O aproveitamento racional de energia proveniente de fontes sustentáveis é foco do Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece em Porto Alegre. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, esteve presente no evento, nesta sexta-feira (28/3), para participar do painel “Políticas Públicas para catalisar o Hidrogênio Verde”, juntamente com a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann. Durante o evento, foi assinado um memorando de entendimento com a empresa Infravix para potencializar o uso de hidrogênio verde dentro do processo de transição energética, que é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável.
Polo apresentou o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, ressaltando que uma de suas prioridades estratégicas são os recursos naturais, cujo um dos focos é promover a redução do impacto ambiental e a transição energética. “O Estado tem adotado a sustentabilidade como um de seus pilares e isso se reflete também no caráter dos investimentos que estamos atraindo para o RS. Muitos deles se instalam aqui desencadeando o avanço de vários projetos em energias renováveis, que serão utilizados para manter o empreendimento de maneira sustentável, como é o caso da Scala Data Centers”, disse.
Outra prioridade estratégia destacada foi o ambiente de negócios. “Estamos trabalhando muito neste ponto. Temos na secretaria o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede) que, entre suas ações está a simplificação de processos e agilização de licenciamentos. Inclusive, estamos trabalhando muito com a Sema para que se possa criar uma dinâmica, com mais simplificação e usando a tecnologia que está disponível para que possamos melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul”, explicou Polo.
Sobre a situação atual do RS, o titular da Sedec disse: “o Estado passa por um momento muito desafiador da reconstrução, que já está acontecendo, em razão da força e da capacidade empreendedora do nosso povo. E, naturalmente, do trabalho integrado do poder público com o setor privado, que é fundamental”.
A Invest RS, agência de desenvolvimento do RS, também participou do congresso, apresentando suas ações e planejamento para atração e prospecção de investimentos. “A participação da Invest RS na Biotech Fair fortaleceu a articulação com o setor de biotecnologia, destacou o potencial do Rio Grande do Sul no hidrogênio verde e reforçou o Estado como destino estratégico para novos investimentos”, afirma Lucila Pellegrini, gerente de Negócios de Energia e Infraestrutura da agência de desenvolvimento.
Congresso Internacional de Bioenergia
O congresso reuniu, entre os dias 26 e 28 de março, técnicos e especialistas em energias alternativas para discutir as novas tecnologias do setor e debater interesses econômicos, sociais e ambientais que envolvem o desenvolvimento sustentável.
O evento ocorreu paralelamente à Biotech Fair, feira internacional de tecnologia em bioenergia e biocombustíveis, que reúne especialistas, empresas e investidores do setor de energias renováveis
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico