ter, 1 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Governo do RS participa da inauguração da Vaccaro Indústria, em Erechim

A nova unidade vai potencializar o Rio Grande do Sul na industrialização da soja
Com esta estrutura, o Rio Grande do Sul se destaca no cenário nacional na industrialização da soja - Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

O Rio Grande do Sul avança no processo de industrialização de soja. Na noite terça-feira (20/3), o vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participaram da inauguração da nova indústria de esmagamento do Grupo Vaccaro em Erechim. Com esta estrutura, o Rio Grande do Sul se destaca no cenário nacional na industrialização do grão, permitindo a produção de farelo, casca e óleo degomado, produtos essenciais para o setor agropecuário e a indústria de biodiesel, alimentos, cosméticos, farmacêutica entre outros.

A inauguração do complexo industrial foi possível por meio do Fundo Operação Empresa do RS (Fundopem/RS), programa de incentivo à industria coordenado pela Sedec que não libera recursos financeiros para as empresas, mas realiza apoio por meio do financiamento parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incremental devido gerado a partir da sua operação. A Vaccaro já teve três projetos aprovados, dois em 2021 e um em 2025, totalizando R$16,7 milhões em benefícios. Também há um projeto em situação de elaboração do relatório de análise do Fundopem Recupera, adaptação do programa para as empresas que foram afetadas pelos eventos climáticos de 2024.

“Este tipo de empreendimento é fundamental para geração de emprego e renda e para ajudar nossa economia”, disse Souza – Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec

Gabriel Souza destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado no Rio Grande do Sul e falou sobre a resiliência dos produtores gaúchos após as consecutivas estiagens e as enchentes. “Por isso, este tipo de empreendimento no agronegócio é fundamental para geração de emprego e renda e para ajudar nossa economia. O Estado tem incentivado, por meio do Fundopem, as empresas e indústrias gaúchas a a expandirem seus negócios e é assi, trabalhando em conjunto, que o Rio Grande do Sul irá prosperar ainda mais”, afirma.

Secretário Ernani Polo falou sobre o apoio do Fundopem para as empresas gaúchas – Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec

“O grupo Vaccaro é referência no setor agroindustrial e é com o orgulho que o Estado participa deste sucesso, através do Fundopem. Esta inauguração demonstra que o governo estadual, por meio de seus programas e incentivos, quer proporcionar um ambiente em que o empreendedor possa crescer, proporcionando emprego e renda para sua região”, disse o secretário Ernani Polo.

O diretor do Grupo Vaccaro, Carlos Vaccaro, falou do papel do Estado para a expansão da companhia. “Este é um momento muito importante para nossa empresa. A conclusão desta segunda fábrica de processamento de soja, marca a evolução e o crescimento da Vaccaro. Para isso, além de muito trabalho, o apoio do Estado foi fundamental para que nossas obras tivessem andamento. Através do Fundopem, tivemos o suporte necessário para chegarmos até aqui. Essa parceria com o governo do Estado, mostra a importância que o trabalho conjunto entre o setor privado e o setor público tem para a realização de resultados que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disse.

Grupo Vaccaro
Fundada há quase 70 anos no interior do Rio Grande do Sul, a Vaccaro é uma empresa de origem familiar referência nos setores de agronegócio, indústria e logística. Com mais de 350 colaboradores e presença em quatro grandes regiões do Estado — Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Serra Gaúcha e Vale do Rio Pardo —, conta com 30 unidades de comercialização de grãos e insumos agrícolas, além de uma extensa rede de armazenagem e transporte.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Motorista é indiciado por homicídio culposo de quatro pessoas em acidente na Faxina

A Policia Civil de Sant’Ana do Livramento remeteu ao Poder Judiciário, no dia 31 de março de 2025, os autos do inquérito policial referente ao acidente de trânsito ocorrido entre um caminhão e um micro-ônibus com turistas, fato ocorrido em 29 de março de 2024 na BR 158 próximo ao Trevo da Faxina. O motorista do caminhão foi indiciado por