Aliás, o Rio Grande do Sul bate recorde com a terceira temperatura mais alta da história. Fevereiro inicia com temperaturas de 3º a 5º acima de média normal registrada. Na segunda-feira (03), os termômetros registraram 42,5º em Quaraí, batendo o próprio recorde e registrando a maior temperatura do ano no Brasil, até o momento.
Meteorologistas alertam que as temperaturas irão ficar mais elevadas, nesta primeira semana de fevereiro, em diversas cidades, podendo passar de 40º, como já foi o caso de Uruguaiana, Santa Rosa e Alegrete.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos amarelos e laranjas, de perigo potencial e perigo, para diversas regiões do Sul do Brasil. O alerta de maior intensidade deixa em atenção a parte sul, com destaque para o Sudeste, e o noroeste do estado, além da região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo informações, em Sant’Ana do Livramento, na manhã de hoje (04) os termômetros já registravam uma alta temperatura logo cedo. Em comparação com os dias anteriores, às 9 h marcavam 23º, e hoje, neste mesmo horário, foram registrados 29º de temperatura. O alívio do calor será somente na próxima semana, quando está previso uma chuva mais consistente, a partir de quarta-feira (12).