sáb, 29 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

LIVRAMENTO RECEBE FÓRUM PARA TRATAR DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Evento está reunindo autoridades para discutir políticas públicas no Rio Grande do Sul para pessoas com deficiência e com altas habilidades
Foto: Divulgação

Durante todo o dia desta quinta-feira (27), está ocorrendo em Sant’Ana do Livramento, o 202º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento é realizado pela FADERS – Acessibilidade e inclusão, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, APAE e CIT, e ocorrerá até o final da tarde no SEST/SENAT.

O Fórum é destinado a gestores das políticas públicas, entidades representativas, conselhos, parlamentares, secretários e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social do COREDE FRONTEIRA OESTE, e reconhecido pela sua importância na construção e consolidação das políticas públicas para pessoas com deficiência e com altas habilidades, proporcionando um espaço de discussão sobre a garantia de direitos e o panorama das políticas públicas de acessibilidade universal. O evento também é aberto ao público.

No início do evento, o presidente da FADERS, Marco Antonio Lang, lembrou a importância do evento para promover um espaço de discussão tão importante, aproximando municípios e pessoas para debater o tema. “Uma pessoa com autismo é considerada, por lei, uma pessoa com deficiência, e isso é importante, pois ela tem todos os direitos de uma pessoa com deficiência, e muitas não sabem disso”, reforça ele, destacando que o evento é uma oportunidade para fazer essas informações chegarem em quem precisa.

Já o vice-prefeito Evandro Gutebier destacou a oportunidade de discutir e receber novas informações e práticas no trato com esse tipo de questão, exaltando a presença de comitivas de 16 municípios da região para participar do encontro. Ele também enfatizou que a prefeitura estuda maneiras de propiciar um melhor acolhimento para as famílias que lidam com esse tipo de situação. Gutebier informou que uma das ações é buscar a contratação de um neuropediatra, reconhecendo, no entanto, a dificuldade de achar um profissional com esta especialização no mercado. “Hoje, a gente tem esse problema no nível de estado, de país”, finaliza ele.

A Secretária de Educação, Elizângela Duarte, comentou que acredita que o evento será muito produtivo e que possibilitará os primeiros passos para implantação de políticas públicas que são necessárias. Ela enfatizou que o município vem tendo uma necessidade crescente na rede de educação no acolhimento a pessoas com deficiência, e que há um esforço para atender a todos. “Por mais difícil que seja, por menos condições que nós tenhamos, nós jamais vamos deixar de acolher uma criança. Todas são importantes, todas têm o direito e todas terão sempre o nosso trabalho”, diz ela.

Também presente no Fórum, o promotor José Eduardo Gonçalves, representando Ministério Público, parabenizou o evento que busca a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência, destacando que é muita importante que se passe a colocar tudo o que for discutido na prática “pelos órgãos públicos, pelas entidades privadas e, por fim, por toda a sociedade”. O promotor finaliza dizendo que “não é só na calçada, no acesso a prédios, mas também nas escolas com monitores para quem precisa, nos fogos de artifícios, e até nos próprios ensaios de escolas de samba que vão até tarde da noite, que prejudica, sim. É preciso uma conscientização de toda a comunidade”.

O evento deve ocorrer até às 17h de hoje. O endereço do SEST/SNAT é na Rua Intendente Esteves Freire, nº 1868, Sant’Ana do Livramento–RS, tendo como referência também a BR 158 no Acesso ao Porto Seco.

Design Biofílico: conexão entre arquitetura e natureza

O design biofílico vem ganhando espaço na arquitetura moderna ao incorporar elementos naturais nos ambientes construídos. Essa abordagem busca criar espaços mais saudáveis, confortáveis e inspiradores, promovendo bem-estar e conexão com a natureza. Entre os principais elementos do design biofílico estão telhados verdes, jardins verticais e o uso de materiais naturais, como madeira e pedra. Além disso, a maximização da