Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
CORREIO BRAZILIENSE – Réu no STF, Bolsonaro faz ato político e tenta negar golpismo
FOLHA DE S. PAULO – Por consenso, STF torna Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe
O ESTADO DE S. PAULO – Bolsonaro réu
O GLOBO – STF torna réus Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe
Valor Econômico – Supremo torna réus Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes
Inflando a bolha – Por unanimidade — e com declarações de voto contundentes —, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acataram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas. Os magistrados seguiram o relator do caso, Alexandre de Moraes, e tornaram réus os acusados de liderarem um plano para evitar a posse do presidente Lula, em 2022. Todos serão julgados pelo STF. Em reação imediata, Bolsonaro reuniu apoiadores e atacou Moraes. “Parece que tem algo pessoal contra mim. As acusações são muito graves, e são infundadas”, disse. O ex-chefe do Planalto, no entanto, evitou falar sobre os motivos que o levaram a discutir com os ex-assessores medidas como os estados de defesa e de sítio.
Fala, mas não explica medidas extremas – Declarado réu pelo Supremo Tribunal Federal, com mais sete ex-integrantes do seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro partiu para o ataque em um pronunciamento, de aproximadamente uma hora, contra o ministro Alexandre de Moraes, o processo eleitoral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma das saídas do Se nado e cercado por apoiadores, tentou desqualificar o magistrado — disse que o relatório apresentado trouxe acusações “infunda das”; voltou a dizer que as urnas eletrônicas não são confiáveis; e aproveitou a presença da imprensa para criticar o governo do sucessor de se submeter aos interesses da China. Porém, quando começava a explicar por que discutiu, com ex-auxiliares, a hipótese de adotar medidas extremas — como estados de defesa e de sítio —, mudou de assunto.
O risco do PL – Com Bolsonaro réu e seu partido dedicado à defesa do principal líder, as agremiações de centro começam a apostar mais em outros nomes. O sentimento, hoje, por exemplo, é que uma federação União Brasil-PP não ficará à mercê do ex-presidente e buscará alternativas.
Por falar em federação… – No segundo dia do Fórum de Segurança Pública do Progressistas, o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI), elogiou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “Espero que o Brasil tenha um presidente que faça como Caiado: ou bandido muda de profissão ou muda de país”, disse. Essa fala é uma confirmação da união da federação entre o União Brasil e o Progressistas, oficializada na semana passada.
Para bons entendedores… – Ainda que Ciro diga, dia e noite, que está ao lado de Bolsonaro, os elogios a Caiado foram vistos como um aceno — do tipo “vem que tem jogo”.
A aposta do PT – Enquanto Bolsonaro estiver dedicado ao seu processo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cuidará de mostrar as entregas de seu governo. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), calcula que quando o povo perceber que o desemprego caiu e entender a isenção do Imposto de Renda, o governo vai recuperar a popularidade. Para isso, Lindbergh tem feito verdadeiros périplos para explicar as medidas. Foi assim, por exemplo, na Casa ParlaMento, do think-tank Esfera, esta semana.
Meu palanque I – Entrevistas como a de Bolsonaro, ontem, vão se repetir com mais frequência. Muitos avaliam que esse recurso é fundamental para manter a tropa bolsonarista motivada nas redes.
Meu palanque II – O Senado será, agora, uma espécie de point do ex-presidente, para, desde já, fincar bandeiras em prol do impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Missão de Eduardo ganha peso dois – Com o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, a presença do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos passa a ter mais importância. Ele, agora, mexerá os pauzinhos em busca de um status de exilado político. Os bolsonaristas ficaram muitos incomodados quando, na solenidade que marcou os 40 anos da redemocratização, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que não havia nenhum brasileiro nessa situação. Agora, é ver se ele consegue abrir o caminho para que outros possam tentar seguir esta trilha, mais à frente, no governo de Donald Trump.
Por falar em Trump…- Os elogios de Trump à biometria que ajuda a evitar fraudes, nas eleições no Brasil, enfraquece o discurso dos bolsonaristas contra o sistema eleitoral daqui. Bolsonaro, porém, continuará insistindo que, sem voto impresso, não há solução.
Fuad Noman, prefeito de BH – O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu, ontem, aos 77 anos, após 83 dias de internação por causa de um câncer. Reeleito no segundo turno em 2024, ele atravessou a campanha eleitoral ao mesmo tempo em que se submetia a um tratamento oncológico. Com mais de 40 anos nos bastidores da vida pública, Fuad assumiu o primeiro cargo eletivo no comando da capital mineira com a renúncia de Alexandre Kalil — que deixou a prefeitura para disputar o governo estadual, em 2022. Fuad teve parada cardiorrespiratória pela manhã e não resistiu. A quarta internação, desde novembro de 2024, durava desde 3 de janeiro, quando deu entrada no Hospital Mater Dei com insuficiência respiratória. O prefeito deixa a mulher, dois filhos e quatro netos. Será velado, hoje, no saguão da Prefeitura de Belo Horizonte. Assume o governo municipal seu vice, Álvaro Damião.
Missão japonesa virá inspecionar carne – Brasil e Japão definiram ontem que a missão sanitária para liberar a exportação de carne bovina e suína brasileira deve ocorrer “imediatamente”. A inspeção é o próximo passo para permitir a venda dos produtos, que está em negociação há mais de 20 anos. O acordo está registrado no comunicado conjunto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, divulgado após encontro bilateral entre os líderes, em Tóquio. “Sobre a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, como um próximo passo, uma inspeção técnica (visita presencial) no Brasil pelas autoridades japonesas competentes deve ocorrer imediatamente para acelerar o trabalho necessário para a avaliação de risco”, diz o comunica do conjunto, batizado de Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão (2025-2030).
Malafaia prevê ato ‘colossal’ a favor de Bolsonaro – O pastor Silas Malafaia classificou o julgamento que transformou o ex-presidente Jair Bolsonaro em réu, nesta quarta-feira (26), como jogo de cartas marcadas e diz estar convicto de que ele irá fortalecer a manifestação bolsonarista convocada para o próximo dia 6, na avenida Paulista, em São Paulo. No ato em São Paulo, manifestantes devem seguir com críticas ao STF, defender a inocência de Bolsonaro e pedir apoio à anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro. “Todos já sabiam do resultado [do julgamento]. Se eles acreditassem que isso, de fato, fosse uma tentativa de golpe, um assunto gravíssimo, botavam para o plenário decidir. Tudo armadinho. Estou achando legal, a manifestação vai ser um colosso”, completa Malafaia.
Tarcísio sai em defesa de Bolsonaro – Horas após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornar réu sob acusação de liderar uma trama golpista em 2022, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), saiu em defesa de seu padrinho político, a quem chamou de “principal liderança política do Brasil”. Diferentemente de Bolsonaro, que após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) fez um discurso de mais de 50 minutos no qual promoveu ataques aos ministros do Supremo, ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e às urnas eletrônicas, Tarcísio não fez acusações ou críticas às instituições ou mesmo ao processo eleitoral.
Fux abre caminho para questionar delação de Cid e rever penas do 8 de janeiro no STF – O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), expôs ao longo desta semana discordâncias em relação a posicionamentos do ministro Alexandre de Moraes nos processos relativos aos ataques de 8 de janeiro de 2023 e à trama golpista de 2022. Foram as primeiras discordâncias de Fux e uma quebra da unanimidade da Primeira Turma em torno do relator Moraes nos casos mais rumorosos do bolsonarismo sob análise no colegiado. As manifestações de Fux durante o julgamento finalizado nesta quarta-feira (26) que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete denunciados pela trama golpista devem ser exploradas pelas defesas, incluindo a delação do tenente-coronel Mauro Cid, o fio condutor da acusação da PGR (Procuradoria-Geral da República). A discordância já apareceu na véspera do julgamento. Na segunda (24), o ministro suspendeu o julgamento da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que pichou “perdeu, mané” na estátua “A Justiça” durante os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Limitação de barulho em centros históricos – O desabamento do teto da Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador, intensificou o debate sobre a prevenção de desastres em áreas históricas, incluindo o impacto das emissões sonoras causadas pelo tráfego de veículos e por apresentações musicais. O Brasil não tem uma legislação específica que trata do impacto do som nas edificações, o que acarreta uma ausência parâmetros para o poder público regular os limites das emissões sonoras. Para suprir esta lacuna, especialistas em acústica de cinco estados se reúnem semanalmente desde fevereiro para criar um termo de referência sobre as emissões sonoras e o impacto das vibrações em áreas e edificações tombadas. O comitê tem feito reuniões desde fevereiro e deve finalizar o documento nas próximas semanas. Fazem parte do grupo os arquitetos Débora Baretto – idealizadora do grupo – Maria Lygia Alves de Niemeyer, Nayara Gevú, Pedro Resende e Bianca Araújo, e os grupo os engenheiros Krisdany Cavalcante e Dinara Paixão. A elaboração do termo de referência tem o apoio da Prefeitura de Salvador. Mas a ideia é que o documento também sirva de baliza para legislações de outras cidades com edificações históricas.
Tarcísio, Ratinho, Castro e Caiado comentam, Zema silencia – Após o STF aceitar a denúncia contra Bolsonaro, governadores de direita reagiram de formas variadas. Tarcísio de Freitas e Jorginho Mello defenderam o ex-presidente, destacando sua liderança. Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado adotaram tom mais moderado, focando em críticas ao processo judicial. Romeu Zema e Cláudio Castro optaram pelo silêncio, com Zema enfrentando atritos com o bolsonarismo.
‘Acharam que eu seria um vice decorativo’ – O vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (MDB), anunciou sua candidatura ao governo do estado em 2026, desafiando o atual governador Cláudio Castro (PL). Pampolha critica a gestão de Castro e nega ser um “vice decorativo”. A ruptura entre os dois políticos interfere nos planos de Castro para lançar Rodrigo Bacellar como seu sucessor. Além disso, a entrevista aborda a questão da dosimetria de penas para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e recomenda a série “Adolescência”, da Netflix.
Comissão aprova homenagem a Eduardo Bolsonaro e convite a trumpista – A Comissão das Relações Exteriores da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 26, uma moção de louvor ao deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que passou a morar nos Estados Unidos depois de ser o favorito para presidir o colegiado. Com votos de governistas, a comissão também aprovou uma pauta bolsonarista ao convidar Michael Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que acusou supostas irregularidades na eleição de 2022. Apoiada pelo PT, a Comissão das Relações Exteriores também aprovou um convite para Michael Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Benz acusou, sem provas, supostas interferências externas na eleição de 2022, que teriam prejudicado Bolsonaro. A declaração tem sido usada por bolsonaristas, a exemplo de Eduardo Bolsonaro.
27-03 | XP News
Bom dia,
🔴 Mercados com sinais mistos as 5h30 de Brasília: S&P -0.03%, Dow Jones +0.13%, Nasdaq -0.17% e o índice europeu STOXX 600 -0.81%.
🚨O BODE NA SALA: “Se a União Europeia trabalhar com o Canadá para causar danos econômicos aos EUA, tarifas em larga escala, muito maiores do que as planejadas atualmente, serão colocadas sobre ambos para proteger o melhor amigo que cada um desses dois países já teve!”, Trump postou na plataforma de mídia social Truth Social na quinta-feira.
🚨 Na quarta-feira, o líder da Casa Branca anunciou que estabelecerá uma tarifa de 25% sobre “todos os carros que não são feitos nos Estados Unidos”, com as taxas previstas para entrar em vigor em 2 de abril.
Estadão – Lula afirma que o presidente dos Estados Unidos não é o xerife do mundo.
O presidente disse há pouco que está “preocupado” com a tarifação de produtos importados determinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Folha – Brasil vai taxar americanos se OMC não der resultado, diz Lula
“No caso do Brasil, nós vamos à OMC e, se não tiver resultado, a gente vai utilizar os instrumentos que nós temos. Que é a reciprocidade e taxar os produtos americanos. Isso é que nós vamos fazer”, disse Lula.
🇺🇸 TAXA REFERÊNCIA: O rendimento do título do Tesouro de 10 anos de referência subiu mais de 4 pontos-base, para 4,352%. O rendimento do título de 2 anos também adicionou 3,5 pontos-base, para 4,019%.
🇧🇷 MACRO BRASIL: Em dia de dólar forte e, portanto, moedas emergentes fracas, o real depreciou 0,4%, a R$ 5,73, puxando a alta dos juros, com a taxa de 10 anos avançando 15 bps, a 14,95%. A NTN-B longa subiu 2 bps, pagando inflação + 7,44%.
Estadão – Julgamento de Bolsonaro pode ter 320 testemunhas, sessões extras e prazos apertados; saiba detalhes
A Primeira Turma do STF decidiu por unanimidade tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, além de outras sete pessoas, entre elas, o general Walter Braga Netto. Agora, o processo entra na instrução penal, que envolve a coleta de provas, a realização de diligências e o depoimento das partes e testemunhas.
O Globo – STF espera que julgamento que pode levar à condenação de Bolsonaro por golpismo ocorra entre setembro e outubro
Ministros do STF lembram que o gabinete de Moraes, que é o relator do caso, tem tido uma condução célere nas ações penais envolvendo os atos de 8 de janeiro, com uma média de seis meses de tramitação entre o recebimento da denúncia e da condenação.
Valor – Presidente do PT diz que decisão do STF favorece o governo
Humberto Costa afirma que o PT teme enfrentar Tarcísio de Freitas em 2026, porque governador esvazia frente ampla pretendida por Lula.
Estadão: Acordo pode evitar suspensão da mistura no diesel.
Produtores de biodiesel e distribuidoras de combustíveis entraram em acordo para evitar a suspensão temporária da mistura de biodiesel ao diesel. Hoje, a Agência Nacional do Petróleo deve dar a palavra final sobre o pedido feito pelas distribuidoras para suspender a mistura de 14% de biodiesel ao diesel fóssil por 90 dias.
Valor – Déficit externo é o maior em quase 5 anos
O déficit das contas externas acumulado em 12 meses chegou a 3,28% do PIB em fevereiro, o maior patamar desde maio de 2020. Segundo o Banco Central (BC), o déficit nos 12 meses até o segundo mês deste ano foi de US$ 70,2 bilhões. O resultado negativo nas transações correntes vem aumentando desde 2024.
CNN – Haddad arbitra no impasse entre prefeitos sobre comitê gestor do IBS
Disputa gira em torno da representatividade das entidades na instância responsável pela gestão do novo tributo criado pela reforma tributária; integrantes do comitê devem ser indicados até 16 de abril.
O Globo – Reajuste máximo no preço dos medicamentos em 2025 fica em 5%
Esse percentual funciona como um teto para as farmacêuticas e foi aprovado pela Câmara de Regulação de Medicamentos. A resolução ainda precisa ser publicada no Diário Oficial.
G1 – Brasil exporta 219 mil toneladas de carne bovina em fevereiro, maior valor para o mês desde 1997
Exportações são tanto de carne in natura quanto de processada. China e EUA, maiores parceiros comerciais do país, compraram juntos 121,3 mil toneladas.
Poder360 – Lula diz que venda de carne para o Japão será resolvida
Presidente foi ao país tendo a abertura do mercado para o produto nacional como prioridade. Lula disse que o primeiro-ministro japonês “vai o mais rápido possível” mandar especialistas analisarem o rebanho brasileiro.
Valor – Brasileiro investe mais em ‘cripto’ do que na bolsa
Pesquisa realizada por Datafolha e Paradigma Education mostra que 15% dos brasileiros investem em criptomoedas, percentual superior ao dos que citam dólar (14%), títulos públicos e privados (12%), ouro (9%) e ações (6%). A poupança continua a principal escolha, apontada por 52% dos entrevistados.
Valor – Como a safra de laranja do Brasil mexeu com o mercado de suco em 2025
Maior exportador mundial, o Brasil fez o preço futuro da commodity cair 50% só este ano. No início de janeiro, os contratos de suco concentrado e congelado bateram US$ 5,1465 por libra-peso na bolsa de Nova York — ontem foram negociados a US$ 2,6210, depois de atingir o piso de US$ 2,4290 em 18 de março.
Na minha agenda
Às 17h, em Porto Alegre, participo da cerimônia de inauguração do Multipalco do Theatro São Pedro
No meu Governo,
atendendo solicitação da inesquecível Dna Eva Sopher, dei prioridade para a construção do Multipalco.
Combinei com o Fernando Lemos, Presidente do Banrisul na época, para que todos os recursos que o Banco tinha para projetos culturais através da Lei Rouanet, fossem canalizados para o Multipalco. A obra avançou para alegria e reconhecimento da Dna Eva
Meu Vice-Governador Antonio Hoffeld teve papel fundamental nestes encaminhamentos
Hoffeld que hoje realiza um excelente trabalho à frente da Fundação Theatro São Pedro
Para recordar