O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), através da sua Supervisão de Auditoria Estadual (SAE), realizou auditoria financeira no Balanço Geral do Estado (BGE) em 2023. O objetivo deste tipo de trabalho é obter registros, relatórios e demonstrações financeiras mais confiáveis.
Durante os trabalhos, conduzidos pelo Serviço de Auditoria e Instrução do Parecer Prévio e Acompanhamento da Gestão Fiscal (SAIPAG), foram detectados problemas de conciliação em contas bancárias, revelando divergências entre os saldos bancários e os valores registrados na contabilidade.
A verificação realizada pelo Tribunal de Contas permitiu que o executivo estadual identificasse a ausência do registro dos rendimentos dessas contas, o que estava levando à subavaliação dos respectivos saldos bancários.
Como resultado dessas ações de aprimoramento, foi reconhecida uma receita de R$ 25.468.651,76, além da adoção de ajustes nos procedimentos de contabilização e conciliação, garantindo maior precisão e conformidade nos registros financeiros.
O trabalho desenvolvido por meio das auditorias financeiras do TCE demonstra os impactos positivos da atuação cooperativa entre os órgãos de controle e o executivo estadual, contribuindo para a melhoria da governança pública.
Sthefany Canez – Assessoria de Comunicação Social