ter, 4 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Livramento deverá decretar emergência nos próximos dias, por conta da estiagem

FOTO -- MATIAS MOURA/AP

Livramento deverá decretar emergência nos próximos dias por conta da estiagem

Na manhã terça-feira (4), o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ademir Pacheco, confirmou durante entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM 95.3, que entre hoje e amanhã o município irá decretar situação de emergência por conta da estiagem. Segundo ele, o fato mais grave é a falta de água potável para consumo humano e para animais, que vem ocorrendo em algumas localidades no município que estão sendo abastecidas com caminhões-pipa do DAE.

Outro fator grave citado pelo coordenador, que vem ocorrendo no interior do município, são os incêndios e queimadas. “Entre hoje e amanhã estaremos emitindo o decreto porque a situação em nosso município está bastante grave. Seja pelas perdas na agricultura pela falta de chuva, seja pelas queimadas e incêndios que vem ocorrendo. Neste sentido, nós pedimos para as pessoas que tenham cuidado com o fogo, ou com atividades como roçadas e outras que podem ocasionar esses tipos de ocorrência. Ontem (segunda-feira), por exemplo, pegou fogo em uma floresta na região da Santa Rita, cerca de 10 mil m² foram queimados, também atingiu uma lavoura, onde os próprios agricultores conseguiram conter o incêndio”, informou o coordenador.

Segundo Ademir, os relatos de falta de água potável para consumo humano são muitos, por isso a grande preocupação para agilizar o decreto. “Nós temos recebido muitos relatos na Defesa Civil sobre a falta de água para beber. Então, desde o dia 12 de dezembro, o DAE já vem distribuindo água para o interior do município. Por isso, o decreto será homologado para amenizar um pouco a situação dos produtores, principalmente a bacia leiteira que sofre bastante. Sabemos que eles necessitam do decreto para renegociação junto aos bancos e instituições financeiras”, completou o coordenador.

Deputado Afonso Hamm defende reabertura da Usina de Candiota

O impacto do fechamento da fase 3 da Usina Termoelétrica de Candiota tem gerado preocupação em toda região, já que coloca em risco mais de sete mil empregos, impactando negativamente na economia e na segurança energética. O assunto foi abordado na sexta-feira, dia 31 de janeiro, durante reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), na 41ª Feira e

41ª Feovelha movimenta mais de R$ 1,2 milhão de vendas no Parque Charrua

A qualidade dos animais em pista nos remates e julgamentos e a presença expositores comercializando diversos produtos foram ponto alto da 41ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), que encerrou no domingo, dia 02 de fevereiro. O presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulinho Alves e a coordenadora da edição de 2025, Vivi Alves avaliam de forma positiva