na época por Wilson Paim e a canção Pinga, Saudade e Canção, de Gilbert Gisler que venceu a 4ª edição.

O festival encerra-se com um grande show do Grupo Carqueja que conta em sua composição com o santanense Robson Garcia.

A realização da Tropeadita  é do CTG Rincão da Carolina e apoio da Prefeitura Municipal com a  Emenda Impositiva do Vereador Maurício Galo Del Fabro.

Resumo de segunda-feira – 31/03/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Remédio fica mais caro hoje. Reajuste pode chegar a 5%   FOLHA DE S. PAULO – Concessões de rodovias são alvo de 51 projetos de lei no Congresso Nacional     O ESTADO DE S. PAULO – Cidades têm mais bolsistas do Pé-de-Meia do que estudantes  

Giovani Dodo Gonzalez lança projeto “Balconeando” em homenagem aos seus 20 anos de composições em festivais

Projeto, em parceria com o cantor Neco Soares, contará com cinco músicas autorais e participações especiais de músicos da terra Chega em breve, nas plataformas digitais, o projeto musical “Balconeando“, alusivo aos 20 anos de composição de Giovani Dodo Gonzalez. O cantor Neco Soares teve a ideia de fazer um EP (Extend Pay) cantando com convidados o tema BALCONEANDO, que