dom, 30 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa de congresso de bioenergia

Secretário Ernani Polo falou em painel sobre hidrogênio verde e apresentou o Plano de Desenvolvimento do RS
Foto: “O Estado tem adotado a sustentabilidade como um de seus pilares", disse Polo - Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

O aproveitamento racional de energia proveniente de fontes sustentáveis é foco do Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece em Porto Alegre. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, esteve presente no evento, nesta sexta-feira (28/3), para participar do painel “Políticas Públicas para catalisar o Hidrogênio Verde”, juntamente com  a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann. Durante o evento, foi assinado um memorando de entendimento com a empresa Infravix para potencializar o uso de hidrogênio verde dentro do processo de transição energética, que é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável.

Polo apresentou o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, ressaltando que uma de suas prioridades estratégicas são os recursos naturais, cujo um dos focos é promover a redução do impacto ambiental e a transição energética. “O Estado tem adotado a sustentabilidade como um de seus pilares e isso se reflete também no caráter dos investimentos que estamos atraindo para o RS. Muitos deles se instalam aqui desencadeando o avanço de vários projetos em energias renováveis, que serão utilizados para manter o empreendimento de maneira sustentável, como é o caso da Scala Data Centers”, disse.

Outra prioridade estratégia destacada foi o ambiente de negócios. “Estamos trabalhando muito neste ponto. Temos na secretaria o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede) que, entre suas ações está a simplificação de processos e agilização de licenciamentos. Inclusive, estamos trabalhando muito com a Sema para que se possa criar uma dinâmica, com mais simplificação e usando a tecnologia que está disponível para que possamos melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul”, explicou Polo.

Sobre a situação atual do RS, o titular da Sedec disse: “o Estado passa por um momento muito desafiador da reconstrução, que já está acontecendo, em razão da força e da capacidade empreendedora do nosso povo. E, naturalmente, do trabalho integrado do poder público com o setor privado, que é fundamental”.

A Invest RS, agência de desenvolvimento do RS, também participou do congresso, apresentando suas ações e planejamento para atração e prospecção de investimentos. “A participação da Invest RS na Biotech Fair fortaleceu a articulação com o setor de biotecnologia, destacou o potencial do Rio Grande do Sul no hidrogênio verde e reforçou o Estado como destino estratégico para novos investimentos”, afirma Lucila Pellegrini, gerente de Negócios de Energia e Infraestrutura da agência de desenvolvimento.

Congresso Internacional de Bioenergia
O congresso reuniu, entre os dias 26 e 28 de março, técnicos e especialistas em energias alternativas para discutir as novas tecnologias do setor e debater interesses econômicos, sociais e ambientais que envolvem o desenvolvimento sustentável.

O evento ocorreu paralelamente à Biotech Fair, feira internacional de tecnologia em bioenergia e biocombustíveis, que reúne especialistas, empresas e investidores do setor de energias renováveis

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Inteligências múltiplas: humana, inata e artificial

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF) A inteligência humana é uma das mais complexas manifestações da natureza. Caracteriza-se pela capacidade de raciocínio, aprendizagem, adaptação e criação de soluções inovadoras. Esta inteligência está profundamente ligada ao cérebro humano, mas também ao funcionamento integrado de todo o corpo, incluindo processos inconscientes que ocorrem a nível celular. Por exemplo, as células do sistema imunitário

Defesa de Bolsonaro Pode Chamar Hamilton Mourão Como Testemunha em Julgamento

Defesa de Bolsonaro poderá arrolar Hamilton Mourão como testemunha de defesa, na audiência do julgamento do processo da suposta tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro virou réu. Deverão questionar o motivo de seu vice-presidente não ter sido investigado nesse processo, ocasião que apresentarão evidências de sua conspiração com autoridades do governo “Biden” para prejudicar Bolsonaro. Fonte: Joaquim Ribeiro,