Teve início nesta segunda-feira (17/2), em Bento Gonçalves, a Movelsul Brasil, maior feira da indústria moveleira da América Latina. O evento está em sua 24ª edição e tem como objetivo desenvolver o setor de móveis e gerar negócios com compradores do Brasil e do exterior. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, representou o governador Eduardo Leite na cerimônia de abertura.
Promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a feira terá 247 expositores e a expectativa é receber mais de 30 mil visitantes de mais de 30 países. Participam da Movelsul indústrias moveleiras com atuação no mercado interno e empresas com atuação em exportações – especialmente nos segmentos de móveis seriados, estofados e colchões. O evento também tem em sua programação mostras de design, palestras e ações de negócios nacionais e internacionais.
Em seu discurso na abertura da feira, Polo destacou que o governo do Estado está ao lado do setor moveleiro. “Esta é uma indústria muito importante para a economia do RS. Estamos entre os maiores produtores de móveis no Brasil e vamos trabalhar juntos para desenvolver o setor e encontrar soluções conjuntas para avançar ainda mais não só no mercado nacional, mas também no internacional”, disse.
Indústria moveleira gaúcha
Setor tradicional no Estado, a movelaria gaúcha é composta de mais de 2400 empresas, que geram quase 35 mil postos de trabalho. A indústria apresentou números positivos após o cenário desafiador causado pelos eventos climáticos. Em 2024, faturou R$ 13,65 bilhões, representando 15,2% do faturamento brasileiro e sendo o segundo maior fabricante do país.
As exportações em 2024 crescendo 7,8%, somando US$ 261.1 milhões de dólares. Os cinco principais importadores são Estados Unidos, Uruguai, Chile, Peru e México.
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec