dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Cresce a procura por negociação de dívidas

Desde que iniciou, no dia 17 passado, o feirão da Serasa junto com as 884 agências dos Correios no RS (no Brasil são 10 mil agências) e Febraban, já fechou no Estado 81.478 acordos. O mutirão nacional de negociação de dívidas conta com 1456 empresas para conter a alta da inadimplência que aumentou em janeiro, em comparação com dezembro.
De cada 10 gaúchos, quatro da população adulta está inadimplente (40,87%) com uma média de quatro dívidas. O total somado chega a R$ 21,3 bilhões e o endividamento médio equivale a R$ 5.900,00. O RS tem 3,6 milhões consumidores com contas atrasadas, sendo 34% dos devedores entre os 41 e 60 anos. O segmento de bancos e cartões figura como o maior motivo de inadimplência (30,46% das dívidas). No Rio Grande do Sul, 38% já contrataram empréstimo para pagar contas básicas de água, luz e gás, aponta levantamento da Serasa.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os