dom, 30 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Aluna da Unipampa é premiada no Congresso de Administração Pública 2024

Lauren Maciel da Cruz recebeu o reconhecimento por estudo sobre o uso do Instagram na Gestão Pública
Lauren Maciel

A egressa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Sant’Ana do Livramento recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso Nacional e Internacional de Administração Pública (CONAP/CIAP) 2024.

O prêmio foi dado pelo artigo “Análise dos Valores Democráticos Presentes na Rede Social Instagram da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento (Gestão 2021/2024)”, que abordou a atuação da administração municipal na promoção de valores democráticos e na participação cidadã por meio das redes sociais.

Lauren conta que ficou muito feliz com a premiação, pois foi uma “luta gigante” para escrever seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), tanto que quase desistiu.

Orientado pela professora Kathiane Benedetti Corso, o estudo destaca o uso do Instagram como ferramenta de transparência e engajamento público. A coordenadora do curso de Gestão Pública da Unipampa, professora Cátia Felden, enfatizou a importância do trabalho para a área de Gestão Pública e o impacto das redes sociais na comunicação governamental.

A ideia do tema surgiu com a orientadora de Lauren e com seu namorado. Laura já queria fazer algo voltado para a gestão da Delegada Ana Tarouco. O prêmio reforça o papel da pesquisa acadêmica na inovação da administração pública digital.

Inteligências múltiplas: humana, inata e artificial

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF) A inteligência humana é uma das mais complexas manifestações da natureza. Caracteriza-se pela capacidade de raciocínio, aprendizagem, adaptação e criação de soluções inovadoras. Esta inteligência está profundamente ligada ao cérebro humano, mas também ao funcionamento integrado de todo o corpo, incluindo processos inconscientes que ocorrem a nível celular. Por exemplo, as células do sistema imunitário

Defesa de Bolsonaro Pode Chamar Hamilton Mourão Como Testemunha em Julgamento

Defesa de Bolsonaro poderá arrolar Hamilton Mourão como testemunha de defesa, na audiência do julgamento do processo da suposta tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro virou réu. Deverão questionar o motivo de seu vice-presidente não ter sido investigado nesse processo, ocasião que apresentarão evidências de sua conspiração com autoridades do governo “Biden” para prejudicar Bolsonaro. Fonte: Joaquim Ribeiro,