sex, 21 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.02.25

Derly Soares e sua longa trajetória na música gaúcha

Envolvido com a música, há pelo menos 59 anos, José Derly, ou como é conhecido artisticamente, Derly Soares, santanense e gaúcho de corpo e alma, leva em sua gaita nossa história por esse mundão afora.
Ana Pereira

Sua paixão pela música começou na infância, segundo suas lembranças, mas tocar profissionalmente só lá em meados de 1960, quando subiu aos palcos pela primeira vez, somando então, uma trajetória musical de 59 anos de carreira.

Em 1958, Derly Soares iniciou com as primeiras cantorias inspirado pelas músicas que tocavam no rádio. Ainda criança, se encantou com as músicas do grupo gaúcho Os Irmãos Bertussi, que se chamavam Honeyde e Adelar, dupla pioneira, segundo Derly, da música tradicionalista, inclusive sendo os primeiros acordeonistas a gravar discos de vinil com músicas gaúchas.

Derly, por ser muito menino, e na época a maior parte dos músicos tocava apenas gaita de botão, achava ser muito difícil tocar ao vivo as músicas tocadas no rádio. Outro problema para o menino Derly: encontrar quem o acompanhasse. Assim, esperou até 1966, quando acompanhando seu pai em uma carreira de cavalos, encontrou um gaiteiro.  Foi aí que viu uma oportunidade, contou a ele que cantava e mostrou sua cantoria. Deram, então, início a sua carreira musical, tocando e animando bailes fronteira afora. Um gaiteiro e um vocalista que tocava pandeiro, e assim trabalharam juntos por alguns anos.

Anos depois, Derly Soares, com a vontade de crescer na carreira musical, acabou se inscrevendo na Ordem dos Músicos, para obter um maior reconhecimento, e que segundo ele, até os dias de hoje, a Ordem dos Músicos funciona perfeitamente, e recomenda a todos que são envolvidos com a música gaúcha, que tenham sua identidade musical.

Mesmo com todo o conhecimento que já trazia em sua bagagem musical, Derly nunca parou no tempo, estudou canto e aula de gaita com um professor muito conhecido em nossa cidade naquela época, o

professor Protógenes Solon de Melo, enriquecendo ainda mais seu conhecimento musical. Diante de tantos anos dedicados à música, e pelo seu tempo de registro na Ordem dos Músicos, no último ano, Derly Soares recebeu um diploma de reconhecimento por mérito, pelos seus anos de dedicação à música.

Ainda para somar nessa linda história com a música, hoje, após 59 anos de envolvimento profissional com a música, Derly, que é cantor, compositor e gaiteiro, recebeu recentemente um certificado por suas composições musicais.

Aos 75 anos, Derly Soares já conheceu todos os tipos de maneiras de ouvir música, desde o vinil, até os dias atuais, que são as mídias sociais. E mesmo depois de tantos anos de carreira, Derly ainda toca em alguns domingos no tradicional programa “Ao Pé do Fogo”, e hoje, depois de muito trabalho junto à música, a paixão se tornou um hobby, tocando, eventualmente, para não deixar sua paixão morrer. Um dos seus maiores sonhos em relação à música é poder reunir diversos gaiteiros em um mesmo espaço, para fazerem um belo “gaitaço”.

Se você quer conhecer mais da história e da trajetória desse grande músico, não deixe de assistir a entrevista completa em nossas redes sociais. 

 

 

 

Nova lei dos táxis: o que deve mudar com proposta aprovada pela Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou mudanças importantes na lei 12.468/11 que trata da profissão de taxista. Daqui em diante, prevê o novo texto, haverá permissão nacional às corridas entre municípios e até entre estados. Também será permitido o táxi compartilhado, com diferentes passageiros viajando juntos independentemente de se conhecerem. Segundo a Constituição Federal, cabe à União definir as regras do

RESUMO DE NOTICIAS

✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3016 Dia 21 de Fevereiro de 2025, Sexta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Conquista do Monte Castello pela FEB (1945) Dia Nacional do Imigrante Italiano Dia Nacional do Naturismo Dia Internacional da Língua Materna TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 21° Máx 33° (Belo Horizonte-MG) 💵 Dólar Com ⬇ 0,38% R$ 5,70 💶

O Golpe Silencioso no Agro:

A recente decisão do governo federal de cortar recursos equalizados do Plano Safra lança uma sombra de incerteza sobre um setor que é pilar da nossa economia e da segurança alimentar do país. O Plano Safra tem sido um motor vital para o crescimento e a inovação no campo. Ele permite que produtores de todos os tamanhos invistam em tecnologia,