sex, 21 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.02.25

Nova lei dos táxis: o que deve mudar com proposta aprovada pela Câmara

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou mudanças importantes na lei 12.468/11 que trata da profissão de taxista. Daqui em diante, prevê o novo texto, haverá permissão nacional às corridas entre municípios e até entre estados. Também será permitido o táxi compartilhado, com diferentes passageiros viajando juntos independentemente de se conhecerem.

Segundo a Constituição Federal, cabe à União definir as regras do setor de transportes, mas os estados e municípios podem criar regras extras, desde que não estejam em conflito com a lei nacional.

O problema é que a Lei dos Taxistas não diz nada acerca de viagens intermunicipais ou do compartilhamento do carro por passageiros que não estão juntos. Devido a essa lacuna, há divergências nas normas dos taxistas ao redor do país.

Daqui em diante, a lei 12.468/11 deverá ser clara: em todo o território nacional, “o taxista poderá realizar viagens intermunicipais ou interestaduais”, desde que a viagem comece no município onde o condutor esteja autorizado a trabalhar.

Um detalhe importante é que o motorista não precisará voltar “batendo lata”, pois o novo texto da lei autoriza que ele também faça a viagem de volta para sua cidade, desde que transportando os mesmos passageiros da ida.

Viagens compartilhadas

Atualmente, caso o táxi esteja transportando mais de uma pessoa ao mesmo tempo, exige-se que essas sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho, por exemplo, indo ao destino com o mesmo propósito.

Mas essa é outra mudança prevista, pois o taxista poderá “oferecer viagens compartilhadas, desde que informe previamente os usuários interessados”. Como esse aviso será dado, porém, dependerá de regulação dos órgãos competentes.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A alteração na lei 12.468/11 veio da união de diferentes propostas legislativas, que tramitavam desde 2017. A mais recente delas, de 2020, veio do deputado federal Marx Beltrão (Progressistas-AL).

“É, antes de tudo, questão de isonomia com os prestadores de serviços de transporte por aplicativo, que já podem oferecer esse tipo de serviço ao usuário”, disse Beltrão na justificativa do projeto.

A mudança na Lei dos Taxistas já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Isso significa que o assunto já está no Senado e, caso aprovado lá, seguirá direto para a sanção presidencial.

Fonte: (UOL).

RESUMO DE NOTICIAS

✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3016 Dia 21 de Fevereiro de 2025, Sexta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Conquista do Monte Castello pela FEB (1945) Dia Nacional do Imigrante Italiano Dia Nacional do Naturismo Dia Internacional da Língua Materna TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 21° Máx 33° (Belo Horizonte-MG) 💵 Dólar Com ⬇ 0,38% R$ 5,70 💶

O Golpe Silencioso no Agro:

A recente decisão do governo federal de cortar recursos equalizados do Plano Safra lança uma sombra de incerteza sobre um setor que é pilar da nossa economia e da segurança alimentar do país. O Plano Safra tem sido um motor vital para o crescimento e a inovação no campo. Ele permite que produtores de todos os tamanhos invistam em tecnologia,