Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
Valor Econômico – Para combater inflação, governo zera tarifa de importação de alimentos como carne e açúcar
O GLOBO – Governo zera taxas de importação de carne, azeite e café para tentar conter preços
CORREIO BRAZILIENSE – Contra a inflação, governo zera alíquota de alimentos
O ESTADO DE S. PAULO – Contra inflação, governo zera imposto para importar carne, café, açúcar e massas
FOLHA DE S. PAULO – Bancos terão que excluir chaves Pix de quem está irregular na Receita
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes
Zera – O governo federal anunciou um pacote de medidas para tentar reduzir o preço dos alimentos no país. Serão zerados impostos de importação de vários itens, como café, açúcar e carnes. Também foram divulgadas iniciativas regulatórias e incentivos para a produção de itens da cesta básica no próximo Plano Safra. O Executivo federal também vai pedir aos governos estaduais para que o ICMS seja eliminado na comercialização desses produtos de alimentação básica. As medidas foram anunciadas pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e por ministros após uma nova rodada de reuniões sobre o tema. O presidente Lula deu aval às iniciativas no início da tarde. O governo ainda não tem cálculo do impacto que as medidas terão na arrecadação tributária. Segundo Alckmin, serão zeradas as alíquotas de importação de carne (atualmente em 10,8%), do café (9%), açúcar (14%), milho (7,2%), óleo de girassol (9%), azeite de oliva (9%), sardinha (32%), biscoitos (16,2%) e massas alimentícias (14,4%). No caso do milho, Alckmin disse que a isenção terá “grandes reflexos nos custos dos ovos e proteínas animais. Terá impacto importante nas carnes e ovos”, disse no anúncio. O governo também anunciou a ampliação da cota para importação isenta de óleo de palma, de 65 mil toneladas para 150 mil toneladas.
Pix irregular – Instituições financeiras e de pagamento deverão excluir chaves Pix de pessoas e empresas que estejam em situação irregular na Receita Federal. Essa é uma das mudanças anunciadas pelo Banco Central nesta quinta-feira (6) para melhorar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos. A medida pode afetar cerca de 8 milhões de chaves com problemas ligados ao CPF (Cadastro de Pessoa Física). Não poderão ter qualquer chave Pix registrada na base de dados do BC pessoas com CPF com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” e empresas com CNPJs que estejam “suspenso”, “inapto”, “baixado” e “nulo”. O BC também anunciou que chaves Pix do tipo email não poderão mais mudar de dono e proibiu alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias.
Críticas a isolamento – Os presidentes Luiz Inácio Lu la da Silva (PT); Cyril Ramaphosa, da África do Sul; e Pedro Sánchez, da Espanha, defenderam o res peito ao multilateralismo, em artigo conjunto publicado ontem. Eles criticaram o crescente isolamento entre os países e argumentaram que as soluções para problemas como a desigualdade, a crise climática e os conflitos entre países só serão encontrados em conjunto. No artigo, os presidentes de fendem que é preciso combater o movimento crescente pelo isolamento e rupturas entre os países e afirmam que três eventos internacionais darão oportunidade para fortalecer o multilateralismo neste ano. São eles a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4), em Sevilha, na Espanha; a 30ª Conferência das Partes (COP 30), em Belém; e a Cúpula do G20, em Joanesburgo, África do Sul.
Conversa a gente se entende – O governo brasileiro conseguiu abrir uma janela de diálogo com os Esta dos Unidos em meio às incertezas em torno do tarifaço prometido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, desde que tomou posse, em janeiro. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geral do Alckmin, conversou, ontem, com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e o Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês), Jamieson Greer, por videoconferência. O tema principal da conversa foi o comércio bilateral e as políticas tarifárias conduzidas pelo republicano. Em nota, o vice-presidente disse que a conversa foi positiva e destacou que acredita ser possível chegar a um bom entendimento a respeito da política tarifária, por meio do diálogo, além de outras questões que envolvam a política comercial entre os dois países.
Lula repete a estratégia de 2022 – Com as notícias de que o PP não acompanhará o PT em 2026, e a perspectiva de outros partidos de centro fazerem o mesmo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caminha rumo à campanha do próximo ano da mesma forma que trilhou a que o levou à aliança de 2022. Primeiramente, fechará com os partidos mais à esquerda — daí a vontade de alguns de que o deputado Guilherme Boulos (PSol-SP) seja ministro. Na mesma linha, segue ainda a possibilidade de nomear a deputada Tabata Amaral (SP) ministra de Ciência e Tecnologia, como forma de atrelar ainda mais seu partido, o PSB, ao governo. E não mexer muito nos partidos de centro. A ordem é esperar para ver como o governo e Lula fecharão 2025 para, depois, avaliar os demais.
O que resta – Com a esquerda mais amarrada ao projeto do PT de 2026, o próximo partido que Lula tentará segurar a seu lado será o MDB. Para isso, porém, terá que desagradar parte do PT e oferecer a vice ao partido. O nome mais forte para isso, a preços de hoje, é o do governador do Pará, Hélder Barbalho. Ele tem a vantagem de contar com uma grande bancada e capacidade para tentar consolidar uma maioria capaz de levar, numa convenção partidária, a aprovação da aliança. Mas esse movimento ainda está longe de se consolidar. Afinal, Lula, o PT e o MDB sabem que para chegar bem em 2026 é preciso mostrar serviço neste ano — que começa, na prática, na segunda-feira.
O que mais importa a Bolsonaro – O ex-presidente tem dito a amigos que não ser candidato em 2026 incomoda, mas o importante é não perder o bolsonarismo. Logo, não tem essa de abrir a vaga para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Para segurar o bolsonarismo, só alguém da família concorrendo.
Por falar em Tarcísio… – A perspectiva de o governador deixar o Republicanos está praticamente descartada. Se for para o PL, ficará totalmente dependente de Valdemar Costa Neto e de Bolsonaro. No Republicanos, tem o poder de atrair mais legendas para a oposição a Lula e ao PT, no projeto à reeleição em São Paulo.
O negociador – Aos poucos, o vice-presidente Geraldo Alckmin vai ganhando terreno no governo. É hoje o principal protagonista da negociação com o governo de Donald Trump no quesito tarifas e no tema da inflação de alimentos.
Propostas não faltam – O tributarista Antônio Carlos Morad afirma que programas do passado podem ajudar o governo na empreitada para baixar o preço dos alimentos. “Algo como o Programa de Aquisição de Alimentos (iniciado em 2003) pode ser um grande alívio para a população. Outro meio que regula os preços de alimentos de forma bastante eficaz, e sempre foi utilizado pelo governo, é a Conab (Compania Nacional de Abastecimento). Porém, os dois governos anteriores reduziram a importância desse meio”, disse. Outra medida que ajudaria na diminuição do preço dos alimentos seria a redução de tributos ou até isenção em tempos de entressafra.
Por que a Conab? – Morad diz que a armazenagem da companhia “sempre foi importante para a regulação dos preços, pois o governo federal pode, com isso, impor ao mercado de alimentos uma maior oferta de produtos com baixa circulação, se contrapondo à especulação”.
Ação preventiva – O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), apresentou projeto de lei que visa impedir a apreensão do passaporte de qualquer parlamentar. A proposta, se aprovada, pode ajudar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que teve a retenção do documento pedida pelo PT por suposto crime de lesa-pátria.
A praia dele – Com o fim do prazo para apresentar defesa, Bolsonaro soltou nas redes sociais um áudio antigo de Mauro Cid no qual o ex-ajudante de ordens afirma que foi coagido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a concordar com a narrativa da corte ou perderia os benefícios da delação premiada. Esse mesmo áudio foi o que causou o desmaio do militar quando escutou que violara os termos da delação.
Da PEC para o Senado – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assinou na semana passada uma portaria que libera a escala de trabalho 4×3 para alguns servidores da casa que exerçam função singular. As áreas são Diretoria-Geral, Secretária-geral da Mesa, Gabinete da Presidência, Advocacia, Auditoria, Consultoria Legislativa, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle e Secretaria de Comunicação Social.
Tá na área – Cotada para o governo, Tábata Amaral afirma que ainda não foi procurada por Lula, mas que segue à disposição. “É importante, primeiro, reforçar que sigo e seguirei à disposição — como venho demonstrando ao longo dos últimos anos —, a enfrentar os desafios por um país menos desigual, mais ético e justo”.
Fernandas homenageadas – As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, do longa Ainda Estou Aqui, vão ser homenageadas pelo Senado com o Diploma Bertha Luz, concedido anualmente a personalidades que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero no país. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 26, às 10h. A lista tem mais 17 homenageadas.
Nova revisão da Lei de Anistia – Em meio à repercussão mundial do filme Ainda estou aqui, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai reavaliar o alcance da Lei 6.683, de 28 de agosto de 1979 — a chamada Lei da Anistia. Na pauta do plenário, recursos do Ministério Público Federal com o propósito de restaurar a tramitação da denúncia contra cinco militares reformados do Exército acusados de participarem do homicídio e da ocultação do cadáver do ex-deputado Rubens Paiva em 1971. Apresentada à Justiça Federal no Rio de Janeiro em 2014, a ação penal sustenta que Rubens Paiva foi morto nas dependências do Destacamento de Operações de Informações — DOI do I Exército. Segundo os procuradores da República que assinam a denúncia, não houve prescrição, mesmo quatro décadas depois do homicídio e da ocultação do corpo de Paiva, porque os fatos podem ser considerados crimes contra a humanidade. Entre os militares acusados do assassinato, apenas dois estão vivos.
Trama golpista: hora das defesas – O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu parte das defesas dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. O prazo para a manifestação dos advogados terminou ontem, mas há um outro grupo com data-limite para hoje — como o ex-ministro Walter Braga Netto. Até o fechamento desta edição, os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro não tinham protocolado o documento. Após essa fase, o ministro Alexandre de Moraes avaliará os documentos enviados e decidirá se há necessidade de nova manifestação da PGR. Com a análise preliminar concluída, a Primeira Turma do STF deve julgar se os denunciados se tornarão réus, e uma nova fase do processo será iniciada.
Xandão testemunha – Um dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República na suposta trama golpista, o ex-assessor presidencial de Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins pretende arrolar o ministro Alexandre de Moraes (STF) como uma das suas testemunhas na defesa que apresentará até a próxima segunda-feira (10). A ideia é constranger Moraes e explicitar a múltipla condição do ministro no caso, de vítima, investigador e juiz. O ministro seria um dos alvos de um atentado dos bolsonaristas, segundo a denúncia da PGR. Caso Moraes autorize a inclusão de si próprio no rol de testemunhas, os advogados do ex-assessor pretendem questioná-lo sobre seu papel no processo e o motivo pelo qual se considera vítima. Ao mesmo tempo, caso Moraes se indefira como testemunha, isso poderia, na visão dos advogados do ex-assessor, abrir espaço para pedir nulidades futuras no processo, com o argumento de cerceamento da defesa.
Ciro Gomes no cadastro de inadimplentes do Serasa – O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) foi incluído na última sexta-feira (28) no cadastro de inadimplentes da Serasa Experian, conforme informado pela empresa à 10ª Vara Cível de Porto Alegre (RS). O motivo é uma dívida de no valor de R$ 1.783,56, referentes a custas advocatícias de um processo que ele perdeu em 2023 contra o jornalista e influenciador Felippe Hermes. O ex-ministro foi condenado a pagar as custas processuais, o que não fez, levando à sua inclusão no cadastro da Serasa. Ironicamente, tirar os brasileiros do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) foi uma das bandeiras de suas duas últimas campanhas presidenciais. Procurado por meio de sua assessoria, Ciro não se manifestou até a publicação deste texto.
Collor apresenta novo recurso contra condenação que pode levá-lo à prisão – A defesa do ex-presidente Fernando Collor apresentou nesta quinta-feira (6) um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão que manteve a condenação do político à pena de oito anos e dez meses de reclusão. Os advogados tentam aproveitar uma divergência entre os ministros para questionar o tempo da pena para o crime de corrupção passiva. O novo recurso, porém, pode ser considerado pelo Supremo como uma tentativa de protelar a execução da pena —o que levaria a corte a determinar o início da prisão do ex-presidente. Collor foi condenado pelo Supremo em maio de 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena foi fixada na ocasião em oito anos e dez meses de prisão. A denúncia foi apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) em agosto de 2015, no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi acusado de receber propina de um esquema de corrupção na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras.
Gusttavo Lima diz apoiar Caiado – O cantor sertanejo Gusttavo Lima reafirmou seu apoio ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de quem se diz amigo, mas descartou um posicionamento político agora, após Caiado dizer que os dois estarão juntos na mesma chapa presidencial no ano que vem —ele não especificou quem seria o titular e quem seria o vice. A empresa que gerencia sua carreira artística divulgou nesta quinta (6) uma nota para confirmar que Gusttavo Lima estará com o governador goiano num ato em Salvador, no próximo dia 4 de abril. Só não há, segundo o texto, previsão para se filiar a um partido agora.
Janones firma acordo – O deputado federal André Janones (Avante-MG) e a PGR (Procuradoria-Geral da República) firmaram um acordo no qual o parlamentar se compromete a pagar R$ 131,5 mil à Câmara dos Deputados como reparação de danos pelo caso das “rachadinhas” e, assim, não ser processado criminalmente. O vice-procurador geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Filho, enviou manifestaçãoAbrigos antiaéreos estão sendo transformados em “cidades subterrâneas” na China sobre os termos ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (6). O parlamentar também precisará desembolsar R$ 26,3 mil de prestação pecuniária, equivalente a 20% do dano aos cofres públicos. Segundo documento protocolado nesta quinta-feira no Supremo, Janones admitiu a irregularidade e se comprometeu a ressarcir o dano causado.
Custo-benefício – Mesmo após o início da discussão interna do PP sobre um eventual desembarque do governo, parte da sigla ainda vê com ceticismo o movimento se materializando no curto prazo. Além do Ministério do Esporte, liderado por André Fufuca (PP-MA), indicações que rendem dividendos eleitorais contribuem para a permanência da sigla, como a Caixa, considerada uma joia sob influência do centro, e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), órgão responsável por tocar projetos hídricos no Nordeste. A saída da Esplanada tem sido defendida publicamente pelo presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro. No cenário atual, há preocupação de uma ala do PP com a possibilidade de perder o controle do banco estatal, cujo presidente, Carlos Antônio Vieira Fernandes, foi indicado pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). A Caixa é responsável por gerenciar parte dos repasses de recursos da União para os estados, municípios, Distrito Federal, além de ser patrocinadora de eventos regionais. Uma reunião marcada para a cúpula do partido na próxima semana deve definir os rumos que a sigla deve seguir. Ele também vai pesar a possibilidade de o PP finalmente fechar uma federação com a União Brasil, que também pode ser definida na próxima semana. Ciro Nogueira tem conversa marcada com o presidente da União Brasil, Antônio Rueda, no domingo.
Quentinhas invisíveis – Um relatório da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta indícios de irregularidades nos gastos com o programa federal Cozinha Solidária, voltado a distribuir marmitas de comida, as chamadas ‘quentinhas’, a pessoas em situação de rua. Os problemas apontados em uma auditoria prévia do tribunal vão desde a falta de comprovação na entrega da comida até compras de alimentos sem apresentação de nota fiscal, além de possível conflito de interesses no repasse dos recursos. “Não há notas fiscais ou cupons da compra de alimentos, embalagens e insumos, ou sequer balancetes resumidos de despesas, não sendo possível auferir os custos e a relação com o repasse público recebido; não há relatório detalhado ou fotos que atestem efetivamente o local e dias do fornecimento; e também não há lista de beneficiários diário, de forma a atestar a quantidade fornecida”, diz trecho do relatório do TCU, cujo sigilo foi retirado esta semana. O relatório sugere que a Corte determine a suspensão dos repasses do Ministério do Desenvolvimento Social para a ONG responsável pelo programa e que essa entidade não faça pagamentos com as verbas já recebidas. A adoção ou não das medidas será decidida pelo plenário do TCU, em análise ainda sem data marcada. Como revelou O GLOBO no mês passado, a pasta comandada por Wellington Dias contratou uma entidade comandada por um ex-assessor do PT para fornecer os alimentos na periferia de São Paulo. A associação Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar (Mover Helipa), por sua vez, repassou verbas para entidades lideradas por atuais e ex-auxiliares de parlamentares petistas.
Valdemar pedirá para falar novamente com o ex-presidente – Após o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ter ficado de fora da lista dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento na trama golpista, a defesa do líder partidário decidiu retomar a estratégia de resgatar a comunicação entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um pedido de revogação da restrição que está em vigor há mais de um ano deve ser apresentado nos próximos dias ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Aos interlocutores, Valdemar argumenta que não vê mais motivos para a proibição, já que não foi acusado pela tentativa de golpe após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Há expectativa na comitiva do líder de que seja possível até mesmo agendar uma reunião entre os advogados e Moraes, a fim de explicar o novo pedido. Procuradas, as defesas de Valdemar e Bolsonaro não se manifestaram. O ex-presidente e o chefe do PL estão proibidos de manter contato desde fevereiro de 2024, quando a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Tempus Veritatis, que visava o desenvolvimento do plano golpista. Ambos foram denunciados pela PF em novembro, mas Valdemar não foi denunciado pela PGR, que denunciou Bolsonaro e outros 33 investigados pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, danos qualificados por violência e grave ameaça ao Patrimônio da União e deterioração do patrimônio tombado.
Rachados, petistas do Rio afagam Eduardo Paes – O PT do Rio enfrenta divisões internas enquanto busca firmar alianças para as eleições de 2026. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebe apoio de algumas lideranças petistas, como Washington Quaquá, que sugere sua candidatura a vice-presidente ao lado de Lula. Ao mesmo tempo, há tensão entre Quaquá e outros líderes do partido, incluindo Anielle Franco, com divergências sobre indicações políticas e alianças estratégicas. A disputa ocorre em meio ao Processo de Eleição Direta do PT, que renovará suas lideranças.
Câmara aceita pagar 133% a mais por quilo de café – A inflação do café chegou às compras da Câmara, que abriu uma licitação na qual aceita pagar 133% a mais por quilo do produto neste ano. Em 2024, o preço pago foi de R$ 27,36. Agora, a Casa prevê desembolsar até R$ 63,78 por quilo. O café exigido é o mesmo: com ao menos 85% de “café arábica”, um grão mais refinado, e com a torra “moderadamente clara a moderadamente escura”. A Câmara vai comprar 29 toneladas de café em pó “categoria superior” e prevê gastar até R$ 1,8 milhão no total. O preço do grão moído de café no País subiu 50,35% no acumulado dos 12 meses anteriores a janeiro.
Presidente interino do PT – O senador Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, será presidente interino do PT. A indicação de Humberto para assumir um mandato-tampão e ocupar a cadeira de Gleisi Hoffmann no comando do PT foi tomada na noite desta quinta-feira, 6, em uma tensa reunião da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), grupo político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Executiva Nacional do partido vai se reunir nesta sexta-feira, 7, para discutir a sucessão de Gleisi, mas como a CNB tem maioria na cúpula, com o apoio de outras tendências, como Movimento PT, o nome de Humberto será referendado. Uma ala da sigla também quer lançar o senador para disputar a presidência do PT com o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, em julho. Se não houver acordo até lá, o racha na CNB será escancarado. O PT promoverá eleições diretas, com voto dos filiados, para renovar sua direção no dia 6 de julho. Até lá, Humberto vai dirigir o partido.
🇧🇷NOTÍCIAS DO DIA☀☀☀
– ANO 9 n° 3030
Dia 7 de Março de 2025, Sexta-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Fuzileiro Naval
Dia do Paleontólogo
Dia Nacional da Advocacia Pública
Dia Mundial da Oração
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 23° Máx 36° (Porto Alegre-RS)
💵 Dólar Com ⬆ 0,02% R$ 5,75
💶 Euro ⬆ 0,12% R$ 6,21
📊 Ibovespa ⬆ 0,25% 123.357 pts
🪙 Bitcoin ⬇ 0,04% R$ 499.209,82
💲IPCA ⬆ 0,16% Janeiro de 2025
💲SELIC ⬆ 13,25% 29 de Janeiro de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬇ R$ 540,40
Frase do dia:⛅Qualquer pessoa capaz de te irritar se torna teu mestre; ela consegue te irritar somente quando você se permite ser perturbado por ela.” Epicteto
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷🇨🇳 Brasil negocia reversão de suspensão das exportações de frigoríficos para a China; decisão ocorreu após videoauditorias realizadas pelo órgão chinês, que identificou não conformidades em relação aos requisitos de importação estabelecidos pelo país asiático
🇧🇷 Governo zera alíquota do imposto de importação sobre alimentos; a medida visa garantir uma redução no preço de determinados itens, como carne, café, açúcar e milho; o anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin após reunião de ministros com empresários
👤👥 Deputado André Janones reconhece ‘rachadinha’ e restitui mais de R$ 130 mil à Câmara; inquérito teve início após a divulgação de um áudio em que o deputado solicita doações mensais de salários de seus funcionários para compensar gastos da sua campanha
⚖ Moraes nega novo pedido de mais prazo para defesa de Braga Netto; General tem até as 23h59 de sexta-feira para se defender de acusações
⚖ Decisão de Moraes faz cidadã americana denunciar ministro por abuso de poder; a denúncia, protocolada por seu advogado, Paulo César Faria, pede a aplicação da Global Magnitsky Human Rights Accountability Act contra Moraes; essa lei americana permite sanções a autoridades estrangeiras envolvidas em violações de direitos humanos e corrupção
⚖ Barroso nega prazo maior para municípios aderirem ao acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015; com a decisão, prazo se encerrou nesta quinta-feira (6)
⚖ Advocacia-Geral da União (AGU) informa que ingressou com 12 ações civis públicas para cobrar R$ 76 milhões de infratores que promoveram a destruição de 6,8 mil hectares em 11 estados, nos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e Cerrado; o valor é cobrado de 23 réus e corresponde ao montante estimado para recuperação das áreas degradadas e indenização por dano moral, bem como pelo enriquecimento ilícito relativo ao dano ambiental
🚔 Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerra Operação Carnaval com redução de mortos e feridos; entre 28 de fevereiro e 5 de março foram registrados 83 óbitos em rodovias federais contra 88 no carnaval de 2024, uma redução de 5,7%; em relação ao número de feridos, foram 1.315 este ano contra 1.552 no ano passado – uma queda de 15,3%; os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6) na sede da corporação, em Brasília (DF)
🚔 Polícia Federal combate evasão de divisas, gestão fraudulenta, lavagem de capitais e organização criminosa; foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina e São Paulo, além do sequestro de veículos e bloqueio de valores superiores a R$ 19 milhões
🚔👥 Polícia Federal inicia atendimentos da 13ª Fase da Operação Horizonte em São Paulo; ação visa facilitar e agilizar o acesso ao atendimento a pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e migrantes em situação de vulnerabilidade
🚌 Ônibus cai em ribanceira, deixa 26 feridos e um morto no interior de São Paulo; o acidente aconteceu nesta quinta-feira (6), por volta das 3h20, no Km 98 da Rodovia Presidente Dutra (BR 116), sentido São Paulo, antes do trevo de Pindamonhangaba
💲Mudança na regra do PIX deve atingir 1% de chaves ligadas a CPF; estimativa do Banco Central é que – dentro de 30 dias – os bancos tenham limpado informações fraudulentas ou incorretas da base de dados; medida visa aprimorar segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix
🏨 Hotéis do Rio de Janeiro terminam carnaval com ocupação de 98,62%; índice de procura supera os 86,92% registrados em 2024; os dados são do HotéisRIO, o sindicato de donos de meios de hospedagem da capital carioca
🎊👥 Acadêmicos de Niterói vence Série Ouro e sobe ao Grupo Especial do Rio; São Clemente e Tradição foram rebaixadas para a Série Prata
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
❄ Gelo nas regiões polares atinge a menor extensão já registrada; no Ártico, tamanho ficou 8% abaixo da média para o mês de fevereiro; os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6), pelo Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia, e combina a medição por satélite do Ártico e Antártico, nos Polos Norte e Sul respectivamente
🇹🇿 Ferramentas de ossos de 3,3 milhões de anos são encontradas na Tanzânia; pesquisadores descobriram utensílios mais antigos desse tipo encontrados nos últimos anos
🌔🛰 Sonda Athena da Intuitive Machines pousa na superfície da Lua; Módulo Athena foi lançado a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 na noite de 26 de fevereiro
🛰 Sondas Voyager desligam instrumentos para seguir explorando espaço profundo; após 47 anos no espaço, a missão histórica da Nasa seguirá indo mais longe que qualquer outra nave já foi
ESPORTES
⚽ Copa do Brasil
Segunda Fase, jogo único:
Maringá 4×2 União Araguainense
Olaria 1×2 Brusque
⚽ Copa do Nordeste
Fase de Grupos, 5ª rodada:
Ceará 1×0 América-RN
Sampaio Corrêa 1×1 Náutico
Juazeirense 2×2 CSA
⚽ Campeonatos Estaduais
Goiano
Quartas de final, jogo 2:
Vila Nova-GO 0x0 Jataiense
⚽👥 Eliminatórias: Dorival Júnior convoca seleção brasileira com Neymar; próximos duelos serão contra a Colômbia e a campeã mundial Argentina; em quinto lugar na tabela, a amarelinha enfrentará a Colômbia no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 20 de março, e cinco dias depois visitará a campeã mundial Argentina no Monumental de Núñez, em Buenos Aires
⚽👤 O atacante Luighi, do Palmeiras, foi alvo de uma ofensa racista por parte de um torcedor do Cerro Porteño, durante duelo válido pela Conmebol Libertadores sub-20, nesta quinta-feira, no Paraguai; o Verdão venceu o confronto por 3 a 0; em nota oficial, o clube manifestou apoio ao jogador e disse que vai até as “últimas instâncias” para buscar punição aos responsáveis pelo ato
🏐 Brasil vence Irã por 5 a 2 e garante vaga na final da Copa Intercontinental de Futsal; partida foi realizada no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, em São José dos Pinhais, no Paraná; seleção conhecerá o adversário apenas no sábado após confronto entre Irã x Afeganistão
🏐👤Polonês é suspenso por 10 jogos após insultos racistas contra López, ex-Cruzeiro, na liga japonesa; time de vôlei de Maciej Muzaj, o Tokyo Great Bears também precisará pagar multa e criar um programa educativo para funcionários
🎾 João Fonseca vence Jacob Fearnley e vai à segunda rodada em Indian Wells, nos Estados Unidos; brasileiro tem jogo difícil, mas elimina britânico por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 1/6 e 6/3; Jack Draper, também do Reino Unido, é o próximo adversário do tenista carioca
🎾 Tênis: Brasil enfrentará a Grécia para voltar à elite da Copa Davis; seleção masculina jogará fora de casa entre 12 e 14 de setembro
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇪🇺 Líderes da União Europeia prometem aumentar gastos em defesa e reforçam apoio à Ucrânia; reunião foi realizada após convocação do presidente francês Emmanuel Macron
🇧🇪 Ponte colapsa perto da cidade de La Louviere, no sul da Bélgica, e deixa um morto e dois feridos; via estava sendo demolida para ser reconstruída depois
🇸🇾 Síria envia reforços para “derrotar” militantes ligados a Assad em Latakia; pelo menos 13 membros das forças de segurança foram mortos nos confrontos na região costeira de Jableh
🇰🇷 Corte sul-coreana decide por soltura de Yoon enquanto ele aguarda impeachment; decisão significa que presidente afastado agora pode esperar veredito do processo de impeachment em casa e não mais detido
🇯🇵 Incêndio florestal sem precedentes no Japão deixa um morto e desloca milhares; embora a chegada da chuva tenha proporcionado um alívio temporário, as autoridades locais alertam que a situação ainda é crítica
🇦🇺🌪 Ciclone Alfred atinge a costa da Austrália nesta quinta-feira (6); mais de mil escolas no sudeste de Queensland e 250 no norte de Nova Gales do Sul foram fechadas, com o transporte público suspenso
🇨🇦🇺🇸 Maior província do Canadá impõe tarifas a exportações de eletricidade para três estados dos EUA; o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse nesta quinta-feira (6) que sua província, a mais populosa do Canadá, vai aplicar uma tarifa de 25% sobre as exportações de eletricidade para os estados americanos de Minnesota, Michigan e Nova York
🇺🇸🇲🇽 Trump recua e suspende maioria das tarifas ao México até 2 de abril; o republicano afirma ter tomado essa decisão por ‘consideração à presidente Claudia Sheinbaum; a líder mexicana confirmou que a colaboração com os EUA ‘tem dado resultados sem precedentes’
🇨🇱 Terremoto de magnitude 6,3 atinge cidade no litoral do Chile, diz entidade; até o momento, não há informações sobre vítimas
🇦🇷 Apagão em Buenos Aires afeta mais de 366 mil pessoas após falha energética; Secretaria de Energia confirmou que queda de luz é consequência de uma falha em “duas linhas de alta tensão da Costanera Hudson”
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1808: Chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro
-1861: Ato assinado em Turim declara que o cume do Monte Branco, a mais alta montanha da Europa Ocidental, é a divisa entre a França e a Itália
-1876: Alexander Graham Bell, um cientista e inventor britânico, naturalizado norte-americano, patenteia uma invenção, que ele chama de “telefone”
-1900: O transatlântico alemão SS Kaiser Wilhelm der Grosse torna-se o primeiro navio a enviar sinais telegráficos sem fio à costa
-1928: Publicada a primeira edição do jornal brasileiro Estado de Minas
-1941: Günther Prien e a tripulação do submarino alemão U-47, um dos submarinos de maior sucesso da Segunda Guerra Mundial, desaparecem sem deixar vestígios
-1953: Os biólogos moleculares James Watson, dos Estados Unidos e Francis Crick, da Inglaterra, decifram a estrutura de dupla hélice para o DNA
-1965: Domingo Sangrento: um grupo de 600 manifestantes dos direitos civis é brutalmente atacado por policiais estaduais e locais em Selma, Alabama, Estados Unidos
-1989: O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso Salman Rushdie e seu controverso livro, The Satanic Verses
-1994: Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, rejeita a proposta de dividir a África do Sul
-2007: O voo Garuda Indonésia 200, um Boeing 737-400, cai no Aeroporto Internacional Adisutjipto, na Região Especial de Joguejacarta, Indonésia, matando 21 pessoas
-2009: Ocorre o lançamento do observatório espacial Kepler, projetado para descobrir planetas semelhantes à Terra orbitando em outras estrelas
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂ITAMAR🙋🏻♂ S∴F∴U∴
Bom dia !