O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) através da sua Supervisão de Auditoria Estadual (SAE), promoveu auditorias no Governo do estado. A equipe do Serviço de Auditoria e Instrução do Parecer Prévio e Acompanhamento da Gestão Fiscal (SAIPAG), identificou a necessidade de aprimoramento nos processos de gestão para garantir maior transparência nos gastos com publicidade, conforme requer na Constituição Estadual.
A recomendação da auditoria resultou em uma atuação da Secretaria de Comunicação (SECOM) em parceria com a PROCERGS, para aperfeiçoar o Sistema de Solicitação de Ações de Comunicação, uma plataforma digital que permite registrar e organizar as solicitações de comunicação, integrando as agências contratadas e os órgãos demandantes com a SECOM. A nova ferramenta substitui o antigo método manual, proporcionando mais eficiência e controle sobre as ações de comunicação do governo estadual. O sistema está em atividade desde janeiro deste ano, e permite, além de organizar e controlar as ações de comunicação, também criar banco de dados estruturado, do qual se pretende extrair relatórios detalhados por campanhas, veículos de comunicação e grupos de despesas.
A auditoria do Tribunal de Contas impulsionou a mudança no Governo do Estado, reforçando seu papel na fiscalização e aprimoramento da administração pública.